Nome: Edson Gradia
Profissão: Dentista
Idade: 73 anos
“Londrina era a capital política do Sul do Brasil. Londrina era rebelde. Foi o berço de um grupo de que pensava politicamente e agia politicamente”. A declaração apaixonada a esta cidade da região norte do Paraná é de EDSON GRADIA, que em 1962 entra na Fundação Universidade Estadual de Londrina (a atual UEL) par cursar Odontologia e agitar no movimento estudantil. Pelas mãos do Professor Olivir Gabardo, filia-se ao MDB e passa fazer parte da história da sigla de oposição no Paraná.
“Eu ia de sala em sala, pelos corredores, filiar os jovens ao partido que organizava atividades culturais pela cidade, promovia discussões sobre as questões nacionais e iria produzir grandes líderes, futuros governantes e nos levar rumo à liberdade”, aponta. Visado pela repressão, Gradia lembra que a liderança, a exposição que a militância estudantil e política proporcionava, de certa forma o protegia dos perigos e violências da ditadura.
“Antes do golpe de 64, eu estive no Congresso da UNE que elegeu José Serra presidente da entidade e que tanto desagradou os militares. Mesmo assim, eu continuei a militar, no MDB, depois no PSDB, e estou há quarenta anos ao lado de Alvaro Dias, ainda na política”.
Veja: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=FuHvKqz1sJE
DHPAZ PARANÁ - DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - EDSON GRADIA
Um comentário:
Postar um comentário
Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!