Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

segunda-feira, 27 de março de 2017

ATIVIDADES DE HISTÓRIA - A OCUPAÇÃO DA AMÉRICA


1.   IDENTIFIQUE AS PRINCIPAIS ROTAS DO POVOAMENTO DO CONTINENTE AMERICANO.

R. Pesquisas do século XX, porém, mostram que os primeiros povoadores da américa chegaram ao continente durante o período final da Era Glacial, por volta de 12 mil anos.  Povos vindos da Ásia, atravessaram o estreito de Bering a pé até o atual Alasca (EUA), onde estabeleceram os primeiros assentamentos, e a partir daí, teriam ocupado os Planaltos da América do Norte, por volta de 11 500 anos. Atravessaram a pé seguindo animais de grande porte, aonde era o ponto mais próximo entre a Ásia e América, que quando congela, pode ser ainda hoje atravessado dessa forma.  Os indícios mais concretos existentes atualmente, mostram que levas migratórias passaram por essa rota entre 15000 e 10000 a.C.

Observação: A mais conhecida teoria de ocupação foi realizada a partir de uma série de pesquisas desenvolvidas no sítio arqueológico de Clóvis, nos Estados Unidos. Segundo essa tese, a ocupação teria acontecido há cerca de 11.500 anos, momento em que a diminuição do nível do mar permitiu emersão de uma faixa de terras que ligaria a Sibéria ao Alasca por meio do Estreito de Bering. Dessa forma, essa teoria defende a ideia que os primeiros ocupantes da América teriam vindo da Ásia. O etnólogo, Paul Rivert, indicou diversas ondas de povoamento entre 6000 e 3000 a.C., provenientes da Ásia, Austrália e dos arquipélagos do Pacífico, as ilhas polinésia e melanésia.

Etnólogo: Diz-se do indivíduo especialista em etnologia, ou seja, aquele que estuda os povos e etnias, suas culturas, características, etc. ETNOLOGISTA.

2.   POR QUE O PARQUE ARQUEOLÓGICO DE SÃO RAIMUNDO NONATO, NO PIAUÍ, É CONSIDERADO UM DOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO?

R. O Parque Nacional Serra da Capivara, situado em São Raimundo Nonato, foi fundado em 1973, sendo resultado dos esforços da arqueóloga NIÉDE GUIDON (os vestígios são liderados pela arqueóloga desde a década de 70, quando foram encontradas ferramentas que evidenciaram a presença mais antiga do homem nas Américas, há cerca de 50 mil anos). Esse parque é considerado um dos mais importantes do mundo, e foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1991. O parque possui cerca de 800 sítios arqueológicos com esqueletos humanos e registros rupestres. Além do acervo de pinturas rupestres em cavernas, exemplares de cerâmica, urnas funerárias, ossários e instrumentos de pedra lascada e polida. É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos. O parque tem como cartão-postal o sítio Boqueirão da Pedra Furada, com mais de mil pinturas rupestres.

3.   O QUE SÃO “VEADINHOS AZUIS” NO VOCABULÁRIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO?

R. Tesouro de um dos sítios arqueológicos da Serra da Capivara, no Piauí. O pigmento original era preto, constituído de carvão vegetal; foi recoberto ao longo do tempo por um depósito mineral silicificado (fossificado), procedente da própria rocha, responsável por esse reflexo azulado.

4.   DEFINA O TERMO SAMBAQUI.
R. A Palavra de origem Tupi, derivada dos termos tamba (conchas) e ki (amontoado). Sambaquis – também conhecidos como concheiros ou casqueiros – verdadeiros aglomerados de material orgânico semelhantes a restos de conchas, onde se encontram fósseis e restos de atividades humanas. São elevações de forma arredondada ou cônica que, em algumas regiões do Brasil, chegaram a ter 30 m de altura. São compostos, essencialmente, de sedimentação de restos de flora e de fauna local – como conchas, ossos de peixes e mamíferos, além de frutos e sementes. NESSES SÍTIOS, costumam-se encontrar espaços dedicados a ritual funerário, onde eram sepultados homens, mulheres e criança.

Observação: No Brasil, existem sambaquis em vários pontos do litoral brasileiro, sendo que em Santa Catarina estão os maiores sambaquis do mundo. Nesse estado, existem sambaquis em todo o litoral, que chegam a ter 25 metros de altura e centenas de metros de extensão. Tem idade aproximada de 5.000 anos. Em nosso país existem sambaquis inclusive no baixo Amazonas e no Xingu. Dentre os utensílios encontrados nos sambaquis brasileiros, muitos são feitos em rocha, como os quebra-cocos, facas, machados de diabásio semi-polido, raspadores e pontas. Os anzóis, furadores, pontas de flechas e arpões encontrados são feitos de ossos. As explicações possíveis quanto à finalidade dos sambaquis são diversas. Para alguns pesquisadores, eles seriam depósitos dos restos de alimentos, de carcaças e ossadas de animais, servindo também, não se sabe por que, como abrigo de sepulturas de humanos. Não eram utilizados como moradias, enfim.

5.           COMO AS PONTAS DE PEDRA DESCOBERTAS NAS ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS PODEM INDICAR A TECNOLOGIA DOS GRUPOS HUMANOS?

R. No Paleolítico as pontas de lanças e flechas eram esculpidas de forma mais grosseira, as ferramentas eram de pedra lascada, enquanto no Neolítico o acabamento mais esmerado, pedra polida, revelava um maior desenvolvimento tecnológico. Na linguagem arqueológica, os estudiosos do povoamento da América afirmam que os primeiros habitantes do continente eram caçadores e coletores, pertenciam ao chamado Paleolítico Superior ou Idade da Pedra Lascada. Escavações realizadas no Novo México, nos Estados Unidos, encontraram pontas de sílex, com cerca de 15 mil anos, época de presumido crescimento da migração pelo estreito de Bering. No entanto, os inúmeros povos espalhados pelo continente americano não apresentavam o mesmo padrão de cultura material. Vários deles aperfeiçoavam os instrumentos de caça e inauguraram o cultivo da terra, ampliando as formas de sobrevivência do grupo. Outros se baseavam em atividades de caça miúda, utilizando instrumentos com ponta de pedra muito tosca. Alguns utilizavam armas de bambu e madeira.

6.   QUEM ERA O HOMEM DE LAGOA SANTA, DESCOBERTO EM MINAS GERAIS?

R. A Datação do fóssil batizado como “Homem de Lagoa Santa” – na realidade, o fóssil de uma mulher, posteriormente nomeada de Luzia – só foi possível graças à utilização do carbono 14. Homem de Lagoa Santa foi o nome dado ao crânio descoberto em 1840, por Peter Wilhelm Lund (Peter Lund), na gruta do Sumidouro, na cidade de Lagoa Santa (Minas Gerais). Estima-se que viveu pelo menos há 12 mil anos. Em 1975, no sítio arqueológico de Lapa Vermelha, próximo a Lagoa Santa, foi encontrado o esqueleto mais antigo da América, com 11500 anos. Esse esqueleto pertenceu a uma mulher (de mais ou menos 20 anos e 1m50cm de altura), com traços negroides (raça negra), que recebeu o nome de Luzia.

7.   DEFINA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA COMO FATOR DE FIXAÇÃO DAS POPULAÇÕES OCORRIDO EM ALGUMAS REGIÕES DO CONTINENTE.

R. Nós chamamos de “Revolução Neolítica” o processo histórico de passagem do modo de vida baseado na caça e na coleta para o modo de vida baseado na agricultura e na criação de animais. Essa mudança na forma de como conseguimos nossos alimentos causou uma série de transformações em todos os aspectos de como homens e mulheres viviam em sociedade. Essa transformação ocorreu na fase final da Idade da Pedra, conhecida como Neolítico. Historicamente, o homem abandona, paulatinamente, o estágio de (caça, pesca e coletor de frutos nativos), passando ao estágio mais avançado o de (pastor e agricultor) entre os anos 10000 a 7000 a.C., em diferentes lugares da Superfície da Terra. Este acontecimento ocorre no neolítico. O aparecimento da agricultura (a sedentarizarão), produziu consequências imediatas na vida do homem. Só após a última glaciação, por volta de 10000 anos a.C., foi que as alterações do clima foram dando maior espaço para o desenvolvimento da técnica agrícola. Com o passar do tempo, a vida sedentária permitiu que casas e povoados tivessem cada vez mais destaque entre as comunidades humanas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, as trocas comerciais e a domesticação de animais passavam também a incorporar a construção desse novo cotidiano responsável pelo aparecimento das primeiras civilizações. Observando essa nova realidade, muitos leigos e especialistas detectaram o alcance de uma melhora qualitativa no estilo de vida do homem. Afinal de contas, a agricultura permitia a estocagem de alimentos e o planejamento das colheitas em função das transformações climáticas decorridas ao longo de um tempo. A sobrevivência deixava de lado uma série de riscos para então se transformar em uma ação planejada com base na capacidade intelectual do homem. Com a fixação do homem em torno da agricultura surge as primeiras vilas, aldeias, os chefes hierárquicos, e, mais tarde, as cidades-estados.

8.   O QUE É AUTÓCTONE?
     R. Peter Lund, o arqueólogo que descobriu o sítio de Lagoa Santa, no século XIX, considerava que o gênero humano tinha se originado na própria América. (Próprio do lugar; que nasceu naquele lugar e guarda dentro de si costumes, cultura e jeitos dos costumes daquele povo que ali nasceu). Ex.: O homem, autóctone do Novo México sabe que tem dentro de si a tradição do seu povo, seus usos e costumes dele não se separa.

9.   O QUE É ALOCTONISMO?
R. significa que o continente americano foi povoado a partir de migrações milenares. É a ideia mais aceita mundialmente em relação à chegada do homem primitivo ao continente americano. Esta tese, que possui diversas teorias, sugere que o homem americano veio à América de outros continentes, e não se originou lá, como aconteceu no continente Africano. Estreito de Bering: a mais aceita, sugere que o homem chegou à América através do Estreito de Bering, na última glaciação da Terra, quando o nível do mar baixou. Malaio-Polinésia: afirma que o homem chegou à América através do Oceano Pacífico, fazendo escalas em suas ilhas. Thor, cientista criador da teoria, provou que ela era possível atravessando o suposto trajeto em um barco primitivo, fazendo escalas nas ilhas. Australiana: semelhante à Malaio-Polinésia, afirma que o homem veio da Austrália, da mesma forma.

10.       O QUE SÃO OS REGISTROS RUPESTRES?

R. A palavra deriva do latim rupes, isto é, rocha. No vocabulário arqueológico, designa os desenhos e as gravações feitos sobretudo em cavernas pelos primeiros grupos humanos. Em vários sítios arqueológicos constata-se o uso de cores, daí a expressão “pintura rupestre”. Eram pinturas que representavam o homem, animais e elementos da natureza.


nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!