A taiga (do russo тайга́), também conhecida por floresta de coníferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes cujo clima típico é o continental frio e polar, comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia...
A Taiga, também chamada de Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal, representa um tipo de vegetação típica das altas altitudes, está presente na porção norte do hemisfério norte do globo mais precisamente entre a Tundra e a Floresta Temperada.
A Taiga, também chamada de Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal, representa um tipo de vegetação típica das altas altitudes, está presente na porção norte do hemisfério norte do globo mais precisamente entre a Tundra e a Floresta Temperada.
Surgem nas regiões setentrionais da América do Norte, Europa e Ásia, como no Japão, Rússia, Canadá, Alasca, Groenlândia, Finlândia, Noruega, Suécia e Sibéria.
Note que a Taiga é um dos maiores biomas do mundo (com a floresta mais extensa do mundo) e por isso possui enorme importância no ecossistema ambiental mundial, a qual equilibra o clima e o ar.
A Taiga vem sofrendo nos últimos anos, com a exploração desenfreada de madeira, alterando a paisagem natural a partir da degradação e consequentemente do desequilíbrio do meio ambiente, desde da diminuição e, em casos mais extremos, a perda de espécies vegetais e/ou animais.
Clima
A ocorrência da Taiga é típica das zonas temperadas e Antártida do globo, portanto está localizada nas regiões de clima subártico (subpolar), ou seja, basicamente muito frio (baixas temperaturas) e seco (baixa umidade).
Apresenta elevada amplitude térmica (diferença entre a mínima e máxima temperatura), com temperaturas que podem atingir -50°C no inverno e 20°C, no verão.
Caracterizada por longo inverno seco, frio (elevada precipitação de neve) e dias curtos, enquanto que no curto verão há precipitação de chuvas, deixando a região mais úmida, sendo determinado pelos dias mais longos.
Fauna e Flora
Tanto a fauna como a flora são adaptadas ao clima subártico, ou seja, as baixas temperaturas com ventos fortes e intensa precipitação de neve.
Na fauna das taigas encontramos animais hibernantes e migratórios, a saber: ursos, linces, alces, lobos, raposas, esquilos, castores, renas, veados, lebres, além da gama de aves e insetos.
Apresenta uma floresta densa, donde a flora é composta majoritariamente de vegetação arbustiva e árvores coníferas, com presença de pinheiros, salgueiros, nogueiras, faias, abetos, bétulas, dentre outras espécies vegetais.
Segundo as características da flora da taiga, com árvores de folhagem densa, a penetração de luz solar é muito baixa, dificultando assim, o desenvolvimento da vegetação rasteira, o que torna o solo pobre em nutrientes, embora há espécies de musgos e líquens.
Curioso notar que as árvores que compõem esse tipo de bioma apresentam a copa das árvores em formato cônico, com o intuito de não acumular a intensa neve que cai durante o inverno.
Definição
Taiga é um tipo de vegetação caracterizada pela presença de coníferas (pinheiros e abetos). Este bioma está presente nas regiões norte da Rússia, norte da Europa e Canadá.
Clima ideal
O clima nas regiões de taiga é frio, com ventos fortes e gelados durante grande parte do ano. Nestas regiões há precipitação de neve durante o inverno.
Flora da taiga
A flora da taiga não é muito diversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Sobrevivem aquelas que estão adaptadas ao clima frio. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois possuem uma camada cerosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve. A vegetação rasteira que se desenvolve na taiga são os fungos e liquens.
Fauna
A fauna típica das regiões de taiga é composta pelas seguintes espécies de animais: alces, lobos, ursos, linces, raposas, arminhos, lebres, coelhos, esquilos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!