Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sábado, 7 de abril de 2012

Moldávia







.


País latino da Europa do Leste. Com uma economia essencialmente rural, possui uma alta densidade populacional.  



Dados Básicos




População:4.434.547 (Dados de 2003)
Superfície: 33.843 km2
Densidade populacional: 130 hab./km2
CapitalKishinev (Chisinau)
Moeda: Leu Mondovo
Língua: Moldavo/Romeno (oficial), russo,ucraniano e (um dialecto Turco).
Religião: Cristãos Ortodoxos (95%).
Grupos étnicos: Os gaugazes (mais de 150 mil)  
Regime político: República
Economia: A economia da Moldávia assenta na agricultura, onde trabalha cerca de 40% da população activa.
Geografia: Região fértil do noroeste da Roménia, onde se erguem os cumes escarpados dos Cárpatos Orientais. Está localizada entre a Ucrânia e a Roménia.
Relações internacionais: membro do Conselho da Europa, CEI, EBRD, ONU e OSCE.
Principais cidades: Tiraspol, Tighina, Bălti, Camenca, Falesti, Rybnitsa,Cahu, Comrat, Leova, Orhei, Soroca, Lazo.
.
.
.
História

A Moldávia foi ocupada pelos romanos no séc.I d.C. e por povos eslavos nos séculos IX e X. Tornou-se num principado em 1359. Ao longo dos séculos esteve sob o domínio da Hungria, do Império Otomano (Turquia) (séc.XVI-XIX).Uma grande parte do território deste principado em 1812 foi anexado pela Rússia, com o nome de Bessarábia. Em 1862 a outra parte integrou-se na Roménia.
Na Bessarábia, em 1854, o russo tornou-se no idioma oficial, sendo o moldavo proibido na escolas. Em 1871 tornou-se numa região do Império Russo. A igreja da Bessarabia ficou na dependência do patriarca de Moscovo. 
Após a I Guerra Mundial, em 1918, a Bessarábia junta-se à Roménia, mas a Russia não desistiu da Moldávia. Em 1924 é criada a República Autónoma Soviética Socialista de Moldávia no interior da Ucrânia, com apenas 7.516 km² e menos de um terço de população moldava. Durante a II Guerra Mundial, em 1940, a Moldávia acaba por ser integrada na Ucrânia que então fazia parte da antiga União Soviética. Esta integração foi particularmente violenta
Na sequência da Queda do Muro de Berlim (1989), ressurge a questão da independência. Em 1991 a Moldávia torna-se num estado independente, o que desencadeou de imediato conflitos militares. Na primeira metade em 1992, fizeram 1000 mortos e 130.000 deslocados e refugiados, envolvendo as tropas russas que intervieram sob o pretexto de estarem a proteger a minoria russa. No ano seguinte, os moldavos recusam a proposta de reunificação com a Roménia.
.
Hino da Moldávia (adoptado em 1994)

LIMBA NOASTRĂ
Limba noastră-i o comoară
În adîncuri înfundată,
Un şirag de piatră rară
Pe moşie revărsată.
Limba noastră-i foc, ce arde
Într-un neam, ce fără veste
S-a trezit din somn de moarte,
Ca viteazul din poveste.
Limba noastră-i frunză verde,
Zbuciumul din codrii veşnici,
Nistrul lin, ce-n valuri pierde
Ai luceferilor sfeşnici.
Limba noastră-i limbă sfîntă,
Limba vechilor cazanii,
Care-o plîng şi care-o cîntă
Pe la vatra lor ţăranii.
Răsări-va o comoară
În adîncuri înfundată,
Un şirag de piatră rară
Pe moşie revărsată.
Tradução em português.

Cultura
Problemas Económicos e Sociais
..
Separatismo:
- Os gaugazes (cristãos ortodoxos turcos) lutam pela independência 
Transnitria (a amarelo no mapa)
.
- Os habitantes da Transnitria (margem esquerda do Rio Dniestre) lutam pela pela independência.

Dependência económica:
- A moldávia está totalmente dependente da Rússia e termos energéticos e económicos.
.
.
.
.
Fronteiras: cercada pela Romênia e Ucrânia



A Moldávia é um dos países mais subdesenvolvidos da Europa, apesar de seus desenvolvimentos econômicos recentes. A economia depende fortemente do tabaco, vinho, legumes e frutas. O país importa a maior parte de seus recursos energéticos, especialmente da Rússia. Os desafios enfrentados pela economia incluem um clima agrícola pobre, altos preços de combustíveis e a falta de investimento estrangeiro.


Indústrias: açúcar, petróleo vegetal, processamento de alimentos, maquinaria agrícola, equipamento de fundição, refrigeradores e freezers, máquinas de lavar, meias em geral, sapatos, têxteis

Índice de desemprego: 2,1%. Nota: aproximadamente 25% dos moldávios em idade produtiva estão empregados no exterior (2007).

População abaixo da linha de pobreza: 29,5% (2005).

Exportação: óleo, produtos alimentícios, têxteis, maquinaria.

Importação: produtos minerais e combustíveis, maquinaria e equipamento, químicos, têxteis.





Paerlamento moldavo reabre 6ª feira com situações por definir



Nas eleições do passado dia 29 de Julho, apesar de se manter como partido mais votado, com 45,1 % dos votos e 48 lugares no Parlamento, o Partido Comunista perdeu a maioria absoluta do parlamento que passou a ter a maioria de quatro partidos liberais e de direita.
Estes quatro partidos, que constituíram então a Aliança para a Integração Europeia (AIE), deixaram claro desde o encerramento das urnas que pretendiam unir esforços e afastar os comunistas do governo onde estiveram, por voto popular, desde 2001.
E estão a constituir novo governo, à porta fechada, com o objectivo de cortarem relações com a Rússia e optarem pela UE.
A oposição de então teve 50,7% e 53 lugares. Nas eleições de Abril de 2008, os comunistas tinham eleito 60 dos 101 deputados mas este parlamento acabou por ser dissolvido pelo Presidente Vladimir Voronin, também ele comunista, ter falhado por duas vezes o objectivo dedesignar o novo Presidente, proposto por Voronin, o qual não pode de novo candidatar-se por ter já cumprido dois mandatos consecutivos. Para garantir a sua eleição no Parlamento seriam necessários 61 votos e os comunistas e aliados só tinham 60…depois de realinhamentos oportunamente conseguidos pelos liberais. Depois das eleições de 2008, a oposição, com o apoio dos EUA e da UE, passou a uma ofensiva urbana, com incidentes de gravidade, incluindo a tentativa de assalto e incêndio do palácio presidencial, e os resultados em Julho deste ano inverteram posições.
A nova maioria não tem os 61 votos de que precisa para a questão presidencial e tem tentado atrair os comunistas para acordos institucionais para a formação dos órgãos do poder, com exclusão dos comunistas de funções executivas, o que não tem tido acolhimento da sua parte.
Os comunistas rejeitam cozinhados destes, até porque continuam a ser, de longe, o partido mais votado (o 2º partido mais votado dessa nova maioria teve 19%...).
Apesar de a AIE se reclamar de bloco coeso face a negociações com os comunistas, estes reafirmaram ontem, que no quadro parlamentar, cujas sessões se iniciam na próxima 6ª feira, fará contactos com cada um desses partidos individualmente, no sentido de encontrar caminhos que evitem a repetição de eleições antecipadas se o novo parlamento falhar 2 vezes, de novo, o apoio a um futuro presidente.
Nos meios políticos moldavos admite-se a possibilidade de o Partido Democrático, um desses quatro partidos, alinhar numa coligação de centro-esquerda com os comunistas.

Fonte: http://antreus.blogspot.com.br/2009/08/paerlamento-moldavo-reabre-2-feira-com.html
Site oficial da Moldavia: www.moldova.md

..Fonte: http://imigrantes.no.sapo.pt/page2moldavia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!