Foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.
Falecimento: 16 de setembro de 1980, Genebra, Suíça.
Formação: Piaget terminou seus estudos universitários formado em Biologia pela Universidade de Neuchâtel, no ano de 1915; fez doutorado em Ciências Naturais na mesma instituição, no ano de 1918 e logo após foi morar em Zurique com o intuito de instruir-se na área de Psicologia.
Em 1924, casou-se com Valentine Châtenay, até então sua assessora, com quem teve três filhas, Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931); Piaget acompanhou a evolução mental de suas filhas e a expôs minuciosamente.
No ano de 1921, Eduardo Claparéde – psicólogo e diretor do Instituto Jean-Jacques Rosseau, em Genebra, destinado à preparação de docentes – admirado com uma matéria de Piaget a respeito da compreensão fácil, nítida e perfeita da criança, lhe convidou a trabalhar no instituto como pesquisador. Durante sua estadia no instituto editou, em 1923, sua primeira obra intitulada “A Linguagem e o Pensamento da Criança”.
Biólogo e epistemólogo, investigou o processo de construção de conhecimento e a estrutura lógica que estão na base da aprendizagem, sendo que nos últimos anos de sua vida centrou seus estudos no pensamento lógico matemático.
Muitos elementos são importantes neste processo de construção: aspecto cognitivo, moral, social, afetivo, a linguagem até que o indivíduo conquiste a autonomia moral e intelectual. O desenvolvimento das operações mentais no homem é um processo contínuo de trocas entre o sujeito e o meio que amplia simultaneamente seus esquemas mentais de simples para mais complexos. Este desenvolvimento está subordinado a um processo geral de equilíbrio / adaptação (equilibração progressiva), que envolve a assimilação e acomodação que possibilita o sujeito a responder os desafios diários do ambiente.
O eixo central é a interação entre o organismo e o meio, e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio. A adaptação que Piaget define é o próprio desenvolvimento da inteligência, e ocorre através da assimilação e acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando configurando os estágios de desenvolvimento.
O homem, por ser dotado de estruturas biológicas, herda uma forma de funcionamento intelectual, ou seja, uma maneira de interagir com o ambiente que o leva à construção de um conjunto de significados. A interação do sujeito com o meio permite a organização dos significados, marcando assim, diferentes estágios de desenvolvimento:
• Sensório motor (de 0 a 2 anos): evoluem de reflexos para ações prazerosas, é o início da linguagem e a criança conquista a percepção de si mesma e do mundo à sua volta;
• Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): grande conquista da linguagem e a construção da representação do mundo pelos símbolos, é egocêntrica e moralmente não se coloca no lugar do outro;
• Operatório concreto (dos 7 aos 11-12 anos): presença da reversibilidade das ações mentais, adquire a lógica nos processos mentais e discrimina objetos por diferenças e similaridades, uso de abstração empírica para a construção da abstração reflexiva;
• Operatório formal (a partir de 12 anos): o cognitivo avança para a vida adulta, pensamento lógico e dedutivo, raciocina sobre hipóteses.
Você, com certeza já ouviu falar nestes diferentes estágios, assim como, também sabe caracterizar cada um deles. Caso você tenha fragilidade neste conhecimento, recomenda-se que dê uma pausa e busque leituras complementares. Para atuar como psicopedagogo precisará ter uma compreensão mais detalhada a este respeito.
Segundo Goulart (1997), Piaget considera que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como:
• Maturação: crescimento e desenvolvimento biológico dos órgãos;
• Exercitação: funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos;
• Aprendizagem social: aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais;
• Equilibração: processo de autorregulação interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio, após cada desequilíbrio sofrido.
O indivíduo aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo.
Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele por um ato de bondade. Embora o foco de Piaget não tenha sido o educacional, suas ideias contribuíram para a compreensão de como a criança constrói o conhecimento. São elas:
• O objetivo de ensino deve se centrar na criança e nas atividades da mesma;
• A criança não deve aprender por repetição, mas por descobertas;
• A aprendizagem é um processo construído internamente, depende do nível de desenvolvimento do sujeito e é um processo de reorganização cognitiva;
• Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem;
• A interação social favorece a aprendizagem;
• As experiências de aprendizagem devem privilegiar a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vistas na busca conjunta do conhecimento e soluções;
• O princípio de autonomia se desenvolve juntamente com o processo de desenvolvimento da autoconsciência.
Em 1946, com o fim da guerra, Piaget tomou parte na fundação da UNESCO – Órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – ajudando na preparação de seu estatuto e atuando como membro do conselho executivo.
No ano de 1950 editou o primeiro resumo de seus princípios básicos e elementares do conhecimento denominado: “Introdução à Epistemologia Genética”.
Em 1952 foi nomeado professor na Sorbone, local em que trabalhou até 1963.
Os testes empregados por Piaget em crianças praticamente recém-nascidas, ocorridos no Centro Internacional por ele fundado em Genebra, comprovaram que as habilidades para o entendimento passam por uma série progressiva de transformações que levam em conta o progresso corpóreo da criança.
Piaget demarcou quatro etapas de evolução na forma de pensar das pessoas, que vão do começo da sua juventude até chegar ao seu desenvolvimento físico.
A primeira etapa já foi explicada acima, a “Sensório-motor”; O segundo estágio foi chamado de Pré-operacional, abrange dos dois aos sete anos; o terceiro estágio abrange dos sete aos doze anos e o quarto estágio pega dos doze anos até a idade adulta.
Observação:
Epistemólogo: Filósofo ou Indivíduo dedicado ao estudo do conhecimento e de todas as questões, dúvidas e conflitos inerentes ao mesmo; é aquele que estuda como o conhecimento é gerado.
"Como surgiu o universo, por exemplo, é uma questão do epistemólogo".
Observação:
Epistemólogo: Filósofo ou Indivíduo dedicado ao estudo do conhecimento e de todas as questões, dúvidas e conflitos inerentes ao mesmo; é aquele que estuda como o conhecimento é gerado.
"Como surgiu o universo, por exemplo, é uma questão do epistemólogo".
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