Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prof. Osmar Fernandes e o Gov. Beto Richa (Campanha)




Carlos Alberto Richa, conhecido como Beto Richa (Londrina, 29 de julho de 1965), é um político brasileiro. Atualmente é governador do Estado do Paraná.

Carlos Alberto Richa
56.º Governador do Paraná Paraná
Mandato1 de janeiro de 2011
em exercicio
Antecessor(a)Orlando Pessuti
Sucessor(a)_
Prefeito de Curitiba Bandeira de Curitiba.PNG
Mandato1 de janeiro de 2005
até 30 de março de 2010
Antecessor(a)Cassio Taniguchi
Sucessor(a)Luciano Ducci
Vice-prefeito de Curitiba Bandeira de Curitiba.PNG
Mandato1 de janeiro de 2001
até 31 de dezembro de 2004
Antecessor(a)Onaireves Moura
Sucessor(a)Luciano Ducci
Deputado estadual do Paraná Paraná
Mandato1 de janeiro de 1995
até 1 de janeiro de 1999
Vida
Nascimento29 de junho de 1965 (46 anos)
LondrinaParaná
Nacionalidade brasileiro(a)
PartidoPSDB
ProfissãoEngenheiro civil

Índice

  [esconder

[editar]Biografia

É filho de José Richa, ex-governador do Paraná (1983-1986), e de Arlete Vilela Richa.
Em Londrina iniciou os estudos do ensino fundamental na Escola Estadual Hugo Simas. Adolescente mudou-se para Curitiba, onde freqüentou o ensino médio no Colégio Bom Jesus. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Exerceu também dois mandatos como deputado estadual e ingressou na vida pública aos 29 anos.
Sua estréia na política foi em 1994, quando foi eleito deputado estadual com 22 mil votos. Quatro anos mais tarde, foi reeleito com o dobro dos votos. Durante dois mandatos na Assembléia Legislativa, Beto Richa apresentou grande número de projetos, muitos deles resultaram em leis que ajudaram a melhorar as condições de vida das famílias paranaenses. Algumas foram exemplares para o País, como a que garantiu indenizações às famílias de ex-presos políticos. Outra importante lei é a que obriga as instituições financeiras a instalar câmeras de filmagem e sistema de monitoramento nos caixas eletrônicos e manter um vigilante durante o período de funcionamento do serviço.
Também é da autoria de Beto Richa a lei que instituiu o Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas (Funpred). No seu segundo mandato na Assembléia Legislativa do Paraná, Beto Richa aprovou mais de 20 projetos já transformados em leis.

[editar]Vida pública

Sua primeira disputa eleitoral foi em 1992, sendo candidato a vereador em Curitiba peloPSDB, obtendo em sua primeira eleição 1.882 votos, com isso não conseguiu se eleger vereador faltando 240 votos e ficou como primeiro suplente do partido, na época com apenas 27 anos.
Foi eleito deputado estadual por dois mandatos, entre 1995 e 2000, quando passou à condição de vice-prefeito de Curitiba, durante o governo de Cássio Taniguchi.
Ainda como deputado, Beto Richa integrou as Comissões Permanentes daAssembléia Legislativa. Foi vice-presidente da Comissão de Finanças e membro das Comissões de Constituição e Justiça, Obras Públicas,Transportes e Comunicações, e de Direitos Humanos e da Cidadania. Foi suplente das Comissões de Turismo e Saúde Pública.
Reconhecido por diferentes grupos políticos, Beto Richa foi escolhido em 2000 para ser o candidato à vice-prefeito de Cassio Taniguchi. Eleito assumiu no primeiro ano de mandato a Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Atuando na Prefeitura, Beto Richa abriu as portas de seu gabinete à população curitibana, recebendo sugestões e ouvindo críticas de moradores dos 75 bairros.
Em 2002, candidatou-se ao Governo do Estado do Paraná pelo PSDB e obteve 888.796 votos, alcançando a terceira posição daquele pleito. No ano seguinte, reassumiu a vice-prefeitura de Curitiba.

[editar]Prefeitura de Curitiba

Em 2004, aos 39 anos, Richa derrotou o candidato do Partido dos TrabalhadoresÂngelo Vanhoni, na eleição municipal de Curitiba, elegendo-se prefeito com 494.440 mil votos, 54,78% do total.
Em sua primeira gestão, quando assumiu a frente executiva da prefeitura municipal, Beto aprofundou o acervo de políticas públicas dacidade, orientado pelo planejamento ambiental, e instaurou uma nova agenda, pautada na construção de convergências estruturais nas relações sociais, econômicas e culturais.
Ainda na primeira gestão, criou a Secretaria Antidrogas, que atua na prevenção e conscientização contra o tráfico e o consumo de drogas, através de programas dirigidos a jovens e adolescentes residentes nos bairros socialmente mais vulneráveis.
Em 2008, com a elevada aprovação dos curitibanos e com o apoio de lideranças importantes do Paraná, Beto Richa foi reeleito, ainda no primeiro turno, Prefeito de Curitiba, com mandato até 2012, com 778.514 votos, que equivale a 77,27% dos votos válidos, derrotando a Candidata do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann, que ficou com a segunda colocação com 18,17 % dos votos.
Esta nova hierarquia se rege pelo desenvolvimento sustentável e determinou uma série de investimentos em infra-estrutura social e urbana. Às regiões com os menores indicadores de desenvolvimento humano foram direcionados 70% dos recursos orçamentários, destacadamente nas áreas de educaçãosaúde, moradia popular, segurança alimentar, proteção social, transporte público e estrutura viária.
A prioridade no combate à exclusão foi harmonizada com o desenvolvimento econômico, assim como com a preservação ambiental.
Beto Richa intensificou o diálogo com a população, promovendo, em quatro anos, 245 audiências públicas – realizadas em todos os 75 bairros de Curitiba -, nas quais as comunidades organizadas puderam participar diretamente da definição do orçamento e dos programas e políticas públicas municipais.
Richa concluiu a primeira etapa da Linha Verde, obra viária de 9,2 quilômetros de extensão que integra a cidade, institui o sexto corredor de transporte público e estimula a criação de um novo eixo de desenvolvimento econômico. A obra, planejada por governos anteriores, foi executada por Beto Richa e custou aos cofres públicos 154 milhões de reais[1].

[editar]Governador do Paraná

Em 30 de março de 2010, renunciou o seu mandato na Prefeitura de Curitiba para poder concorrer ao Governo do Estado do Paraná[2] e em3 de outubro de 2010 foi eleito governador do estado, no primeiro turno[3].
Como governador, sofreu críticas por ter aumentado em até 500% a tarifa de serviços no Detran. Inicialmente alegou que o aumento seria um erro de digitação, mas depois o projeto foi aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador, com os valores alegados previamente como erros de digitação.[4].Também foi alvo de críticas por ter iniciado privatizações no estado por meio de Organizações Sociais, algo que prometeu que não faria durante a campanha.[5][6]

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!