Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Atividades de história: O ORIENTE PRÓXIMO

História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação") é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado.
Biografia de Heródoto

Heródoto (484 a.C.-425 a.C.) foi um importante historiador grego da antiguidade. Foi considerado pelo filósofo Cícero, o pai da História. Revelou as primeira conquistas dos persas na Grécia, as várias formas de governo, até a retomada do poder pelos gregos.

Heródoto (484 a.C.-425 a.C.) nasceu em Halicarnasso, cidade grega da Ásia Menor, hoje Bodrum, na Turquia. Deixou escrito vários acontecimentos do seu tempo, as grandes e admiráveis ações entre gregos e bárbaros e, todos os fatos que precederam as Guerras Médicas, na Grécia e entre os povos asiáticos que deles participaram.

Heródoto faleceu provavelmente em Túrio, na Magna Grécia (sul da Itália) em 425 a.C.

Fonte: https://www.ebiografia.com/herodoto/


Atividades:
QUESTÃO Nº 1. O ORIENTE PRÓXIMO FOI UM DOS BERÇOS DA CHAMADA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA, IMPORTANTES SOCIEDADES SE FORMARAM A PARTIR DE 3000 A.C. POR VOLTA DE 7000 A.C., JÁ EXISTIAM NA REGIÃO COMUNIDADES SEDENTÁRIAS, COM SUBSISTÊNCIA BASEADA NA ATIVIDADE AGRÍCOLA, EM ESPECIAL NA PRODUÇÃO DE CEREAIS.

1. A sua faixa de terra se estende do norte da África até o golfo Pérsico. É uma vasta área de 500 mil km², muito árida, com algumas extensões desérticas, porém irrigadas pelos rios Nilo, Jordão, Tigre e Eufrates. Nesses autênticos oásis, a terra era propícia para a prática da agricultura e a criação de animais.
2. Dentre as que se estabeleceram na região, destacaram-se as do Egito, banhado pelo rio Nilo, e as da Mesopotâmia, banhada pelos rios Tigre e Eufrates. Dependiam de sistema de irrigação, surgiram quase ao mesmo tempo nas duas regiões. Nelas, as atividades econômicas se diversificaram, com o progressivo uso de metais e a especialização da produção artesanal.
3. Nele, o Estado era proprietário de todos os bens, permitindo aos camponeses o usufruto das terras dedicadas à subsistência, mediante o pagamento de tributos em gêneros ou serviços para o Estado.
4. Afirmou que o Egito era uma “dádiva do Nilo”, pois suas águas geraram as condições necessárias para expansão da agricultura e a formação das primeiras cidades.
Selecione a alternativa que represente a sequência correta, de cima para baixo, na associação acima:
A. (  ) 1-C; 2-D; 3-B; 4-A.
B. (  ) 1-C; 2-A; 3-D; 4-B.
C. (  ) 1-B; 2-A; 3-D; 4-C.
D. (  ) 1-D; 2-B; 3-A; 4-C.

QUESTÃO Nº 2. EM RELAÇÃO AO EGITO DOS FARAÓS, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA.
A. (  ) No início do III milênio a.C., com o primeiro faraó, Menés, a unificação política das diversas comunidades às margens do Nilo, chamadas nomos, deu origem ao antigo Egito.
B. (  ) Antigo Império (entre 3150 a.C e 2400 a.C): tempo em que se consolidou a fusão entre os reinos do norte e do leste. Período, também conhecido, como Império Menfita.
C. (  ) Médio Império (entre 2040 a.C e 1580 a.C.): nessa época, a unidade entre o norte e o sul foi reforçada com o deslocamento do centro do poder para Tebas. Iniciou-se, ainda, a expansão do Império em direção à Núbia, ao sul. Fase conhecida como primeiro império Tebano. Encerrou-se com a conquista do Egito pelos hicsos, povo semita vindo do Norte que, em meados do século XVII a.C., se estabeleceu no delta do Nilo.

D. (  ) Novo Império (entre 1580 a.C. e 1058 a.C): período de prosperidade marcado pela expulsão dos hicsos e pela reunificação do Egito pelo faraó de Tebas, por isso também chamado de Segundo Império Tebano.

QUESTÃO Nº 3.  ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA A FRASE ABAIXO, TORNAN­DO-A CORRETA.
Além da escrita, os antigos egípcios nos deixaram monumentos que hoje integram o patrimônio de bens culturais do mundo, incluindo as pirâmides, construídas como tumbas para os faraós. As mais famosas foram as de Guiza (ou Gizé), dos faraós:

A. (  ) Quéops, Quéfren e hieroglífica.
B. (  ) Heródoto, hierática e Quéops.
C. (  ) Quéops, Quéfren e Miquerinos.
D. (  ) Nomos, Tebas e hicsos.

QUESTÃO 4. EM RELAÇÃO A DEUSES E FARAÓS, ASSINALE (C) PARA AS ALTERNATIVAS CERTAS E (E) PARA AS ERRADAS, EM CADA UM DOS ITENS A SEGUIR.

1. (   ) Os faraós eram considerados deuses ou filhos de deuses.
2. (   ) Osíris, era o deus da claridade.
3. (   ) Set, era o deus da desordem e da violência.
4. (   ) Hórus, filho de Osíris e Ísis, representava o Lua.
5. (  ) Os faraós eram associados aos deuses e tratados como humanos.
6. (  ) O faraó Menés, unificador do antigo Egito e fundador da primeira dinastia.
7. (  ) o faraó Tutankamon, cujo nome significava “imagem viva de Amon”, condenou o culto a Aton e restaurou o culto ao deus tebano Amon como religião estatal.
8. (  ) Faraó Ramsés II, da XIX dinastia, já no século XIII a.C., cujo nome significava “nascido do sol”. Morreu aos 90 anos, e seu governo é considerado o mais importante da história do Egito.
9. (  ) Havia também mulheres que exerceram o poder no antigo Egito. Em 1505 a.C., uma delas chegou a ser faraó: HASHEPSUT, que se declarou filha do deus Amon, para chegar ao poder.

Selecione a alternativa que represente a sequência correta:

A. (   ) 1C, 2E, 3C, 4E, 5E, 6C, 7C, 8C, 9C
B. (   ) 1E,.2E, 3E, 4C, 5C, 6 E,7E, 8C,  9C
C. (   ) 1C, 2C, 3C, 4E, 5E, 6C, 7C, 8C, 9E
D. (   ) 1E, 2C, 3C, 4E, 5C, 6C, 7E, 8E, 9 E


QUESTÃO 5.  OS ANTIGOS EGÍPCIOS ACREDITAM NA VIDA APÓS A MORTE. ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE AFIRMA ESSA CRENÇA.

A. ( ) Cremavam os mortos.
B. ( ) Enterravam os mortos.
C. ( ) Praticavam o canibalismo.
D. ( ) Mumificavam os mortos.

QUESTÃO 6. APÓS ESTUDOS APROFUNDADOS SOBRE O ORIENTE PRÓXIMO: SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS.  IDENTIFIQUE AS PALAVRAS QUE PREENCHAM CORRETAMENTE AS LACUNAS A SEGUIR.
I. O nome______________ significa “entre rios”, a região é um imenso platô vulcânico extremamente fértil, rodeado por desertos ao sul e por montanhas com escassas pastagens ao norte, e foi povoada pelos _____________ e __________; os primeiros ___________, templos compostos de várias plataformas retangulares, ovais ou quadradas. O mais famoso foi o construído na Babilônia, em honra ao deus ____________.
II. Ele assumiu o poder em 1792 a.C., foi responsável pelo primeiro código de leis escritas conhecido, como o_________________. Seus preceitos baseavam-se no princípio da _________________: “olho por olho, dente por dente”.
III. O povo hebreu tinha como religião o __________________, o primeiro monoteísmo na história universal das religiões. Tem como elemento fundamental a crença em um único Deus, invisível e indivisível (Yahvé, em hebraico), criador do mundo e de todas as coisas – os hebreus tinham a crença de serem eles o __________________, dentre todos os demais povos, para honrá-lo. A Bíblia conta que ______________ teria sido o único sobrevivente de um massacre de bebês hebreus do sexo masculino ordenado pelo faraó, identificado como Ramsés II. A ele é atribuído o papel de legislador do judaísmo, incluindo a redação do ______________________ (os primeiros cinco livros do Antigo Testamento) e os ______________________, as tábuas da lei que, segundo a Bíblia, recebeu diretamente de Deus, no monte Sinai.
IV. Os fenícios, povo navegador, eram politeístas, com destaque para o deus __________, senhor da chuva, do trovão e da agricultura. A escrita fenícia possuía um jeito próprio, do tipo fonético, considerada uma das mais avançadas dentre os sistemas alfabéticos do Oriente Próximo, origem da escrita ____________ e _________________.

Selecione A Alternativa Que Represente A Sequência Correta De Palavras.

A. (  ) Egito, Sumérios, Acádios, Zigurates, Baal, O Código Da Vinci, Lei Do Cartório, Catolicismo, Povo Do Deus Rá, Saul, Juízes, Dez Mandamentos, Marduk, Egípcia e Latina.

B. (  ) Egito, Sumérios, Acádios, Zigurates, Baal, O Código Da Vinci, Lei Do Cartório, Catolicismo, Povo Eleito, Saul, Juízes, Dez Mandamentos, Marduk, Egípcia e Chinesa.

C. (  ) Mesopotâmia, Sumérios, Acádios, Zigurates, Marduk, O Código de Hamurabi, Lei do talião, Judaísmo, Povo Eleito, Moisés, Pentateuco, Dez Mandamentos, Baal, Grega e Latina.
.
D. ( ) Mesopotâmia, Sumérios, Acádios, Zigurates, Marduk, O Código de Hamurabi, Lei do Talião, Judaísmo, Povo Eleito, Moisés, Juízes, Dez Mandamentos, Baal, Grega e Latina.


“SEU MUNDO É DO TAMANHO DO SEU CONHECIMENTO”.
                                   
  (Prof. Osmar Fernandes)
A. Sociedades Hidráulicas
B. Heródoto
C. Crescente fértil
D. Despotismo Oriental


RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

1. CARACTERIZE A IMPORTÂNCIA DO CRESCENTE FÉRTIL NA HISTÓRIA ANTIGA DO ORIENTE PRÓXIMO?
R. Denominado de o “Berço da Civilização”, da revolução agrícola, posto que vários povos da antiguidade (cerca de 7000 a.C.) se desenvolveram nessa região, onde já existiam comunidades sedentárias, com subsistência baseada na atividade agrícola. Com aproximadamente 500 mil km² de extensão muito árida, com algumas extensões desérticas, porém irrigadas pelos rios Nilo, Jordão, Tigre e Eufrates. Praticava-se a agricultura e a criação de animais. Produziam excedente, que podiam ser estocados. Duas grandes civilizações, sociedade hidráulicas, se destacam: a civilização egípcia, surgida às margens do rio Nilo, e a civilização mesopotâmica, desenvolvida às margens dos rios Tigres e Eufrates. Nelas, as atividades econômicas se diversificaram, com o progressivo uso de metais e a especialização da produção artesanal. A sociedade se hierarquizou, destacando-se uma camada de burocratas e sacerdotes que se impôs sobre os camponeses. Ela era responsável pela direção das obras hidráulicas, pelo governo e pelas relações com os deuses, das quais dependia, de acordo com as crenças da época, a sobrevivência de todos.
2. POR QUE O EGITO É CONSIDERADO COMO UMA “DÁDIVA DO NILO”?
R. Porque suas águas geraram as condições necessárias para a expansão da agricultura e a formação das primeiras cidades.
3. CARACTERIZE O PODER DOS FARAÓS EGÍPCIOS.
R. No Início do III milênio a.C., com o primeiro faraó, Menés, a unificação política das diversas comunidades às margens do Nilo, chamadas nomos, deu origem ao antigo Egito. Desde essa época até 300 a.C., houve 31 dinastias. O faraó assumia funções de caráter político e religioso chegamos à conclusão de que a sociedade egípcia era politicamente controlada por uma teocracia. Esse termo é usualmente empregado a toda aquela forma de governo onde o os líderes políticos convergem funções decisórias e, ao mesmo tempo, religiosas no interior de uma sociedade. Era considerado: Um Deus Vivo ao qual se presta culto e à frente do qual todos se prostram; Senhor Absoluto Do Egito, e por isso, exerce numerosas funções: O chefe político: governa o Egito, organiza e conduz a vida do seu povo; O sacerdote supremo: preside às cerimônias religiosas mais importantes; Chefe máximo do exército: defende o país e aumenta-o conquistando outros territórios; Era ele Quem aplicava justiça a todo o povo do Egito.
4. COMO DEFINIR A FUNÇÃO POLÍTICA DAS PIRÂMIDES?
R. A magnitude das pirâmides explica, em parte, o caráter divino que se atribuía aos faraós. Além de serem os principais governantes, chefes do exército, supremos sacerdotes e magistrados, eram considerados deuses ou filhos de deuses. Geralmente o faraó era associado ao deus-Sol, que possuía nomes variados, como Rá.
5. O QUE FOI O CÓDIGO DE HAMURABI?
R. Um conjunto de leis babilônicas antigas criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII a.C. Foi um código de leis destinado para todos as pessoas que residiam sob o governo do rei Hamurabi (ou Khammu-rabi, fundador do primeiro Império Babilônico, assumiu o poder em 1792 a.C., e reinou por mais de 40 anos). O Código de Hamurabi, continha 292 preceitos, é considerado um dos primeiros conjuntos de leis escritas a adotar o princípio Lei de talião. A lei de talião, do latim lex talionis (lex: lei e talio, de talis: tal, idêntico), também dita pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação. Esta lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente. Ou seja, para cada crime há um castigo de nível semelhante à sua gravidade. Ex.: Se uma casa desmoronasse, o arquiteto responsável pela construção era condenado à morte. Os honorários de um médico deviam considerar a condição social do enfermo, etc.
6. CITE ALGUMAS OBRAS MONUMENTAIS DO EGITO E DA MESOPOTÂMIA NA ANTIGUIDADE.
R.  No Egito temos é claro as 3 pirâmides de Gizé que foram construídas pelos faraós Khufu, Kafra e Menkaura entre os anos de 3.000 e 2.500 a.C., construídas como tumbas para os faraós. As mais famosas: QUÉOPS, QUÉFREN E MIQUERINOS; Os complexos dos templos De luxor e Karnac dedicados ao deus Amom-Rá, A grande esfinge de Gizé, o Templo de Abu Simbel construído pelo faraó Ramsés.
Arquitetura mesopotâmica: os ZIGURATES: TEMPLOS que podiam ter de dois a sete andares. O mais famoso, construído na Babilônia, em honra ao deus Marduk. Chamado de Etemananki, na língua suméria, e significa “fundação do Céu e da Terra”; na cidade da Babilônia, na Mesopotâmia, OS JARDINS SUSPENSOS.
7. POR QUE PODEMOS CONSIDERAR O ANTIGO IMPÉRIO PERSA O MAIS EXPANSIONISTA DENTRE TODOS OS IMPÉRIOS MILITARISTAS DO ORIENTE PRÓXIMO?
R. Devido suas estratégias de domínio político, militar e comercial. Em Meados do século VI a.C., coube a Ciro II liderar a expansão dos persas, vencendo os medas e conquistando a Babilônia, Síria, Palestina e os povos da Ásia Menor. Cambises II, sucessor de Ciro, comandou a expansão persa, conquistando o Egito, em 525 a.C. Dario I, no século IV a.C., conquistou a Anatólia e a Trácia. A leste, conquistou parte da Índia. A administração do império foi centralizada em Susa, mas se baseou nas satrapias, criadas por Dario I, províncias governadas por funcionários leais ao soberano, sátrapas. Para o abastecimento de gênero alimentícios, o deslocamento de tropas e o grande comércio, foram construídas estradas do Egito à Índia e à China. O comércio foi estimulado pela introdução do dárico, moeda de ouro.
8. EM QUAL FONTE DE ORIGEM HEBREIA ESTÃO NARRADOS A FUGA DO EGITO E O CATIVEIRO DA BABILÔNIA?
R. Na Bíblia Sagrada, no Antigo Testamento.
A FUGA DO EGITO: E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar, porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda. Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo. Êxodo 14:26-31
O CATIVEIRO DA BABILÔNIA, também considerado como Exílio, é a deportação em massa dos hebreus do Antigo Reino de Judá transferidos para a Babilônia, pelo então Rei Nabucodonosor. Era uma estratégia de guerra muito comum fazendo com que os exilados se desarticulassem e não causassem mais problemas de rebeldia. Foi assim que permaneceram no Reino de Judá apenas os velhos, aleijados e inúteis. Neste período Deus se utiliza de profetas como: Jeremias, Ezequiel e Daniel. A primeira deportação para a Babilônia acontece no ano de 598 a.C e o Rei Joaquim de Jerusalém se rendeu voluntariamente. Em 587 a.C acontece a segunda deportação em consequência da revolta de Judá e Jerusalém é destruída. Os historiadores confirmam que o cativeiro termina em 538 a.C. no primeiro ano do reinado de Ciro II, conquistando a cidade de Babilônia em 539 a.C. Ciro emite um decreto e autoriza o retorno dos hebreus para sua terra e permite que reconstruam o Templo de Jerusalém.
9. O QUE DISTINGUE O POVO HEBREU DOS DEMAIS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL?
R. O povo hebreu tinha como religião o judaísmo, o primeiro monoteísmo da história universal das religiões. A crença em um único Deus, invisível e indivisível (Yahvé, em hebraico), criador do mundo e de as coisas – os hebreus tinham a crença de serem eles o povo eleito, dentre todos os demais povos, para honrá-los.
10. O QUE DISTINGUE A ECONOMIA DOS FENÍCIOS EM RELAÇÃO AOS DEMAIS REINOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL?
R. A Grande Característica dos fenícios foi o comércio marítimo no Mediterrâneo, com intensa construção naval. Navios de cedro, madeira abundante na região, fizeram a glória do principal reino da Antiguidade oriental.


Fique por dentro:

                                                HASHEPSUT


          Hashepsut foi a primeira faraó (mulher) da história, conseguiu esse título após vencer muitos obstáculos. Após a morte de seu pai, o faraó Tutmés I, Hashepsut casou-se com seu meio-irmão, Tutmés II, com apenas 17 anos de idade. Depois de quatro anos seu marido e irmão faleceram, deixando como herdeiro do trono um filho que teve com uma concubina. Mas como o menino era muito jovem, Hashepsut assumiu o poder. Governou o Egito sozinha por 22 anos, na época o Estado era um dos mais ricos. Para permanecer no poder fez o uso da descendência de Tutmés I, a princípio não enfrentou objeções, já que Tutmés III (filho de Tutmés II) era muito jovem e não podia reinar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!