Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Moisés


 obras do artista renascentista Michelangelo.

Moisés; que significa tirado das águas; foi um líder religioso, legislador e profeta, a quem a autoria da Torá é tradicionalmente atribuída.
Nascimento: Terra de Gósen
Falecimento: Monte Nebo
Cônjuge: Zípora
Filhos: Gérson, Eliézer
Filiação: Joquebede, Anrão, Asiya, Bithiah
Irmãos: Aarão, Miriã

Livro do Êxodo apresenta a Genealogia de Moisés. (Ex 6,16-20 e 2,7).
          O texto do livro do Êxodo apresenta na arvore genealógica Anrão como sendo o pai de Moisés, neto de Coate e bisneto de Levi. A mãe de Moisés conforme o texto é Joquebede, sua tia, pois é irmã de Coate. Moisés era três anos mais novo do que o irmão Arão, sendo sua irmã Miriã com mais idade.

Seguindo o texto Bíblico de Ex 6,16-20 podemos montar esta árvore genealógica simplificada:

Levi (Ex 6,16 – Moisés é bisneto)

Gérson_________Coate (Moisés é neto)_______Merari (Ex 6,16)

Joquebede(Mãe) ----Anrão (Ex 6,20 seu Pai)____Jizar ____Hebrom______Uziel (Ex 6,17)

Miriã________Arão ________Moisés(Ex 6,20)

Gerson __________Eliezer (filhos de Moisés)

          Moisés viveu entre os anos de 1592 -1472 a.C. considerado profeta israelita, pertencente a tribo sacerdotal de Levi e considerado o autor da Bíblia Hebraica, correspondente aos 5 primeiros livros da Bíblia chamados também de Pentateuco. Para o povo Judeu é o mais importante líder religioso. O cristianismo também da mesma forma o destaca como um dos patriarcas bíblicos. Sua história e trajetória como grande líder vem descrita no Antigo Testamento.

Biografia de Moisés

     Moisés, segundo a Bíblia, foi um descendente dos hebreus que obediente a Deus teria libertado seu povo do cativeiro no Egito e liderado uma longa peregrinação até a terra de Canaã. Toda a vida de Moisés – seus atos, seus feitos, suas leis – é descrita em quatro livros do Pentateuco: Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio (segunda lei).
     Diz a Bíblia que algumas tribos nômades da Palestina abandonaram o solo semiárido daquela região e partiram para o Egito. Cegando lá, foram escravizados e submetidos a trabalhos forçados durante longos anos. No século XII a. C. a opressão chegou ao auge quando o Faraó mandou matar todos os filhos homens do povo de Israel, pois estavam se tornando mais numerosos que eles.
     Nessa época, um homem da tribo de Levi, que havia casado com uma mulher da mesma tribo, teve um filho que ao nascer foi escondido por três meses, e depois quando não pode mais escondê-lo, pegou uma cesta de papiro, colocou o filho e lançou entre os juncos na margem do rio Nilo. A criança foi resgatada por uma filha do Faraó, que devolveu para a mãe, que o amamentou e o criou. Quando cresceu, foi entregue de volta à filha do Faraó, que lhe deu o nome de Moisés, o educou como nobre, em ambiente palaciano.
     Passaram os anos e Moisés, que saiu para ver seus irmãos, choca-se com a opressão que sofriam. Os filhos de Israel clamavam e esse clamor chegou a Deus (Javé), que apareceu para Moisés, entregando-lhe o poder de salvar seu povo e torná-lo um grupo coeso e livre.
     Depois de relutar, Moisés aceitou sua missão e foi ter com o Faraó, que acreditando em Ra, não em Javé, não pretendia perder mão de obra tão abundante e qualificada como a dos hebreus. Diante da recusa, dez pragas convenceram o Faraó de que deveria consentir na partida dos seus escravos.
     Os filhos de Israel partiram do Egito em busca da liberdade. Sob a liderança de Moisés, os hebreus atravessaram o Mar Vermelho e penetraram no deserto rochoso que cobre a Península do Sinai a caminho de Canaã.
     Durante 40 anos, vagaram pelo deserto, até que morresse toda a geração escrava, para que só os nascidos na liberdade pudessem entrar na Terra Prometida. A Bíblia descreve minunciosamente a odisseia dos hebreus, fatos que iriam influenciar a humanidade por séculos.
     Ao chegarem ao Monte Sinai, Deus revelou-se ao povo que escolhera e entregou a Moisés as duas tábuas com os Dez Mandamentos e uma série de leis que passam a regular as relações entre os homens.
     Quando Moisés passou das planícies de Moab para o monte Nebo, até o cume do Faga, em frente a Jericó, Javé lhe mostrou toda a terra e falou: “Essa é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó, quando eu disse: Eu a darei à sua descendência. Eu estou lhe mostrando essa terra, mas você não atravessará até ela”. (Dt 34, 4).
     Moisés morreu antes de atravessar as fronteiras do solo prometido, tinha cento e vinte anos. Foi sepultado no vale, na terra de Moab, na frente de Bel-Fegor. “Os israelitas choraram por Moisés, nas estepes de Moab, durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés” (Dt 34, 8).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!