Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

João Soares Fragoso - 2º prefeito eleito de Nova Londrina-PR

2ª LEGISLATURA DO MUNICÍPIO DA CIDADE DE NOVA LONDRINA/PR - 06/01/1960 a 06/01/1964



2º Prefeito Eleito (Candidatura Única), pelos partidos coligados: PSD - PTB - PR e UDN, com 1.857 votos, para a gestão -  06/01/1960 a 06/01/1964 - Prefeito João Soares Fragoso - mandato de 4 anos (Vice - Prefeito, não tinha).



Quadro coletivo do Poder Executivo e Legislativo Municipal de Nova Londrina-PR


Boletim de resultado da eleição da 96ª ZE de Nova Londrina-PR


Principais obras de sua Administração:

- Construção de doze prédios escolares de madeira na zona rural;

- Construção da Praça Romeu Barbosa de Souza;

- Elaboração de projetos globais de galerias para combate à erosão e para a rede de energia Elétrica;

- Construção de fábrica de artefatos de cimento municipal;

- Instalação e funcionamento da agência de correios;

- Construção de residências para o Promotor e Juiz de Direito, com recursos da comunidade;

- Aquisição de uma Moto-niveladora e de um trator de esteiras (vindo da Alemanha Ocidental.)

BIOGRAFIA E HISTÓRIA:


O Sr. João Soares Fragoso nasceu em 20 de outubro de 1926, na cidade de Piraí do Sul, Paraná, e, FALECEU NA DATA DE 08 DE AGOSTO DE 2012 (Nova Londrina - onde está sepultado). Casou com Maria de Lourdes em 1948, na cidade de Ibati.

Em 1952 mudou-se com a esposa e as duas primeiras filhas, Vera e Wilma para Nova Londrina, onde nasceram mais cinco filhos Vani, Walkiria, Valéria, Valentina e João Junior que deram muitos netos ao casal. 


Sua militância política começou na cidade de Curiúva, PR em 1952. Em 1960, já em Nova Londrina foi eleito prefeito da cidade, deixando a sua marca de honestidade, trabalho e amor pelo próximo, gestão 1960-64. De 1983 a 1988 voltou a ocupar a gestão de Nova Londrina, desta vez como vice-prefeito do Sr. Arlindo Troian.


A história de João Fragoso se entrelaçou com a história da Copagra, onde foi um dos 15 primeiros associados e ocupou a função de Diretor Secretário entre os anos de 1965 a 1967, na gestão do então presidente Octóvio Paoli. Neste período foi implantada na Copagra a máquina de beneficiamento de café, impulsionando a cultura em todo Extremo-Noroeste.


Em 1992 recebeu o título de Cidadão Honorário de Nova Londrina pelos trabalhos desenvolvidos na cidade em prol da comunidade. Em 1996 recebeu do município o Título de Honra ao Mérito também pelo brilhante trabalho realizado na cidade. 


Já na casa dos 70 anos, João Soares Fragoso prestou vestibular na Unipar para o curso de Direito, sendo aprovado. Realizou assim um dos sonhos da sua vida, formando-se em Bacharel em Direito em 2006, sendo um exemplo para amigos de classe e professores.

Dia 30 de julho de 2010, participou da mesa de honra, no anfiteatro Avelino Antonio Colla - Nova Londrina, no lançamento do livro: "NOVA LONDRINA, RAINHA DO NOROESTE, 60 ANOS DE HISTÓRIA", de autoria do prof. Osmar Soares Fernandes; sendo ele, João Fragoso, o autor do prefácio do livro, pág. 09.


Mural de fotos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!