O apogeu do feudalismo e o outono medieval. Com a queda do império romano e as invasões bárbaras entre os séculos V e X, algumas transformações aconteceram no modo de pensar das pessoas em relação às questões políticas, econômicas e sociais, mudando também suas formas de agir e se relacionar.
Roteiro de Estudos
1.
Explique o significado das três ordens no modelo de sociedade construído no
período medieval europeu.
Resposta: Desde
o século IX, fontes literárias e administrativas descreviam o mundo medieval
como uma sociedade de ordens, composta
de três seguimentos, com funções hierarquizadas e distintas: orar, combater e
trabalhar.
Primeira ordem: AOS RELIGIOSOS (Sacerdotes da igreja) cabia
rezar pelo bem dos cristãos, inspirando o amor a Deus.
Segunda Ordem: AOS
GUERREIROS competia proteger a Igreja e defender a sociedade dos mais
diferentes perigos;
Terceira
ordem Ordem: AOS CAMPONESES restava a tarefa de garantir a
sobrevivência material da sociedade, realizando os serviços braçais.
Obs – Mais tarde essa divisão
deu origem a divisão da sociedade em três “Estados”: Primeiro Estado (clero
católico), Segundo Estado (nobreza) e Terceiro Estado (povo – trabalhadores
rurais, urbanos e burguesia).
2.
As cruzadas foram exclusivamente motivadas por razões religiosas? Justifique.
Resposta: NÃO. A
primeira Cruzada, por exemplo, foi de inspiração política e religiosa. Convocada
em 1095 pelo Papa Urbano II, tinha como objetivo conquistar Jerusalém, a
chamada Terra Santa, considerada o berço do cristianismo. A cidade tinha sido
conquistada pelos turcos seljúcidas no século VII e, segundo a Igreja, precisava
ser resgatada das mãos dos infiéis, que, entre outras ações, dificultavam as
peregrinações de cristãos aos lugares sagrados do Oriente. Além disso, havia
uma aparente convergência de interesses entre o papa e o imperador bizantino: o
imperador desejava o apoio militar do Ocidente para deter o avanço muçulmano no
Oriente Próximo, enquanto o papa sonhava em reunificar as Igrejas de Roma e
Constantinopla, separadas pelo Cisma de 1054. Para encorajar a participação nas
Cruzadas, a Igreja concedeu INDULGÊNCIA PLENA – isto é, perdão de todos os
pecados – para aqueles que morressem em combate.
3.
O que é heresia? Exemplifique uma heresia medieval e explique sua doutrina.
Resposta: A
palavra heresia é de origem grega e significa escolha. Para a Igreja católica,
herege era todo aquele que difundia ou pratica uma crença contrária aos dogmas
(princípios e doutrinas inquestionáveis) do catolicismo e aos sacramentos e
mandamentos da Igreja ou questionava o poder eclesiástico, sobretudo a
autoridade do papa.
Exemplos de heresias medievais:
- Valdenses ou pobres de Lyon
– viviam em “voto de pobreza” e não aceitavam a hierarquia católica (tinham
seus próprios bispos).
- Catarismo – desprezava o
mundo material (riqueza). Queriam transformar a realidade para estabelecer a
comunhão com Deus (vida moral irrepreensível). Eram vegetarianos e não
aceitavam as relações sexuais (por acreditar que elas tornavam o espírito, escravo do corpo).
4.
Qual a relação entre as Cruzadas e o crescimento comercial de cidades como
Gênova, a partir do século XI?
Resposta: A
primeira cruzada abriu os caminhos da navegação para Gênova. Com o apoio
fundamental de seus habitantes aos cruzados fixados no Oriente, ela funcionou
como base para o envio de reforços militares, atuando contra as esquadras
muçulmanas e abastecendo os exércitos cristãos. Essa atuação a transformou em
uma das potências econômicas do mundo medieval, e sua população cresceu,
atingindo cerca de 100 mil habitantes, ao longo do século II, e estendeu seu
poder sobre diversas ilhas do mediterrâneo, como Córsega e Elba. Em resumo,
foram as cidades da península Itálica que mais se destacaram no renascimento do
grande comércio, ao concentrar a maior parte da circulação monetária e
organizar as primeiras casas bancárias do mundo medieval.
5. Por que as ordens mendicantes foram um novo modelo para as ordens religiosas?
Resposta: R: A
interpretação literal dos Evangelhos inspirou seguidores a acreditarem no voto
de pobreza e no trabalho. Outras ordens religiosas católicas surgiram já com a
determinação de seguir os princípios de que deveriam viver de esmolas e
doações. Dessa forma propunham purificar o cristianismo e evangelizar os povos.
6.
Identifique três modificações produzidas pelo renascimento urbano na sociedade feudal
europeu.
Resposta:
Esse
processo foi estimulado pela produção de excedentes agrícolas e pela conquista
de territórios sob domínio muçulmano; novos habitantes foram atraídos pelos
entrepostos mercantis; Houve melhorias técnicas, como o uso do arado de rodas,
a difusão de moinhos de vento ou hidráulicos e a rotação trienal das terras cultivadas;
O dinheiro passou a ser um meio de ascensão social e introduziu mercadores e
banqueiros no cotidiano da vida econômica; houve uma revolução na educação;
estimulou uma outra divisão do trabalho – corporações de ofícios.
7.
O que diferenciava as corporações de ofício das guildas comerciais na Idade
média?
Resposta:
AS
CORPORAÇÕES DE OFÍCIOS eram associações de mestres artesãos de cada
especialidade, restritas a uma cidade. As GUILDAS (também chamadas de hansas)
eram associações ligadas ao comércio marítimo de uma cidade ou região.
8.
O que caracterizou a filosofia Escolástica na Baixa Idade Média?
Resposta:
Seu
criador, Tomás de Aquino, baseava-se nas ideias do sábio grego (da antiguidade)
Aristóteles. Defendia o uso da razão para o aperfeiçoamento da fé.
9.
Qual a principal razão da disputa entre o Papado e o Sacro Império Românico-Germânico
no século XI?
Resposta:
Foi
uma disputa pela liderança católica conhecida como “Querela das Investiduras”
(Imperador e Papa queriam o direito exclusivo de nomear os bispos e ter deles
obediência). O Imperador reclamava o controle sobre os bispos, alegando que estes administravam senhorios inseridos nos seus domínios. O papa ressaltava que os bispos eram membros da Igreja e sua nomeação e obediência cabiam unicamente a Roma. A disputa se estendeu de 1075 a 1122, com episódios dramáticos.
10.
O que houve de comum entre as Cruzadas para o Oriente e a chamada Reconquista cristã
na península Ibérica?
Resposta:
Os
dois processos foram impulsionados pela falta de terras na Europa e a
necessidade da nobreza de conseguir novos territórios feudais. Esse processo foi impulsionado por cavaleiros ingleses e franceses e deu origem a reinos logo reconhecidos pelo papa. Assim surgiram os reinos de Leão, Castela, Galícia (Galiza), Aragão e Portugal. NÃO POR ACASO
PARTIU DA PENÍNSULA Ibérica o desbravamento dos oceanos, dando partida às
grandes navegações dos séculos XV e XVI, um dos marcos iniciais da Época
Moderna.
11.
Relacione a criação das universidades com o progressivo fortalecimento das
monarquias feudais.
Resposta: No
século XII, as transformações ocorridas na Europa ocidental resultaram também
em uma revolução na educação. A multiplicação de escolas gerou concorrência
entre mestres e certa confusão na administração das disciplinas, porque cada um
ensinava à sua maneira o que queria. Em 1215, para evitar essas discrepâncias,
formou-se em Paris um agrupamento voluntário de mestres, que acabou reconhecido
pelo papa, com estatutos e privilégios definidos. Era o início da universidade.
Para viabilizar legalmente esse processo foi importante a criação do código
canônico pelo Papa e a formação de juristas nas universidades deu apoio ao rei
com a criação de regras gerais para o reino.
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