Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Salim Zaidan (in memoriam) - Nova Londrina - PR

Fundador da Cidade de Nova Londrina - 

Sócio da Imobiliária Nova Londrina ltda - 1950: 



          Os sócios fundadores da Imobiliária Nova Londrina Ltda., foram: Silvestre Dresch,ARMANDO VALENTIM CHIAMULERA, Ewaldir Bordim, Leopoldo Lauro Bender e Salim Zaidan, que, ao constituírem a Sociedade da Empresa Imobiliária Nova Londrina Ltda., formalizaram um Contrato o qual foi registrado no Cartório - 2º Tabelionato na cidade de Curitiba/PR, na Rua. Marechal Floriano, nº. 65, na data de 01 de agosto de 1950; A Firma foi registrada na Junta Comercial do Paraná sob nº. 19.884, em 03 de agosto de 1950. Estabeleceram na cláusula quarta, dentre outros objetivos, a formação de uma cidade, com o nome de Cidade Nova Londrina.


Filiação: Elias Zaidan Chadad e Faride Zaidan; Nasceu no dia 26 de outubro de 1920 em Piracicaba/SP, faleceu 23/03/2001 (Campo Grande/MS); permaneceu em sua cidade natal até o ano de 1935, onde cursou até o 2º ano de contabilidade.

Salim Zaidan – Piracicaba/SP

          Em Piracicaba (1932), teve início sua atividade no ramo da farmácia, na qualidade de empregado, até 1945. Nesse mesmo período organizou uma farmácia em sociedade na cidade de Caçador, Estado de Santa Catarina, onde permaneceu até o ano de 1950. Após, mudou-se para Nova Londrina/PR, onde organizou a “Farmácia Santa Terezinha”, a qual era situada na Av. Brasil nº 726.

 Farmácia Santa Terezinha – Nova Londrina/PR

Foi Provisionado em farmácia pela saúde pública do Estado do Paraná. 

           Foi fundador e sócio proprietário da imobiliária Nova Londrina.

Salim Zaidan em frente à sua casa em Nova Londrina - 1954

           Também foi um dos fundadores da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina, em que e fazia parte do Conselho fiscal. Era agropecuarista, atividade paralela a de farmacêutico. Foi um dos Fundadores do Clube Recreativo de Nova Londrina, havendo participado de sua diretoria.

           Participou da Secretaria de Viação e Obras, ao tempo do interventor Dr. Sauer Salum. Construiu na época o prédio da Escola Normal e na gestão do Prefeito Miguel Oliveira Caires construiu o prédio da Biblioteca Pública.

Administrou a construção do prédio Super-Mercado Copagra e o prédio da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina.
Teve participação na fundação do Hospital “Santa Terezinha”, juntamente com Dr. Olivier Grendene.
Em seu primeiro casamento com Caroline John, teve dois filhos: Wilson e Winston (in memoriam).

  Filhos de Salim (Wilson e Winston “in memoriam”)

           Do seu segundo matrimônio com Maiumi Morimatsu Zaidan, teve quatro filhos: Lilyan, Luciane, Juliane e Elias César.

  Salim Zaidan e sua esposa Maiumi Morimatsu

           Salim e sua esposa Maiumi, juntamente com seus filhos (Lilyan, Juliane, Elias César e Luciane)

 Filhos de Salim Zaidan (Em pé: Luciane, Lilyan e Juliane; sentados: Wilson e Elias César)

Netos de Salim Zaidan e Maiumi ( Elias Jorge, Luis Henrique, Isabella, Laura, João Pedro, Luísa e Marília ).

           No final de 1977, mudou-se para Campo Grande/MS, continuou trabalhando no ramo da pecuária e permaneceu até seu falecimento no dia 23/03/2001.

                     Salim Zaidan em fazenda no Estado de MS.


*Obs.: Algumas informações foram retiradas do livro abaixo:

Livro: Fatos do meu Paraná
Autor: Jamil Elias
Ano: 1976    Volume 5
Fotos: Acervo da família

12 comentários:

Unknown disse...

Não podia deixar de comentar o pioneiro Salim Zaidam. Era um grande farmaceutico, possuia a única condução do patrimonio, um jipe 51! Era a única maneira de se locomover na época, em caso de emergências. Deixou muita recordação e companheirismo!

Anônimo disse...

salim zaidam que Deus esteja com vosco e eque sua familia esteja com aluz de DEus , este foi o homen que sauvol minha vida na cidade de nova londrina , ass pedro jose ricardo.

Isabella M. Z. Blecha disse...

Olá! Sou neta de Salim Zaidan. Agradeço pela lembrança e fico muito feliz com o reconhecimento de seus feitos. Parabéns Professor Osmar por reunir tantas informações interessantes e resgatar boas recordações e sentimentos como o de Pedro José Ricardo. Isabella M. Zaidan Blecha

Unknown disse...

Caro professor Osmar, quero desde já agradecer, como filha de Salim ZaidaN pela homenagem aqui prestada ao meu pai, doces lembranças rondaram minha mente. Lembro ainda agora, das caracteríscas marcantes de meu amado pai, sua sinceridade muitas vezes ferina, não era bem vista por todos, no entanto,o grande homem que uma vez ele já fora, justificava a necessidade de um caráter tão brilhante e espontâneo. Recebam, ambos os amigos e companheiros que aqui deixaram seus depoimentos ao meu pai, o meu sincero obrigada. Certamente, não apenas eu, como meus irmãos também, estamos muito orgulhosos de que sua lembrança permaneça na memória de tantos.

Blog do prof. Osmar Fernandes disse...

Que bom Juliane... Gostaria que vc fizesse um repertório biográfico de seu pai e me enviasse, inclusive fotos dele com a família... Eu lancei livro sobre Nova Londrina e seu pai tá nele evidentemente, e merecidamente... Envia-me por e-mail esse repertório, urgente, se possível.

Obrigado pelas suas palavras, eu apenas registro a história de quem realmente tem história e seu pai é uma grande personalidade histórica de Nova Londrina.

Blog do prof. Osmar Fernandes disse...

Meu e-mail: osmarescritor@hotmail.com

Blog do prof. Osmar Fernandes disse...

Olá Isabella, que bom que vc escreveu isso, eu gostaria que me enviasse um repertório biográfico do Sr. Salim, e me envia fotos tb. Eu tenho pouca informação dele, mas no livro que lancei sobre Nova Londrina, tá lá, Ele foi um dos 5 fundadores da nossa cidade, e essa foto aí, me deu um trabalhão para encontrá-la... Envia-me por e-mail: osmarescritor@hotmail.com

obrigado!

Unknown disse...

já estou providenciando o que me solicitou, em breve enviarei.

Blog do prof. Osmar Fernandes disse...

JUliane, desde já agrade a atenção e ao material me enviado, somente as fotos tem que enviá-las por jpg (uma a uma). Grande abraço!

Unknown disse...

que bom....a vida do meu primo Salim...irmão do Abrahão...vendo fotos da prima Maiumi ...dos seus filhos...Agora só vive a Nelly...aqui em Piracicaba-sp...
fez bem está pagina para o meu coração...
Familia Linda...saudades...

Unknown disse...

tem mais parentes em Piracicaba - sp.... MAS,....irmã do Salim ...só a Nelly (por parte de pai)

Anônimo disse...

O irmão do meu avô ... o Tio-avô Elias Zaidan foi casado em primeira nupcias com a Tia avó Faride teve dois filhos ... os primos Salim Zaidan e Abrahão Zaidan ... depois que ficou viuvo - casou novamente com Clarice de Campos Zaidan - e teve uma filha Nelly de Campos Zaidan - meia irmã dos primos Salim e Abrahão... ela ainda é viva e mora em Piracicaba - SP ... O primo Salim teve dois filhos com sua primeira esposa norte americana Caroline John - O Winston que morreu ainda pequeno de Leucemia e o Wilson - que durante muitos anos morou em Caçador em Santa Catarina com sua mãe e seu tio Jerry. Quando esses faleceram e o primo Salim também ... o Wilson Zaidan ficou aos cuidados de seus meios irmãos - filhos do primo Salim com sua segunda esposa - Mayumi (a qual sempre a chamamos de Tia Ignês). Dificil falar que são primos ... pois fomos acostumados a chama-los sempre de tios ... por causa da diferença de idade e por respeito... acredito que a Tia Nelly tenha algumas fotos antigas de seu irmão ... esse que ajudou a fundar a cidade de Nova Londrina.

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!