Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Lêda Soares de Almeida


Brasileira, viúva, aposentada; reside em Florianópolis/SC; nasceu em 25/01/1940, quinta-feira, às 05H00MIN, (Cinco horas), Crato/CE; signo – aquariana; filha de: Vicente Soares Leite (IN MEMORIAM) e Francisca Soares Feitoza - Doquinha (IN MEMORIAM); cônjuge: João Fernandes de Almeida (IN MEMORIAM), certidão de casamento nº.88, liv. 01. Fls. 89, em15 de setembro de 1956 (Nova Londrina/PR); filhos: WILSON, OSMAR, MARLI, MARLENE, MARLEY E MARCESLEY; Tipo de sangue – Fator RH “A+”; doença crônica – hipertensão; escolaridade: 3º grau incompleto, Enfermagem e Obstetrícia (concorreu no 2.º Concurso Vestibular, Inscrição n.º 419 – fez as provas nos dias 18/19 e 20 de 1982 – Fafipa: Fundação Faculdade Municipal de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - aprovada, estudou até o 4.º bimestre; formada em Técnico de Contabilidade (2º grau), pelo Colégio Ari João Dresch / Nova Londrina/PR.; Hobby: pintar; Cor favorita: azul; Religião: Evangélica “CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL”; cabeleireira profissional; assumiu o cargo em comissão da Assistência Social na Prefeitura do Município de Nova Londrina/PR, no período em que o esposo, João Fernandes de Almeida, foi prefeito, de 01 de janeiro de 1997 a 29 de julho de 2000.

Irmãos: Abraão; Iêda; Antônio; Osmídio; Neda; Meda (Preta); Sirema; Ueda e Eda (Edinha); Irmão adotivo: Elias Soares Leite; Irmãos de criação: Nenê e Maria de Campos; Irmãos falecidos: Wallacy, Osther e Nedir.

TESTEMUNHO DE LÊDA: Wallacy, nasceu primeiro do que eu, no Ceará/CE; o Nedir, nasceu em Madrilena/PR; e, o Osther, nasceu na sangra seca, eu já era casada... o Nedir está sepultado em Paranavaí/PR.

No dia 28/09/2001 foi eleita no Clube Campestre de Paranavaí, 1.ª Princesa da 3.ª idade, onde declamou o poema de Olavo Bilac – O Pássaro Cativo; levantou a plateia de mais de 800 presentes... foi ovacionada por todos.


O PÁSSARO CATIVO

Armas, num galho de árvore, o alçapão;
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão.
Dás-lhe então, por esplêndida morada,
A gaiola dourada;
Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo:
Porque é que, tendo tudo, há de ficar
O passarinho mudo,
Arrepiado e triste, sem cantar?
É que, crença, os pássaros não falam.
Só gorjeando a sua dor exalam,
Sem que os homens os possam entender;
Se os pássaros falassem,
Talvez os teus ouvidos escutassem
Este cativo pássaro dizer:
“Não quero o teu alpiste!
Gosto mais do alimento que procuro
Na mata livre em que a voar me viste;
Tenho água fresca num recanto escuro
Da selva em que nasci;
Da mata entre os verdores,
Tenho frutos e flores,
Sem precisar de ti!
Não quero a tua esplêndida gaiola!
Pois nenhuma riqueza me consola
De haver perdido aquilo que perdi ...
Prefiro o ninho humilde, construído
De folhas secas, plácido e escondido
Entre os galhos das árvores amigas ...
Solta-me ao vento e ao sol!
Com que direito à escravidão me obrigas?
Quero saudar as pompas do arrebol!
Quero, ao cair da tarde,
Entoar minhas tristíssimas cantigas!
Por que me prendes? Solta-me covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade:
Não me roubes a minha liberdade ...
Quero voar! Voar!".
Estas cousas o pássaro diria,
Se pudesse falar.
E a tua alma, criança, tremeria,
Vendo tanta aflição:
E a tua mão, tremendo, lhe abriria
A porta da prisão.

Olavo Bilac
Do livro: Poesias Infantis, Ed. Francisco Alves, 1929, RJ



Acontecimentos históricos na data do seu nascimento:

1940 - MCMXL - Ano-bissexto;
25/01/1940 Fundação da Paróquia Santo Inácio de Loiola - Vila Mariana - São Paulo;
25/01/1940 Fundação da Paróquia São José do Maranhão - Tatuapé - São Paulo;
25/01/1940 Fundação da Paróquia São João Batista - Vila Ipojuca - São Paulo;
25/01/1940 Fundação da Paróquia São Judas Tadeu - Jabaquara - São Paulo;
25/01/1940 Fundação da Paróquia de Santa Margarida Maria - Jardim da Glória - São Paulo;
25/01/1940 Alemães criam gueto judeu em Lodz – Polônia;
25/01/1940 Nascimento de Christiano Camargo Sant'Anna (militar - turma AMAN Com. 1964, próximo evento desta natureza 29/01/1940 Nascimento de Marne de Oliveira Alves (militar - turma AMAN Art. 1964);
25/01/1940 Criação da Paróquia São Judas Tadeu - Tatuapé - São Paulo;
1940 – Era o presidente do Brasil – Getúlio Vargas.

Mural de fotos:








































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!