Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ARMANDO VALENTIM CHIAMULERA, colonizador e desbravador

       

       ARMANDO VALENTIM CHIAMULERA, colonizador e desbravador, nascido na data de 14 de fevereiro de 1915, Distrito de Faria Lemos, Município de Bento Gonçalves/RS (falecido 09 de outubro de 2002 – sepultado na cidade de Curitiba/PR); Filho de Angelo Chiamulera e Valentina Dalla Collera Chiamulera, Esposa Vitória Brancher Chiamulera; Filhos: Valentina Chiamulera, Antônio Carlos Chiamulera, Rosa Maria Chiamulera, Ângelo Serafim Chiamulera, Armando Chiamulera, Napoleão Augusto Chiamulera, Odorico José Chiamulera, Ivan Chiamulera, Salete Maria Chiamulera e Pedro Paulo Chiamulera.

          Foi um dos fundadores e pioneiros da Cidade de Nova Londrina, que, seguindo seus ideais de desbravador e colonizador, em 1950, organizou, juntamente com um grupo de amigos, A IMOBILIÁRIA NOVA LONDRINA LTDA., empreendimento este que deu origem à Cidade de Nova Londrina, fundada em 20 de outubro de 1951 (pelos fundadores).

Os sócios fundadores da Imobiliária Nova Londrina Ltda., foram: Silvestre Dresch, ARMANDO VALENTIM CHIAMULERA, Ewaldir Bordim, Leopoldo Lauro Bender e Salim Zaidan, que, ao constituírem a Sociedade da Empresa Imobiliária Nova Londrina Ltda., formalizaram um Contrato o qual foi registrado no Cartório - 2º Tabelionato na cidade de Curitiba/PR, na Rua. Marechal Floriano, nº. 65, na data de 01 de agosto de 1950; A Firma foi registrada na Junta Comercial do Paraná sob nº. 19.884, em 03 de agosto de 1950. Estabeleceram na cláusula quarta, dentre outros objetivos, a formação de uma cidade, com o nome de Cidade Nova Londrina.

          Doou terreno para a construção do Cayuá Cautre Clube de Nova Londrina; doou um alqueire onde hoje é o bosque Municipal; doou terreno onde hoje está instalado o Campo Avançado do DNER (na época era necessário para a expansão e conservação de rodovias de acesso à Comarca).

          “Autodidata, sempre afirmava que a maior herança para os seus filhos era o estudo e seu maior desejo era vê-los todos formados, sonho que realizou ainda em vida”.



      

          Esposa - Victoria Brancher Chiamulera, (07/11/1918 – 16/10/2003)


          Alma sensível e musical, aprendeu violino em sua juventude e representava em peças de teatro na escola local. Dona de uma voz soprano invejável, era sempre convidada a cantar nas missas e nos casamentos de sua cidade natal, Viadutos, RS. (Contava-nos que foi sua voz que cativou meu pai, iniciando assim o namoro).

          Sua maior obra, entretanto, foi a educação de seus dez filhos, trabalho de toda a sua vida, dividida entre o lar e a Igreja:


          Filhos: (Valentina, Antonio Carlos, Rosa Maria, Ângelo Serafim, Armando, Napoleão Augusto, Odorico Jose, Ivan, Salete Maria e Pedro Paulo).


                                 Odorico José Chiamulera (26/05/1956 – 20/03/1993)

          Fonte - Salete Chiamulera e Armando Chiamulera


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!