Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Silvestre Dresch - personalidade histórica de Nova Londrina-PR


Silvestre Dresch - pioneiro, desbravador, colonizador e urbanizador de Nova Londrina, Estado do Paraná, os sócios fundadores da Imobiliária Nova Londrina Ltda., foram: Silvestre Dresch, ARMANDO VALENTIM CHIAMULERA, Ewaldir Bordim, Leopoldo Lauro Bender e Salim Zaidan, que, ao constituírem a Sociedade da Empresa Imobiliária Nova Londrina Ltda., formalizaram um Contrato o qual foi registrado no Cartório - 2º Tabelionato na cidade de Curitiba/PR, na Rua. Marechal Floriano, nº. 65, na data de 01 de agosto de 1950; A Firma foi registrada na Junta Comercial do Paraná sob nº. 19.884, em 03 de agosto de 1950. Estabeleceram na cláusula quarta, dentre outros objetivos, a formação de uma cidade, com o nome de Cidade Nova Londrina; de Lajeado (um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul), onde nasceu a 10 de outubro de 1910; filho de Antonio Gabriel Dresch e Emilia Steimetz, residiu por muito tempo na cidade de Joaçaba/SC, onde estudou e se desenvolveu no comércio.

          Seu ideal e sua capacidade o transferiram para Londrina, Paraná. Alguns anos depois, entusiasmado com a colonização do Paraná, em especial, com o norte paranaense, fundou e dirigiu a Empresa Imobiliária que colonizou e urbanizou a cidade de Nova Londrina, juntamente com seus companheiros: Lauro Bender, Armando Valentim Chiamulera e mais tarde Salim Zaidam. 
         Silvestre Dresch fixou sua residência na cidade de Nova Londrina, que ajudou a fundar, participou cada vez mais de seu desenvolvimento Comercial, Industrial, Social e da sua Agropecuária. Ele foi agropecuarista, agricultor e fazendeiro, com várias propriedades na região. 
          Dresch casou-se com Elma Bassin Dresch, tendo o casal os seguintes filhos: Ary João Dresch, Marlene Dresch e Milton Dresch. Ary João Dresch foi Vereador e Presidente do Poder Legislativo Municipal de Nova Londrina, de saudosa memória, que deixou viúva Dionéia Froes Dresch; tiveram os seguintes filhos: Tágide Froes e Ari João Dresch Filho (IN-MEMORIAM). Tágide casou-se com Nogueira de Sá, filha: Tágide Froes Dresch Nogueira de Sá. Marlene Dresch casou-se com o médico João Carlos Vialle, filhos: Claudia, Karla, Karina, Christina e Christiane, residem em Curitiba/PR. Milton Dresch diplomou-se em Oftalmologia e exerceu a profissão em Toledo/PR, casou-se com Mariana Ferreira Dresch.
















































Ary João Dresch - filho de Silvestre Dresh

Um comentário:

Blog do prof. Osmar Fernandes disse...

Ary Dresch e Dionéia Dresch - são meus padrinhos de batismo. Que Deus tenha meu padrinho Ary Dresch em bom lugar!
Quem tiver material histórico desse fundador e pioneiro de Nova Londrina "Silvestre Dresch",e de sua família, envia-me: Fotos, repertório biográfico, e afins.Dessa forma vamos reescrevendo nossa história.

Obrigado, antecipadamente!

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!