Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sexta-feira, 30 de junho de 2017

O maior poder do mundo



O maior poder do mundo

                                                                                                                                                 
          O maior poder do mundo é a liberdade que a pessoa tem de ir e vir, o livre-arbítrio. Autodeterminação. É o poder que cada um tem de escolher o seu próprio destino. Esse direito é-nos dado por Deus desde o princípio dos tempos. Por isso, cada um “colhe o que planta”; carrega a cruz que deseja, merece.
          O respeito, o amor, a humildade são virtudes que o indivíduo  deve ter intrínsecas  em toda a sua vida. As leis de Deus e as leis do homem foram escritas para serem cumpridas. Elas  dão o equilíbrio e a base para que uma  pessoa  possa viver em sociedade e em harmonia com o ecossistema. Respeitá-las é um dever, fazê-las valer é um direito.
          A estrada da vida tem muitos caminhos, atalhos, buracos, esgotos,  esconderijos; céus e infernos. Não existe destino preestabelecido, escrito, como muitos acreditam. “Deus nos deu o livre-arbítrio.”  Quando alguém escolhe uma profissão, ali traçou a sua meta e o seu destino. Quem escolhe o caminho do estudo e conquista o seu diploma é porque desejou isso.  Quem escolhe o caminho das drogas cai no abismo, vegeta no submundo e   conhece o inferno... fez a sua escolha.
          O maior poder do mundo é tão fantástico, que, qualquer um de nós  pode mudar o seu  destino  a qualquer momento, pode mudar a sua via, o seu traçado a qualquer instante, é só querer.
           A vida é como o volante de um veículo, o carro vai tomar o rumo que o piloto desejar. É impossível que  o carro trace a sua própria rota. Logo, o resultado final é o que conta, está nas mãos do motorista.
          Um homem sem decisão é um homem sem razão!... É preciso ter coragem para tomar em suas mãos as rédeas do seu destino. Só vence quem tenta, quem luta e inventa.
           Então, mexa-se, invente alguma coisa boa e nova e dê  ânimo e vida ao seu destino.
 
 
Fernandes, Osmar Soares/Crisálida:
A Motivação da vida
Curitiba: Ed. Torre de Papel, 2003, pág. 14
CDD (20ª ed.) B869.85

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Prof. Osmar Fernandes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!