Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sexta-feira, 24 de março de 2017

Atividades de História - Ensino Médio 1º ano


Atividades - A História Antes da Escrita



1 – Qual a Importância da teoria do Big Bang para o conhecimento histórico?



R. O físico belga Georges-Henri Lemaître propôs, entre 1927 e 1931, que o universo possuía cerca de 10 e 20 bilhões de anos e teria se originado da explosão de um átomo primogênito ou “ovo cósmico”. Sua teoria ficou conhecida como Big Bang ou a “Grande Explosão”. Essa teoria combinou muito com a teoria EVOLUCIONISTA de Darwin e permitiu aos pesquisadores, apoiados na Arqueologia e na Paleontologia, avançar no conhecimento das origens da humanidade.

Arqueologia: substantivo feminino / ciência que, utilizando processos como coleta e escavação, estuda os costumes e culturas dos povos antigos através do material (fósseis, artefatos, monumentos etc.) que restou da vida desses povos. É uma disciplina dedicada ao estudo sistemático dos restos materiais da vida humana desaparecida. Surgida no século XIX, ela foi, durante muito tempo, classificada como “ciência auxiliar da História”. Com base na Arqueologia tornou-se possível conhecer os primórdios da história da humanidade. É uma disciplina que se ocupa da investigação dos indícios, ou vestígios, de civilizações e culturas passadas. O termo é composto pelos radicais gregos Arkhé, que significa tanto “início/começo” quanto “ordem/organização”, e Logia, que significa, por sua vez, “estudo/ciência”. As investigações arqueológicas têm por objetivo principal fornecer subsídios materiais, com datação temporal precisa, para a reconstrução do passado humano. Por isso essa ciência é tão importante para outras disciplinas, como a história e a antropologia. 

Paleontologia: substantivo feminino / ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis. A Paleontologia é uma ciência que estuda os animais e vegetais que viveram no passado, através dos fósseis. A paleontologia busca informações nos fósseis, tais como: idade do fóssil, condições de vida e morte do ser fossilizado, características, influências ambientais, entre outras. Técnicas usadas - Esta ciência dispõe de diversas técnicas e recursos para obter informações importantes sobre o fóssil. Uma das técnicas mais importantes é a do Carbono 14, que identifica com muita precisão a idade do fóssil. Importância - A Paleontologia é muito importante também como ciência auxiliar da Sociologia, Biologia, Arqueologia e História. Estas duas últimas ciências são fornecedoras de informações importantes sobre a vida na Pré-História. A Paleontologia também produz muitos conhecimentos importantes sobre a época e a vida dos Dinossauros. Criação - A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos.


2 – Defina o termo Pré-história e avalie a sua validade como conceito.



R. O termo Pré-história, denominação do período anterior ao surgimento da escrita, que ocorreu por volta de 4000 a.C., foi adotado para se contrapor ao termo História, que designava o período posterior à escrita. O estudo da Pré-História ainda conta com o apoio de antropólogos, físicos, arqueólogos, biólogos, químicos e paleontólogos. Dessa forma, não há como negar a riqueza de informações desse ramo de conhecimento que trilha as conquistas do homem sobre a natureza. A construção de utensílios, as primeiras habitações, o desenvolvimento da arte rupestre e o domínio da agricultura são alguns dos outros assuntos que integram essa incrível época. Entre as três divisões do período (Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais), se acumula uma vasta e curiosa gama de informações históricas. Hoje, para os historiadores, outras fontes, como as imagens ou os relatos orais, são tão importantes quanto a escrita no processo de resgate da história de um povo ou uma sociedade. De qualquer maneira, para delimitar os períodos, o advento da escrita passou a marcar o início da história. Portanto, as sociedades que não dominavam essa técnica ficaram conhecidas como pré-históricas e aquelas que sabiam ler e escrever passaram a ser chamadas de sociedades históricas. O que vale para os grupos humanos que ainda hoje não fazem uso da escrita deve valer também para os mais antigos ancestrais da humanidade. Todos eles pertencem à história.

Antropologia: substantivo feminino / ciência do homem no sentido mais lato, que engloba origens, evolução, desenvolvimentos físico, material e cultural, fisiologia, psicologia, características raciais, costumes sociais, crenças, etc. É uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento). A reflexão sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica pelo pensamento de grandes filósofos. Em destaque há o grego Heródoto, considerado o pai da História e da Antropologia.

3 – Qual a importância do carbono 14 para a pesquisa arqueológica?




R. A Arqueologia beneficiou-se imensamente do processo químico de radiometria carbono 14, um radioisótopo de carbono. O conceito de Carbono-14 pode ser trabalhado durante a introdução da disciplina de Química Orgânica. O Carbono é um dos elementos mais importantes e está presente em toda parte: nos alimentos que ingerimos, nas roupas que vestimos (polímeros nylon), e até faz parte de nossa estrutura corpórea. O carbono está presente na porcentagem de 60 % em massa do organismo humano, como também em todos os seres vivos. A descoberta da utilização do Carbono-14 para desvendar os mistérios de achados arqueológicos foi de extrema importância para a datação de fósseis. Ao olhar a relação entre carbono 12 e carbono 14 na amostra e compará-la com a relação em um ser vivo, é possível determinar a idade de algo que viveu em tempos passados de forma bastante precisa.



4 – Cite os dois grandes gêneros dentro da família dos hominídeos.



R. O Australopithecus, mais antigo; e o Homo, mais recente. Algumas espécies do gênero Homo são: Homo habilis, Homo erectus, Homo neanderthalensis e Homo sapiens.



5 – Em que região do planeta foi descoberta a primeira evidência arqueológica de hominídeos?

R. Evidências concretas do Australopithecus foram descobertas no sítio arqueológico de Laetoli, atual Tanzânia, na África, em 1934. Acredita-se que ele tenha surgido nos últimos 4 milhões de anos, no período conhecido como Era Terciária.

6 – Qual impacto da última glaciação para o surgimento da humanidade?

R.  A última glaciação, conhecida como Glaciação Würm ou Winsconsin, não atingiu totalmente a espécie humana. Com a última glaciação, aproximadamente, ocorreram profundas alterações climáticas e ambientais que estimularam a intensa migração de animais e seres humanos, levando os homens primitivos a ocupar, ainda que de maneira esparsa, as diversas regiões do globo: da África à Europa, da Ásia à América e à Austrália.

7 – Por que a Era Paleolítica no processo de hominização é vulgarmente conhecida como a idade da Pedra Lascada?

R. Isso porque, o Homo erectus, no Paleolítico, encerrada em 10000 a.C., fazia instrumentos de pedra com duas faces trabalhadas e artefatos com lascas.

8 – Explique a importância da chamada revolução neolítica no processo de evolução da humanidade.

R. Período Neolítico (9000 a 6000 a.C.) ou Idade da Pedra Polida já pertencente à era do Homo sapiens. O ser humano se tornara capaz de aprimorar suas habilidades por meio das mãos. Surgiram também o arco e flecha e as primeiras embarcações. Surgiram a cerâmica, a tecelagem, o polimento da pedra na sua forma mais acabada e a agricultura; e apareceram as primeiras comunidades sedentárias. O homem se tornou mais inteligente, hábil e começou a se organizar em sociedade.

9 – Indique a fase considerada inaugural da metalurgia da chamada Idade dos Metais.


R. A idade dos metais, como o próprio nome diz, é marcado pela dominação dos metais por parte das primeiras sociedades da pré-história, sendo este fato de fundamental importância para o cultivo agrícola, e também a prática de caças. O primeiro tipo de metal utilizado foi o cobre. Logo depois encontramos a utilização do estanho na fabricação de outros tipos de armas e utensílios. E, por volta de 3000 a .C, com a junção desses dois metais (cobre e estanho) tivemos o aparecimento do Bronze. O ferro só apareceria num futuro longínquo, cerca de 1.500 a .C e tal lentidão de propagação se deu pelo fato de sua manipulação ser de difícil aprendizado.




10 – Qual tipo de registro arqueológico exprime as primeiras manifestações artísticas dos grupos humanos?

R. arte rupestre o conjunto de figuras encontradas em paredes de cavernas e outros abrigos (...).

11 – Conceitue hominídeos.

R. A Formação do gênero humano é o resultado de um processo muito longo que começa com o surgimento dos primeiros hominídeos (conhecidos como primeiros primatas) e se estende até a formação de nossa espécie: o Homo sapiens.

História 1 / Ronaldo Vainfas e outros (et. al.). - 2 ed. - São Paulo: Saraiva. 2013 páginas 10 a 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!