Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

domingo, 30 de julho de 2017

NASCIMENTO E EXPANSÃO DO ISLÃ, ENSINO MÉDIO, 1º ANO





Muçulmano é todo o indivíduo que adere ao Islã, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos do profeta Maomé, que teria recebido revelações do Arcanjo Gabriel. Além disso, os muçulmanos também dão ênfase aos dogmas da oração, jejum no mês de Ramadã, peregrinação em Meca e o estudo do Alcorão.

Roteiro de Estudos:


1. DEFINA O ISLAMISMO, IDENTIFICANDO SEUS PRINCÍPIOS BÁSICOS E SEU LIVRO FUNDAMENTAL.

R. Islamismo, Islão ou islã – A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe), submissão; é uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Alcorão, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus (Alá), e pelos ensinamentos e exemplos normativos (a chamada Suna) de Maomé; o Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570. Para os muçulmanos, Muhammad foi precedido, no seu papel de Profeta, especialmente por Jesus, Moisés, David, Jacob, Isaac, Ismael e Abraão. É totalmente proibida qualquer representação ou figuração de qualquer um dos Profetas do Islão.

O livro sagrado do Islamismo é o ALCORÃO (do árabe alqur´rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

A Sharia regulamenta todos os aspectos da vida. Esses regulamentos abrangem deveres religiosos essenciais conhecidos como os “Cinco Pilares”, destinados a desenvolver o espírito de submissão a Deus. São eles:

    Profissão de Fé: “Só há um Deus e Maomé é seu profeta” é o credo fundamental do Islamismo.
    Preces Rituais: Os muçulmanos oram cinco vezes por dia, sempre voltados em direção a Meca: ao amanhecer, ao meio dia, à tarde, ao pôr do sol e ao se deitar.
    Doações: Uma contribuição anual chamada “zakat” é oferecida pelos muçulmanos com posses aos necessitados.
    Jejum: Jejuar durante 30 dias do Ramadã (mês do jejum), os muçulmanos jejuam diariamente entre antes do nascer do sol até o anoitecer. Durante o jejum é proibido o consumo de alimentos, bebidas e cigarro. Crianças, doentes e idosos são liberados do jejum de Ramadã.
    Peregrinação: A peregrinação à Meca (Hadj) deve ser realizada pelo menos uma vez durante a vida de todo muçulmano. Em Meca, os peregrinos circundam sete vezes um santuário sagrado (a Pedra Negra, conhecida como Caaba) que fica no pátio da Mesquita de Al-Haram, na Arábia Saudita. 
Segundo o Islamismo, os Cinco Pilares, foram revelados a Maomé pelo anjo Gabriel.

2. QUAL A IMPORTÂNCIA DE MECA  E DE MEDINA NA RELIGIÃO ISLÂMICA?

          R. O Islamismo é a segunda maior religião do mundo em número de adeptos, surgiu na Península Arábica no século VII, seu grande profeta é Maomé, e, Meca e Medica são as suas cidades sagradas mais importantes: 

      MECA: Pelos preceitos da religião, todo fiel tem o dever de visitar a cidade ao menos uma vez antes de morrer. Foi também em Meca que nasceu e está enterrado Maomé (570-652), fundador da religião islâmica. Foi aí que começaram as revelações; foi daí que Maomé teve de fugir para Medina, iniciando a Hégira; De resto, todo o atual Islão se vira cinco vezes por dia na sua direção, para dirigir a sua voz a Deus. Atualmente, mais de três milhões de peregrinos rumam todos os anos a Meca, que é uma cidade totalmente orientada para a peregrinação, que, no seu auge, no 12.º mês, atinge valores nunca vistos em qualquer outro local sagrado do mundo.
MEDINA – Foi aí que Maomé tornou-se chefe da primeira comunidade muçulmana, reconhecido como profeta, líder religioso e político. Situada na linha imaginária que une Meca a Jerusalém, Medina, para onde fugiu o Profeta, é a segunda cidade santa do Islão. Foi em Medina que o Islão teve o seu berço. Foi lá que o Profeta foi aceite como membro ativo no tecido social, regulando as práticas sociais e religiosas, iniciando consistentemente uma nova religião. Medina tem uma das duas mesquitas que são parte integrante das funções mais importantes do monarca saudita, o "Guardião das Duas Mesquitas Sagradas": a Mesquita do Profeta. Tal como Meca, também em Medina aumentou o número de peregrinos por ano. Nessa linha, quase contemporaneamente das obras da Mesquita Al-Haram de Meca, começaram as de Medina, que pode receber 430 mil crentes.

3. QUAL O SIGNIFICADO DO TERMO CALIFA NA TRADIÇÃO MUÇULMANA?

R. A Palavra califa significa sucessor do mensageiro de Deus, o profeta Mohammad. Esse título foi usado pelo chefe da comunidade muçulmana, logo após a morte do profeta.

4. EXPLIQUE A RELAÇÃO ENTRE AS DISPUTAS POLÍTICAS NO MUNDO MUÇULMANO DOS SÉCULOS VII E VIII E AS RAMIFICAÇÕES DO ISLAMISMO: SUNISMO E XIISMO.

R. Após a morte de Maomé, as disputas ganharam força, pois ele não designou um herdeiro político. Desta questão surgiram as duas principais ramificações do islamismo: os sunitas (herdeiro deveria ser um membro do grupo de Maomé) e os xiitas (herdeiro seria o parente direto).
    Foi nesse período que houve a principal divisão entre os muçulmanos, o que resultou nos sunitas e xiitas, que uniram divergências sucessórias às questões religiosas. Os sunitas adotavam os preceitos da Suna, livro dos ditos e feitos de Maomé, e do Corão, além de acreditarem que a eleição dos chefes deveria ser livre. Os xiitas, pelo contrário, assumiam a ligação apenas ao Corão e apontavam a necessidade de uma liderança centralizadora.

5. IDENTIFIQUE ALGUMAS REGIÕES CONQUISTADAS PELOS MUÇULMANOS NOS SÉCULOS VII E VIII.

R. Entre os séculos VII e VIII, o Império Islâmico alcançou sua maior extensão territorial, abarcando terras desde a Ásia Central até a Península Ibérica, passando pelo norte da África. O quarto califa, Ali, genro de Maomé, foi derrubado pelos membros da tribo dos Omíadas, ligados ao califa Otman, iniciando uma nova dinastia. No período dos Omíadas, entre 661 e 750, o Império Islâmico conheceu sua maior extensão territorial, somando territórios na Índia, Ásia Central, norte da África e Península Ibérica, sendo contidos pelos francos em 732, na Batalha de Poitiers, passando ainda a capital para Damasco. Em 750, os abássidas derrubaram a dinastia Omíada, transformaram Bagdá em capital do Império e iniciaram um processo de desagregação com a instituição dos emirados, que eram califados independentes, tais como Córdoba e Cairo.

6. EXPLIQUE A INVIABILIDADE DE UM IMPÉRIO ISLÂMICO NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DOS SÉCULOS VII E VIII.

R.  Apesar da grande expansão nos séculos VII e VIII, a manutenção de um império politicamente centralizado tornou-se inviável por conta da forte tendência à fragmentação entre sunitas e xiitas.

7. QUAL ESTADO MUÇULMANO RESULTOU DA CONQUISTA ISLÂMICA DA PENÍNSULA IBÉRICA EM 711?

R. Em 711, ocuparam a península ibérica, derrotando os visigodos, parte dos quais se refugiou nas Astúrias, extremo norte da Península. Surgia assim o Califado de Córdoba, relativamente independente de Damasco e que durou séculos.

8. COMENTE AS RELAÇÕES ENTRE O ISLAMISMO E AS RELIGIÕES E COSTUMES DOS POVOS CONQUISTADOS.


          R. As autoridades islâmicas não impunham aos povos conquistados os preceitos do islamismo. Os islâmicos adoravam a Alá, liam o Alcorão, iam nas mesquitas fazer suas orações, seguiam OS CINCO PILARES, e Maomé era seu profeta. Alguns povos conquistados eram politeístas (adoravam mais de um deus). Outros povos conquistados eram Cristãos (adoravam um único Deus), monoteístas, iam às suas Igrejas tradicionais, e o seu profeta, filho de Deus, era Jesus Cristo. A principal semelhança do cristianismo para o islamismo é que ambos são monoteístas (adoram um só Deus). De maneira geral, os povos conquistados aceitaram o domínio árabe, já que passaram a ser muito menos explorados do que eram na época do domínio persa e bizantino, e poderiam manter suas culturas e formas de vida tradicionais.

9. IDENTIFIQUE UMA ÁREA DE CONHECIMENTO OU ARTE QUE NOTABILIZOU O MUNDO ISLÂMICO NOS SEUS PRIMEIROS SÉCULOS DE FLORESCIMENTO, FORNECENDO EXEMPLOS ILUSTRATIVOS.


R. Podemos identificar o desenvolvimento da arquitetura andaluza ou mourisca: o exemplo é o palácio-fortaleza de Alhambra, em Granada (Espanha); na filosofia: tradução das obras de filósofos da Antiguidade, como Aristóteles; O filósofo Averróis, no século XII, e Ibn Khaldun, no século XIII, são exemplos de grandes filósofos muçulmanos dedicados à política e à estratégia militar; e na literatura, a poesia - como as produzidas pelos persas Rudaki e Hafiz, respectivamente nos séculos X e XIX; Mas, nada mais ilustrativo do mundo islâmico que a mesquita (masjid, em árabe), onde se destaca o minarete, torre alta na qual o sacerdote (muezzim) conclama os fiéis para as orações diárias com o rosto voltado para Meca.


10. QUAL A IMPORTÂNCIA DE AVERRÓIS NA HISTÓRIA MUÇULMANA MEDIEVAL?

R. Os muçulmanos traduziram para o árabe vários filósofos da Antiguidade, como Aristóteles, e desenvolveram a Filosofia, adaptada ao islamismo. Averróis, no século XII, e Ibn Khaldun, no século XIII, são exemplos de grandes filósofos muçulmanos dedicados à política e à estratégia militar. 

11. A EXPANSÃO MUÇULMANA NOS SÉCULOS VII E VIII RESULTOU NA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA CRISTÃOS E JUDEUS? RESPONDA COM BASE NAS INFORMAÇÕES DO CAPÍTULO 7.

R. Não. São várias as motivações da expansão muçulmana: a busca de terras férteis para acompanhar o crescimento da população árabe, a ampliação do comércio e a obrigação de espalhar a religião islâmica (não significa que os árabes eram intolerantes, pois permitiam uma relativa liberdade religiosa aos povos que não queriam se converter ao islamismo, bastava que pagassem o imposto do infiel). Além disso a expansão foi facilitada pela conjuntura externa favorável: o combate entre os Impérios mais fortes da época (o bizantino e o Persa, que se enfraqueceram) e o enfraquecimento dos Estados germânicos na Europa Ocidental (feudalismo), enquanto os árabes criaram um Estado centralizado através do islamismo.

12. O QUE HÁ DE ÁRABE NO MUNDO MUÇULMANO?

R. Apesar de dispersos num grande território os árabes edificaram algumas cidades, entre as quais as mais importantes localizavam-se a oeste, na parte montanhosa da Península Arábica. Eram elas: latribe, Taife e Meca, todas na confluência das rotas das caravanas que atingiram o Mar Vermelho.
A cidade de Meca era, sem dúvida, a mais destacada, pois, como centro religioso de todos os árabes, ali se reuniam milhares de crentes, o que tornava seu comércio ainda mais intenso. Embora fossem politeístas e adorassem diversas divindades, os ídolos de todas as tribos estavam reunidos num templo, chamado Caaba, situado no centro de Meca. A construção, que existe até hoje, assemelha-se a um cubo e, assim como a administração da cidade, ficava sob os cuidados da tribo dos coraixitas. Maomé, o Profeta, que iria causar enormes transformações em seu povo e no mundo, nasceu por volta de 570, na poderosa tribo dos coraixitas. Tendo sido por muito tempo guia de caravanas, Maomé percorreu o Egito, a Palestina e a Pérsia, conhecendo novas religiões, como o judaísmo e o cristianismo. A grande transformação de sua vida teve lugar quando, já bem estabelecido economicamente, divulgou que tivera uma visão do anjo Gabriel - entidade da religião cristã - em que este lhe revelara a existência de um deus único. A palavra deus, em árabe, se diz Alá. Começou então a pregar o islamismo, ou seja, a submissão total a Alá, com a consequente eliminação de todos os outros ídolos. Os crentes na nova religião eram chamados muçulmanos ou maometanos.

13. O ISLAMISMO, RELIGIÃO FUNDADA POR MAOMÉ E DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA UNIDADE ÁRABE, TEM COMO FUNDAMENTO?



R. o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões. Seus fundamentos são: a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos, e seus regulamentos abrangem deveres religiosos essenciais conhecidos como os “Cinco Pilares”, destinados a desenvolver o espírito de submissão a Deus.

14. EXISTE UMA REGRA RELIGIOSA, ACEITA PELOS PRATICANTES DO JUDAÍSMO E DO ISLAMISMO, QUE PROÍBE O CONSUMO DE CARNE DE PORCO. ESTABELECIDA NA ANTIGUIDADE, QUANDO OS JUDEUS VIVIAM EM REGIÕES ÁRIDAS, FOI ADOTADA, SÉCULOS DEPOIS, POR ÁRABES ISLAMIZADOS, QUE TAMBÉM ERAM POVOS DO DESERTO. EXPLIQUE ESSA REGRA.

R. Era crença antiga de que o porco é um animal impuro. O intenso contato entre as culturas do Oriente Próximo e as do Oriente Médio, e as trocas de culturas daí resultantes, ajudam a explicar o fato de os praticantes do judaísmo e os do islamismo que o porco seja um animal impuro.


15. CRESCEU À CUSTA DO IMPÉRIO BIZANTINO E DO IMPÉRIO PERSA – CERNE AINDA DO ISLÃ – AS DUAS MAIORES FORÇAS DO ORIENTE MÉDIO DURANTE O PERÍODO DE EXPANSÃO DO ISLAMISMO. NO APOGEU, PORÉM, O IMPÉRIO MUÇULMANO ESTENDEU-SE DA ESPANHA ATÉ A ÍNDIA, SUPERANDO MESMO O PONTO DE EXPANSÃO MÁXIMA DO IMPÉRIO ROMANO.

(STEWART, DESMOND – ANTIGO ISLÃ, JOSÉ OLYMPIO, RIO DE JANEIRO, BIBLIOTECA LIFE, 1967.)

COM BASE NO TEXTO E NOS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA: 



I - A conquista da Síria e Palestina ocorreu ainda sob o governo de Maomé, falecido no ano 632 da Era Cristã.

II - Os árabes, após a luta de conquista, eram generosos para com os dominados, convivendo em paz com os vencidos, quer fossem cristãos, judeus ou de outras religiões, não conhecendo o racismo.
III - Sob a dinastia dos Omíadas ocorreu a conquista da Península Ibérica, que politicamente formava o Império Visigótico, exceto as Astúrias.
IV - Enquanto os Califas Perfeitos ou Legítimos tiveram capital em Meca, sob a dinastia dos Omíadas e Abássidas as capitais foram Damasco e Bagdá.
 V - O ponto de máxima expansão do Império Romano, aludido no texto, ocorreu sob o governo de Augusto. Estão corretas:
16. Preencha as lacunas e assinale a opção correta.

O Império Romano foi criado por _______________, o fundador da Guarda Pretoriana, a qual, por se envolver em assuntos políticos foi dissolvida por ____________. No governo de _______________ ocorreu o final da dispersão dos judeus pela vastidão do Império, a “Diáspora Judia”. Sob Constantino, os cristãos ganharam liberdade religiosa com o Edito de __________. Tardia tentativa de restauração do paganismo verificou-se sob o governo do “Apóstata”, cognome de ___________.
Augusto – Sétimo Severo – Adriano- Milão- Juliano.



17. O ISLAMISMO, RELIGIÃO MONOTEÍSTA FUNDADA POR MAOMÉ (C.  570-632), MUDOU O CENÁRIO RELIGIOSO E POLÍTICO DO ORIENTE MÉDIO E DE TODA A BACIA DO MEDITERRÂNEO. OS PADRÕES ISLÂMICOS DE MORALIDADE E AS NORMAS QUE REGULAM A VIDA COTIDIANA SÃO FIXADOS PELO ALCORÃO, QUE OS MUÇULMANOS ACREDITAM CONTER A PALAVRA DE ALÁ, TAL QUAL REVELADA A MAOMÉ. PARA OS MUÇULMANOS, SUA RELIGIÃO É A CONCLUSÃO E O APERFEIÇOAMENTO DO JUDAÍSMO E DO CRISTIANISMO.  MAOMÉ CONSEGUIU UNIFICAR AS TRIBOS ÁRABES, ENVOLVIDAS EM CONSTANTES DISPUTAS, NUMA FORÇA PODEROSA DEDICADA A ALÁ E À DIFUSÃO DA FÉ ISLÂMICA.  APÓS A MORTE DE MAOMÉ, NO ENTANTO, SEUS SUCESSORES NÃO CONSEGUIRAM MANTER A UNIDADE, POR DISPUTAS SUCESSÓRIAS. ESSAS DISPUTAS DIVIDIRAM O ISLÃ EM DOIS GRUPOS PRINCIPAIS, QUE PERMANECEM ATÉ OS DIAS DE HOJE.  
É CORRETO afirmar que esses dois grupos rivais são: 

A)  . Monofisistas e nestorianos.
B)  . Monofisistas e maronitas.
C)  . Sunitas e xiitas.
D)  . Otomanos e assírios.
E)  . Xiitas e politeístas.

RESOLUÇÃO:

C – CORRETA – Os muçulmanos são divididos em dois grupos, os sunitas e os xiitas. A questão da divisão está relacionada com as origens do Islã, pois Maomé não deixou sua sucessão clara, dando origem a dois grupos rivais: os sunitas, favoráveis à escolha de um califa entre os mais capazes e qualificados para a tarefa, e os xiitas, favoráveis a que o califa fosse um descendente de Maomé.


Fique por dentro:


MAOMÉ: Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Filho de uma família de comerciantes, nascido em Meca, no ano 570. O Profeta nasceu cerca de 570 E.C. [Era Comum] - a tradição islâmica aponta a data de 20 de abril de 571 (12 de abril de Rabi I, o terceiro mês do calendário árabe, no Ano do Elefante), como a efetiva data de nascimento. De seu nome completo Muhammad bin Abdil-lah bin Abdul Muttalib bin Háxime, "Maomé" tornou-se a forma mais corrente de identificação do Profeta. Seria filho de Abdullah e de Amina. O seu pai, segundo informações históricas, faleceu pouco tempo antes do seu nascimento. Maomé teria conhecido a pobreza durante a sua infância e juventude. Ficou órfão cedo e foi criado por um tio, a quem acompanhava frequentemente em expedições comerciais para a Síria. Aos 25 anos casou-se com uma viúva rica, Cadija, com quem teve seis filhos; quatro mulheres e dois homens. Foi nessa época que passou a conhecer um pouco melhor as culturas judaica e cristã, absorvendo os preceitos do monoteísmo e da Bíblia.
De acordo com a tradição muçulmana, em 610, aos 40 anos de idade, ele recebeu a visita do anjo Gabriel, que lhe revelou a existência de um único Deus, Alá, ordenando-lhe ainda que recitasse os versos enviados por ele. Esses versos serviram de base para CORÃO, o livro sagrado do islamismo.
Passou a maior parte de sua vida como mercador, começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o Arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.
Maomé acumulou opositores, especialmente entre a rica classe dos comerciantes. Ele migrou de Meca para Medina, uma cidade localiza a 300 km ao norte de Meca, juntamente com seus seguidores. Essa migração, conhecida como "Hégira", ocorreu em julho de 622, marcando o início do calendário islâmico. Atualmente, o calendário islâmico está no ano de 1438.
Em Medina, Maomé tornou-se chefe de uma nova comunidade religiosa que, em 629, foi em peregrinação à Meca, onde foi recebido sem resistência. Reconhecido como líder religioso e fundador do Islamismo, o profeta faleceu em 632, após ter espalhado a mensagem de Alá em grande parte da Península Arábica. Ele é considerado o último e principal profeta, ao receber de Alá (Deus) a grande revelação: “Não há outro Deus senão Alá, e Maomé é seu grande Profeta”.

ARCANJO GABRIEL: Gabriel aparece pela primeira vez na Bíblia quando ele foi interpretar a visão de Daniel sobre um carneiro e um bode. Gabriel apareceu a Daniel na forma de um homem e lhe explicou que a visão era sobre os tempos do fim (Daniel 8:15-17). Os animais representavam reinos e seus futuros.
Mais tarde, Gabriel apareceu outra vez a Daniel, depois que ele orou a Deus pedindo perdão pelos pecados de seu povo. Gabriel disse que Daniel era muito amado e que havia uma resposta para sua oração (Daniel 9:21-23). Gabriel lhe contou a profecia das setenta semanas, anunciando a vinda do Ungido – Jesus.
O anjo Gabriel apareceu a uma jovem chamada Maria (Lucas 1:26-28). Ele saudou Maria e lhe disse para não ter medo. Ela iria ficar grávida e dar à luz o Filho de Deus! Quando Maria lhe perguntou como isso iria acontecer se ela era virgem, Gabriel explicou que o Espírito Santo viria sobre ela. Ele também lhe contou que Isabel, a esposa de Zacarias, estava grávida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!