Existem vários locais no mundo que possuem estruturas construídas pelo homem que transmitem beleza e emoção. Cada estrutura representa algum fato histórico, esses também fazem parte da vida daqueles que as conhece, fazendo com que tais lugares sejam reconhecidos e se destaquem dos demais.
Prestes a conhecermos as sete maravilhas do mundo contemporâneo, apresentamos a seguir algumas estruturas que se destacam. São elas:
Cristo Redentor (Brasil): É uma estátua do Cristo com 38m de altura, localizado no topo do Corcovado, a 709m acima do nível do mar. Seu projeto foi sugerido pelo padre Pedro Maria Boss para presentear a Princesa Isabel em 1859, mas só foi iniciado em 1926. A inauguração do Cristo aconteceu dia 12 de outubro de 1931, sendo desde o início, símbolo da sua cidade-sede e, posteriormente, do seu país.
Castelo de Neuschwanstein (Alemanha): É um castelo alemão construído pelo rei Luís II da Baviera em 1869, em Schwangau. Pela sua bela construção e localização, inspira crianças e adultos à fantasia e imaginação.
Ópera de Sidney (Austrália): É o teatro mais marcante do mundo. Projetado por Jorn Utzon, começou a ser construído em 1959 e concluído em 1973. Contém cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e várias lojas.
Angkor (Ásia): É o monumento mais importante do Camboja, pois é o complexo do Império Khmer que dominou a região do século IX ao XV. Estende-se por cerca de 400 km², em meio à florestas no Lago Grande.
Estátuas da Ilha de Páscoa (Chile): Chamadas Moais, as estátuas com 25m de altura foram esculpidas nas pedras do Vulcão Rano Raraku. Sua origem ainda não foi descoberta, mas acredita-se em homens da Polinésia do século IV.
Grande Muralha da China (China): Construída inicialmente em 220 a.C., teve a finalidade de proteger o país dos ataques mongóis. Foi usado pedras de calcário, granito, tijolos e galhos em feixe para construí-la. Possui 7m de largura por 7,5 de altura.
Pirâmides de Gizé (Egito): Únicas sobreviventes das sete maravilhas antigas, resistem ao tempo e as alterações da natureza. Foram construídas em 2550 a.C. para servir os deuses.
Palácio de Alhambra (Espanha): Construído entre 1238 e 1354 numa área de 3 hectares da cidade de Granada, foi residência do rei Mohammed I. Mostra características da cultura mourisca.
Estátua da Liberdade (Estados Unidos): Localiza-se na entrada de Nova York. Foi dada pelos franceses quando os americanos venceram a guerra contra a Inglaterra. Foi feita por Frédéric Auguste Bartholdi que se inspirou na mãe para fazer a face da estátua que tem 46,5 m de altura e 158 t.
Kremlin e Praça Vermelha (Rússia): Localizado na cidade de Moscou, foi residência dos Czares até 1917. São o centro político e religioso do país. Foram construídos entre os séculos XIV e XVII.
Torre Eiffel (França): É um monumento localizado em Paris, é reconhecida como símbolo da França. Construída em 1889, tem 317m de altura e 10.000t.
Acrópole de Atenas (Grécia): É uma cidade alta localizada num topo plano de uma colina rochosa a 150m acima do nível do mar. Abriga o Partenon e o Erecteion, duas edificações do mundo antigo.
Taj Mahal (Índia): É um mausoléu localizado na cidade de Agra, foi construído em 1630 pelo imperador Shah Jahan em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, o monumento é de mármore branco, rodeado de jardins.
Coliseu (Itália): É um anfiteatro iniciado no ano 70 d.C., construído em mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo, localizado em Roma.
Templo de Kiyomizu (Japão): É um templo construído em Quioto em 794 d.C. Foi residência dos shoguns e dos imperadores do país.
Petra (Jordânia): É um enclave ocupado em 1.200 a.C. pelos Edomitas e fundado em 312 a.C. pelos Nabateus. O enclave possui túneis e câmaras de água.
Cidade-Mercado de Tombouctou (Mali): Era uma importante roda das caravanas árabes. Tais caravanas transformou-a em um dos locais mais ricos do mundo.
Pirâmide de Chichén Itzá (México): É uma ruína maia localizada em Yucatan. Acredita-se que foi construída em 435.
Basílica de Santa Sofia (Turquia): O filho de Constantino o Grande, Constantius, foi quem construiu a primeira grande igreja na cidade de Constantinopla, mas foi destruída durante a Revolta de Nika de 532. Sob a ordem do Imperador Justiniano I, o edifício foi reconstruído em sua forma atual em 537. Passando a ser a catedral de Constantinopla – atual Istambul, na Turquia.
Stonehenge ( Reino Unido): Começou a ser erguido por volta do ano 3000 a.C., mas só foi terminado aproximadamente 1400 anos mais tarde. Não se sabe a finalidade da construção e nem quem foi seu idealizador.
Santuário Histórico de Machu Picchu (Peru): Construído no século XV pelo imperador Pachacutec, era uma cidade que situava-se na montanha conhecida como Machu Picchu, no Planalto dos Andes. Após um surto de varíola e a derrota do Império Inca para os espanhóis, a cidade foi abandonada pelos incas. Por mais de três séculos foi considerada uma cidade “perdida”.
Aconteceu o evento com a empresa Nemopenword Foundation, mais especificamente dia 07 de Julho de 2007, onde as 7 maravilhas do mundo foram definidas.
O Cristo foi reconhecido e titúlado como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
As 7 maravilhas do mundo moderno:
Coliseu (Itália)
Coliseu: O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão do latim Coliseum, devido ao colosso de Nero, que ficava perto a edifícação.
Coliseu: O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão do latim Coliseum, devido ao colosso de Nero, que ficava perto a edifícação.
Chichén Itzá (México)
Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã. Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e económico da civilização maia.
Machu Picchu (Peru)
Machu Picchu, em quíchua Machu Pikchu, “velha montanha”, também chamada “cidade perdida dos Incas“, é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru.
Cristo Redentor (Brasil)
Machu Picchu, em quíchua Machu Pikchu, “velha montanha”, também chamada “cidade perdida dos Incas
Cristo Redentor (Brasil)
O Cristo Redentor é uma estátua localizada na cidade do Rio de Janeiro, a 709 metros acima do nível do mar, no morro do Corcovado. De seus 38 metros, oito estão no pedestal.
Muralha da China (China)
A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura dearquitectura militar construída durante a China Imperial.
A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura dearquitectura militar construída durante a China Imperial.
As Ruinas de Petra (Jordânia)
Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.
Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.
via Wikipedia
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo compoem uma lista com as mais famosas e importantes obras erguidas durante a Antiguidade Clássica.
A origem da lista é atribuída a um poema do poeta grego Antípatro de Sídon e a ideia deu tão certo que outras listas foram criadas desde a primeira.
Pirâmide de Quéops
Construída há mais de 4500 anos, também é conhecida como Grande Pirâmide de Gizé. A construção tem 147 metros de altura e foi considerada a maior construção feita pelo homem por mais de 4 mil anos. A maravilha foi criada como tumba para o faraó Khufu e se mantem firme até os dias de hoje, sendo a única maravilha do mundo que ainda existente.
Jardins suspensos da Babilônia
Construídos por volta de 600 a.C. às margens do rio Eufrates na região onde hoje fica o Iraque, os jardins suspensos são pouco conhecidos por não haver nenhum vestígio do monumento encontrado pelo homem. Acredita-se que o jardim era formado por seis montanhas artificiais feitas de tijolos de barro com terraços sobrepostos onde eram plantadas árvores e as mais variadas flores.
Estátua de Zeus em Olímpia
A estátua foi construída por volta do século V a.C. em homenagem a Zeus, um deus da mitologia grega. Feita em ouro e marfim, a escultura foi decorada com pedras preciosas e tinha cerca de 12 metros de altura. Acredita-se que a estátua tenha sido destruída em um terremoto no ano de 462 d.C.
Templo de Àrtemis em Éfeso
O templo foi construído para a deusa grega protetora dos animais e da caça, sendo considerado o maior templo do mundo antigo. Construída em 550 a.C. onde hoje fica a Turquia, a obra acabou se tornando atração turística de visitantes que entregavam oferendas à deusa. Acredita-se que o templo tenha sido destruído Heróstrato no ano de 356 a.C.
Mausoléu de Halicarnasso
Construído no ano de 353 a.C., o mausoléu teria sido feito a mando da rainha Artemísia II de Cária sobre os restos mortais de seu irmão e seu marido, o rei Mausolo. Para a sua projeção foram necessários dois arquitetos e quatro escultores. Inclusive a palavra “mausoléu” se originou do nome do rei.
Colosso de Rodes
O Colosso era uma estátua do deus grego Hélios que foi colocada na ilha de Rodes. Construída pelo escultor Carés de Lindos, ela possuía 30 metros de altura pesava setenta toneladas de bronze. A estátua foi projetada de modo que qualquer barco que entrasse na ilha passaria por debaixo das pernas do deus que segurava um farol para guiar as embarcações a noite. Acredita-se que um terremoto destruiu o colosso e o jogou no fundo da baía.
Construído no ano de 280 a.C. a mando de Ptolomeu I, era uma torre de mármore que ficava na ilha de Faros próximo ao porto de Alexandria. Do alto o farol podia ser visto a mais de 50 km de distancia graças ao jogo de espelhos que refletiam uma grande chama e guiavam os navios. Destruído no ano de 1375, o farol foi vítima de um terremoto e centenas de anos mais tarde suas ruinas foram encontradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!