Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

domingo, 27 de março de 2011

Café a bebida mais saborosa do Brasil




          No Brasil existe o dia do Café, que é comemorado dia 21 de abril, mas podemos realizar a atividade em qualquer dia, pois para nós, dia do café é todo dia. 
          O cultivo do café no Brasil teve início no século XVIII, em Belém/PA. Cem anos depois, a plantação de café se destacou no Rio de Janeiro. O café adaptou-se muito bem ao clima da região fluminense. Com o tempo, o cultivo do café se expandiu, ocupando terras dos atuais estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Mato Grosso do Sul.  A partir de 1830, passou a ser produzido em grandes quantidades para ser vendido a diversas partes do mundo, como Estados Unidos e países da Europa.

Um português, FRANCISCO DE MELO PALHETA, o sargento-mor do Pará, no Brasil, no começo de 1720, trouxe algumas mudas de café de Caiena, capital da Guiana Francesa. Resolveu plantá-las em suas terras. Tratava-se de uma bebida muito boa. Os negros foram responsáveis pelo plantio e pela colheita do café no Brasil. Com muito trabalho, suor, cansaço, exploração de seus corpos e de suas famílias, é que trouxeram o progresso, a riqueza aos fazendeiros do café, no Brasil. Para aguentar todo aquele trabalho, o cansaço, e esquecer a exploração a que eram submetidos, trabalhavam cantando.


           Os imigrantes italianos vieram para trabalhar nas fazendas de café do Brasil, principalmente em São Paulo. Trouxeram seus hábitos e costumes e influenciaram os brasileiros. Com os italianos o café se espalhou pelo interior de São Paulo e chegou até o norte do Paraná. Para transportar o café, a estrada de ferro também entrou pelo interior de São Paulo, fazendo com que nascesse várias cidades. Hoje os trabalhadores na lavoura de café são assalariados.
          O café trouxe riquezas e muito progresso ao país, mas principalmente para São Paulo. O café se transformou no principal produto de exportação. Santos tornou-se o principal porto do Brasil, que exporta café para o mundo todo.
          Os industriais paulistas: O café não utiliza mais a mão de obra escrava. Hoje as máquinas, nas indústrias, é que processam o café. Já existe até o café em pó, misturado com leite e chocolate em pó, também. É conhecido como "capuccino", Aprendemos com os italianos.

Vamos aprender a fazer capuccino.



CAPPUCCINO CASEIRO

INGREDIENTES 

50 g de café solúvel
250 g de leite em pó (integral ou desnatado)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (não pode ser achocolatado)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
250 g de açúcar (ou equivalente em adoçante)


HISTÓRIA DO CAFÉ

          O café, bebida saborosa e aromática, com propriedades tonificantes, sempre provocou paixões e controvérsias. 
           O café é uma planta nativa da Etiópia, país do continente africano. Estima-se que seja conhecida há mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kaffa, daí, certamente o nome " CAFÉ". São várias as teorias a respeito do descobrimento do café, mas o que realmente é certo, é que foi descoberto em Yemen, na Arábia. Pastores de cabras foram os primeiros a perceber os benefícios do café. Observavam que as cabras que comiam daquela pequena cereja (fruto do café), tornavam-se mais espertas e resistentes. 
          No início, o café foi utilizado como alimento, logo passou a vinho, artigo medicinal e finalmente teve seu reconhecimento como uma bebida. 
          Os árabes foram os primeiros a cultivar o café (daí Coffea arabica - nome científico de uma das mais importantes espécies do café). Os árabes foram também os primeiros a beber o café - em vez de comer ou mascar, como os pioneiros. 
          Mais tarde, na África, foi desenvolvida outra espécie de café, também com seus tipos e características, o "Robusta Africana", conhecido no Brasil como "Conillon", onde é menos consumido que o arábica.



INGREDIENTES
50 g de café solúvel (nescafé)
2 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de água


O café foi trazido da Guiana Francesa ao Brasil, mais precisamente ao Estado do Pará, em 1727, pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta. 



          O Brasil ainda é o maior produtor mundial de café e produz as duas espécies, nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. 
          No Brasil, o café começou a ser plantado no início do século XVIII. Mas só em 1820, o produto ganhou importância e passou a representar 43,8% das exportações brasileiras, com a venda de 3 milhões de sacas de 60 Kg por ano. Essa ascensão foi responsável pelo surgimento dos "Barões do Café", grandes proprietários de fazendas suntuosas na região Sudeste do Brasil, mais especificamente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 
          Por causa da valorização do "ouro verde", o país ganhou projeção internacional. O café se transformou no principal produto brasileiro de exportação durante o Império, prosseguiu com prestígio depois da instauração da República e hoje continua a gerar divisas para o país. Isso fez do café uma bebida genuinamente brasileira. 




          Atualmente o produto é cultivando principalmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rondônia, Amazonas e Paraná. A cultura cafeeira é responsável pela geração de 4 milhões de empregos e de uma receita anual para o país que chega a R$ 4 bilhões. De 1985 a 2000, o consumo de café no Brasil quase que dobrou. Há 15 anos o brasileiro consumia o equivalente a 2,3 kg do produto por ano. Hoje, a média per capita é de 4,3 kg/ano. A indústria também acompanhou este crescimento. Em 1985 foram produzidas 7,1 milhões de sacas de café. A expectativa é que 2000 feche com uma produção de 15 milhões de sacas.

Cappuccino perfeito


           Um cappuccino é uma bebida deliciosa que combina todos os sabores exclusivos de um café expresso com a delicadeza e suavidade do leite e da sua espuma. Saiba como fazer um cappuccino perfeito e delicie-se com descontração.
A constituição de um cappuccino

          Um cappuccino é uma das bebidas mais populares num bar ou numa cafetaria e isso deve-se à excelência dos seus sabores principais. Existem várias maneiras diferentes de preparar um cappuccino, no entanto, em todas elas o café expresso e o leite são ingredientes comuns que devem ser sempre utilizados. Normalmente, um cappuccino é composto por 1/3 de café expresso, 1/3 de leite quente e 1/3 de espuma de leite. No entanto, algumas pessoas preferem utilizar natas ou chantilly em detrimento da espuma de leite, pois garantem que o cappuccino fique ainda mais doce e delicioso.

Os materiais necessários para a preparação de um cappuccino

Para que a preparação de um cappuccino seja efetuada com sucesso, é necessário reunir os materiais seguintes: 
Máquina de café expresso vaporizada 
7,5 a 15 gramas de café fresco moído 
30 centilitros de leite frio 
Recipiente para aquecer o leite 
Termómetro 
Canela, cacau ou topping de chocolate 
Natas ou chantilly 
Como preparar um cappuccino

Para fazer um cappuccino perfeito é preciso reunir todo o material necessário e seguir os passos seguintes:

Colocar o leite num recipiente

          Na preparação de um cappuccino deve começar por introduzir 1/3 de leite frio (30 centilitros) num recipiente específico (preferencialmente em aço inoxidável) e depois colocá-lo a aquecer sob a vareta de vapor que se encontra na máquina de café expresso.

          É de realçar que a diferença entre um cappuccino e um café latte é a de que o cappuccino é constituído por um café expresso misturado com leite e espuma, enquanto que o café latte é apenas um expresso misturado com leite. 

          Tenha em mente que deve limpar a vareta de vapor da máquina de café antes e depois de a utilizar, uma vez que o arrefecimento do leite quente pode levar ao aparecimento de fungos e bactérias. 

Aquecer o leite

          Ligue o vapor da sua máquina de café expresso e veja o volume do leite crescer à medida que ele for ficando quente. Desligue o vapor quando o termômetro chegar aos 140 graus centígrados. Tenha em atenção que nunca deve tocar na vareta de vapor depois do vapor ter sido ligado, uma vez que isso pode provocar queimaduras muito graves. Certifique-se que segura o recipiente do leite com firmeza e apenas pela sua asa para não correr o risco de se magoar involuntariamente.
Introduzir o café no porta-filtro

          Coloque cerca de 7,5 a 15 gramas de café fresco moído no porta-filtro da sua máquina de café para fazer um expresso forte e consistente. Existem vários tipos de café que estão disponíveis no mercado, como o arábico, o brasileiro, colombiano, havaiano, de torra leve, entre outros e, como tal, deve comprar aquele que mais aprecia.

Apertar o café corretamente

          Antes de colocar o porta-filtro de café na respetiva máquina, deve apertar o café moído com convicção, de modo a impedir que a água atravesse o porta-filtro depressa demais. Se não o fizer, o café perde os seus sabores principais e isso vai estragar o seu cappuccino. Muitos porta-filtros têm uma linha desenhada no seu interior que mostra até onde o café deve ser apertado.
Extrair o café

          Para tirar um café expresso perfeito, é necessário colocar o porta-filtro na máquina de café e colocar uma chávena ou caneca por debaixo para começar a sua extração. Em seguida, deve pressionar o botão para iniciar a água e aguardar aproximadamente 25 segundos para fazer cerca de 30 centilitros de café expresso. Um café expresso bem tirado é escuro e rico e apresenta uma espuma apetitosa.

Concluir e enfeitar o cappuccino

          Depois de ter tirado um café expresso para uma chávena ou caneca, é necessário acrescentar o leite que foi aquecido na vareta de vapor da respetiva máquina. Ao verter o leite para a chávena, deve utilizar uma colher para segurar a espuma. Só depois de ter colocado 1/3 do leite quente na chávena com café, é que deve acrescentar a espuma, natas ou chantilly, dependendo das suas preferências. Por último, pode fazer com que o seu cappuccino tenha um visual mais apelativo ao adorná-lo com canela, cacau, topping de chocolate ou até raspas de bolacha ou chocolate. Dessa forma, o seu cappuccino terá um gosto e um aspeto fantásticos.

Café delicioso



INGREDIENTES 

3 copos americanos (1/2 litro) de água
3 colheres de sopa (30g) de café
Açúcar a gosto
MODO DE PREPARO
1 - Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo;
2 - Depois coloque o café em um coador com filtro de papel ou pano sobre o bule;
3 - Quando a água estiver na fervura sem borbulhas, desligue o fogo e despeje-a vagarosamente no coador;
4 - Use água filtrada, não deixe ferver demais para não cozinhar o pó;
5 - Deixe o café ser coado de forma lenta e natural, sem mexer, evitando que o volume de água despejado ultrapasse o volume de pó no coador;
6 - Depois que o café for coado, adicione açúcar a gosto.




          Safra de café em 2016 deve ser a segunda maior da história, estima CONAB



          A produção brasileira de café da safra 2016 deverá ficar entre 49,13 e 51,94 milhões de sacas do produto beneficiado. Se considerada a média de produção (50,5 milhões), esta pode ser a segunda maior safra da história, ficando atrás apenas da safra de 2002 (50,8 milhões). A previsão indica acréscimo de 13,6% a 20,1% em relação à produção de 43,24 milhões de sacas obtidas em 2015. Cada saca tem 60 quilos. Os dados foram divulgados hoje (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

         Segundo a Conab, este é um ano de alta bienalidade para o café. A característica dessa cultura faz com que a planta obtenha melhores rendimentos em anos alternados, especialmente o café arábica, independe de tratamento do solo ou de outras ações tecnológicas. 

          Assim, esta primeira estimativa mostra crescimento de 17,8% a 24,4% na produção de arábica, que abrange 76,5% do total de café produzido no país. A Conab estima que sejam colhidas entre 37,74 e 39,87 milhões de sacas. O resultado deve-se principalmente ao aumento de 67,6 mil hectares da área em produção, à incorporação de áreas que se encontravam em formação e renovação e às condições climáticas mais favoráveis. 

          A produção do café conilon, que representa 23,2% do total, é estimada entre 11,39 e 12,08 milhões de sacas, com crescimento entre 1,8 e 8% em relação à safra 2015. Esse resultado se deve, sobretudo, à recuperação da produtividade nos estados do Espírito Santo, Bahia e em Rondônia, bem como ao maior uso de tecnologias. 

Área plantada



          A Conab também informa que a área total plantada no país com café chegou a 2,25 milhões de hectares, praticamente a mesma cultivada em 2015. Desse total, 271 mil hectares (12,1%) estão em formação e 1,98 milhão de hectares (87,9%), em produção. A área plantada do café arábica soma 1,78 milhão de hectares, o que corresponde a 79,2% da área existente com lavouras de café. Para a nova safra, estima-se crescimento de 0,8% (13,4 mil hectares). Minas Gerais concentra a maior área com a espécie (1,2 milhão de hectares), correspondendo a 67,8% da área ocupada com café arábica, em nível nacional. 


          Para o café conilon o levantamento indica redução de 2,9% na área estimada em 468,2 mil hectares. Desse total, 430 mil hectares estão em produção e 38,1 mil hectares, em formação. No Espírito Santo, está a maior área (286,4 mil hectares), seguido de Rondônia, com 94,6 mil hectares, e da Bahia, com 48,6 mil hectares. 

Produtividade 

          Quanto à produtividade total, a estimativa da Conab situa-se entre 24,84 e 26,27 sacas por hectare, equivalendo a um ganho de 10,4% a 16,8%, em relação à safra passada. Com exceção do Paraná, de Rondônia e da região da Zona da Mata mineira, os demais estados do país apresentam crescimento de produtividade. Segundo a Conab, os motivos são as condições climáticas mais favoráveis nas principais regiões produtoras de arábica, aliadas ao ciclo de bienalidade positiva. Os maiores ganhos são observados na região do Triângulo Mineiro, em São Paulo e no sul/centro-oeste mineiro. 

Edição: Talita Cavalcante. 

Fonte: 
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-01/safra-de-cafe-em-2016-deve-ser-segunda-maior-da-historia-estima-conab

Incentivo à produção nacional
          No Brasil, a atividade cafeeira é desenvolvida com base em rígidas legislações trabalhistas e ambientais. São leis que respeitam a biodiversidade e pune rigorosamente qualquer tipo de trabalho escravo e/ou infantil nas lavouras. As leis brasileiras estão entre as mais rigorosas entre os países produtores de café.

          O setor cafeeiro conta com o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), destinado ao desenvolvimento de pesquisas, incentivo à produtividade e à competitividade dos setores produtivos, à qualificação da mão de obra e à publicidade e promoção dos cafés brasileiros, nos mercados interno e externo, priorizando as linhas de financiamento para custeio, colheita, estocagem e aquisição de café, entre outros instrumentos de política agrícola.

          Em parceria com o Ministério da Agricultura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por intermédio da unidade Embrapa Café, coordena o Consórcio Pesquisa Café, cujo objetivo é desenvolver tecnologias que promovam sustentabilidade, competitividade, inovação e desenvolvimento tecnológico da cafeicultura brasileira. Em 2014, foram disponibilizadas linhas de crédito para financiamento do setor cafeeiro, com recursos do Funcafé de até R$ 3,825 bilhões.

Fonte:
Portal Planalto com informações do Companhia Nacional de Abastecimento e Ministério da Agricultura

Pé de café de propriedade no ES produz mais de 40 quilos do grão
      Quantidade é sete vezes maior em relação a um pé de café conilon normal. Pé do grão foi plantado há 43 anos.

          O tamanho de um pé de café cultivado em uma propriedade do Espírito Santo que produz 40 quilos do grão atrai dezenas de curiosos. 
          O agricultor Noberto Kepp, de 65 anos, adora receber visitas na propriedade, no município de Laranja da Terra, para mostrar o pé do grão que se destaca no meio do cafezal. O pé de café conilon foi plantado foi plantado há 43 anos. Ele faz questão de retirar os grãos dos longos galhos. 
          O enorme pé de café, com quase oito metros de altura, rende 40 quilos de grãos pilados. A quantidade é sete vezes maior em relação a um pé de conilon normal. 
         A planta virou atração turística. O experiente produtor de café José Vieira, de 92 anos, nunca tinha visto nada parecido. “Eu estou com vontade de apanhar esse pé de café”, brinca. 
          Para comemorar essa colheira tão especial, nada melhor do que música do interior. A festança merece mesmo um cafezinho, ou melhor, um cafezão. 
       Os pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural analisam as mudas e sementes que foram retiradas do pé gigante de café.


Fonte:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2012/06/pe-de-cafe-de-propriedade-no-es-produz-mais-de-40-quilos-do-grao.html

domingo, 22 de abril de 2012


          Pé de café gigante é atração em Laranja da Terra



fonte: http://ronaldmansur.blogspot.com.br/2012/04/pe-de-cafe-gigante-e-atracao-em-laranja.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!