UM SOFRIMENTO INTENSO, MESMO ANTES DO INÍCIO DA HUMILHAÇÃO
Jesus tinha o peso do mundo sobre seus ombros. Mesmo antes de a crucificação começar, Ele mostrava claramente sintomas físicos de um intenso sofrimento. Na noite anterior à execução, seus discípulos dizem tê-lo visto em " agonia " no Monte das Oliveiras. Não só ficou sem dormir toda aquela noite, mas parecia também ter suado abundantemente.. Tanto era o estado de tensão, que pequenos vasos sangüíneos em suas glândulas sudoríparas se rompiam, derramando gotas vermelhas tão grandes que caíam ao solo (veja Lucas 22:44). Este sintoma de profunda ansiedade é chamadohematoidrose. (Saiba mais [in English]…)
Além disso, Jesus foi obrigado a carregar uma trave de madeira sobre a qual morreria. Imagine como seria carregar algo tão pesado nessas condições.
CRUCIFICAÇÃO
Ao ser pendurado completamente nu diante da multidão, a dor e o dano causado pela crucificação foi concebido para que fosse tão cruelmente intenso que alguém anelaria constantemente a morte, que poderia durar dias sem descanso algum.
Segundo o Dr. Frederick Zugibe, a perfuração do nervo médio das mãos por um cravo pode causar uma dor tão incrível que nem sequer a morfina ajudaria, uma dor intensa, ardente e horrível, como relâmpagos atravessando o braço até a medula espinhal. A ruptura do nervo plantar do pé com um cravo teria um efeito horrível e semelhante.
Ademais, a posição do corpo sobre uma cruz foi pensada para tornar a respiração algo extremamente difícil.
Frederick Farrar descreve o efeito torturador pretendido: "Pois de fato uma morte por crucificação parece incluir tudo aquilo que a dor e a morte podem ter de horrível e assustado - - vertigem, cãibras, sede, fome profunda, falta de sono, febre traumática, tétano, vergonha, zombaria diante do constrangimento da vítima, longa duração do tormento, medo do desenlace, gangrena de feridas expostas - tudo intensificado até o ponto em que pode ser suportado, mas não chegando até o ponto de dar á vítima o alívio da inconsciência.
Um médico chamou de "uma sinfonia da dor" produzida por cada movimento, com cada inspiração; mesmo uma pequena brisa na sua pele poderia causar uma dor intensa em nesse momento.
El médico examinador, Dr. Frederick Zugibe, crê que Cristo morreu de um colapso devido à perda de sangue e líquido, mais um choque traumático por seus ferimentos; além disso de uma colapso cardíacoque fez com que o coração de Cristo falhar.
À hora nona (no instante em que um cordeiro sacrificial era sacrificado diariamente no templo judeu), Jesus clamou em alta voz, dizendo: "Eli, Eli, lamá sabactâni?" que traduzido é: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" e expirou logo depois após ter dito “Está consumado.” Mais ou menos nessa hora se costumava tocar o chifre do cordeiro sacrificial do dia, anunciando que o sacerdote havia terminado o sacrifício do cordeiro pelos pecados de Israel. Também nesse momento, o espesso e grande véu queimpedia a visão do lugar Santíssimo se rasgou de alto a baixo. -Marcos 15:34 e Mateus 27:46 |
James Thompson acredita que Jesus não morreu de cansaço, nem dos golpes nem ainda pelas 3 horas de crucificação, mas que morreu por agonia da mente, devido ao rompimento do seu coração. Sua evidência vem do que aconteceu quando o soldado romano atravessou o lado esquerdo de Cristo. A lança liberou um corrimento repentino de sangue e água (João 19: 34). Isso não apenas prova que Jesus já havia morrido quando foi traspassado, como também o que Thompson crê, que isso é uma evidência de rompimento cardíaco. O renomado fisiólogo Samuel Houghton acredita que tão somente a combinação da crucificação com a ruptura do coração poderia efetuar esse resultado.Qualquer que fosse a causa final da morte de Cristo, no há dúvida de que foi dolorosa e indescritível.
Perto do fim, um criminoso junto a Ele caçoou dele, dizendo: "Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós outros." Pouco sabia este pecador que o homem a quem se dirigia foi crucificado ali voluntariamente. Estava falando ao nosso criador, capaz de desencadear todo o poder do universo e mais ainda, e salvar facilmente a si mesmo. Jesus permaneceu em sua agonia e vergonha, não porque era impotente, mas por seu incrível amor pela humanidade. Ele sofreu para providenciar o caminho necessário para a sua e a minha salvação.
Se deseja saber como ter uma relação pessoal com Cristo clique aqui…ou vá até a página Boas Novas, Jesus é a resposta para as suas perguntas? Ir
Pode ler um resumo ilustrado da vida e morte de Jesus (clique aqui). Ou melhor, comece do princípio da história divina para entender o que Deus tem feito e por quê Jesus morreu. Ir… (ChristianAnswers.Net/portuguese/godstory)
Preparamos muito mais informação e documentação acerca da vida, morte e ressurreição de Jesus em ChristianAnswers.Net/jesus (in English).
Para mais informação sobre a morte de Cristo, recomendamos "How Jesus Died: The Final 18 Hours," [Como Jesus Morreu: as 18 Horas Finais]," um vídeo cristão de meia hora de duração (em inglês). Esta obra informativa pode lhe ajudar e a outros a compreender o que Jesus sofreu para salvar-nos. Pode ser adquirida pela Internet. Ir… ou ligando para o número 800-332-2261 (USA) / 480-507-3621.
Você pode ler sobre a morte de Cristo em Mateus, Marcos, Lucas e João - cada um desses discípulos informaram o que aconteceu, com maior ou menor detalhe, dependendo de sua ênfase particular.
How Jesus Died: The Final 18 Hours35 min./Teen to Adult |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!