Trabalhando

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Sessão da Câmara Municipal

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina-Copagra / Jornal


          No início dos anos sessenta, o café era o ouro verde no extremo noroeste do Estado do Paraná, atraindo inúmeros imigrantes de todos os cantos do país.
      
          Apesar dessa riqueza toda, a precariedade das estradas e o distanciamento das indústrias, prejudicavam a viabilidade econômica de nossas propriedades, tendo em vista a perniciosa atuação de intermediários cuja aquisição da produção agrícola lhes rendia vultosos lucros à custa do trabalho árduo e honesto dos nossos produtores. Inconformados com aquela situação, em 18 de novembro de 1962, 39 produtores de Nova Londrina, incentivados pelo líder cooperativista, Leonardo Spadini, fundaram a COPAGRA - Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina. O primeiro investimento foi a implantação de uma máquina de beneficiamento de café.
          O café além de grande gerador de riquezas foi também o inspirador do cooperativismo regional. O ciclo do café impulsionou a agregação de novos associados e proporcionou a expansão da área de ação da Copagra para diversos municípios da região. A expansão dos negócios da cooperativa obedecia a uma evolução contínua e promissora para todos os associados e com grandes reflexos em toda a sociedade. Nos áureos tempos a produção recebida pela Copagra chegava a 200 mil sacas de café beneficiado por ano. Solidificava-se a partir daí uma eficiente infraestrutura para recebimento, benefício, armazenagem e comercialização da produção.
          No final da década de sessenta a linha de negócios da Copagra abria espaço para mais um produto de grande importância para sua história: o algodão. O ciclo do algodão na Copagra se deu após a implantação da primeira usina de beneficiamento, em Nova Londrina, em 1968, e posteriormente em Naviraí, Mato do Grosso do Sul, Querência do Norte, Paraná e, mais tarde, em Glória de Dourados, também no Mato Grosso do Sul. A produção recebida e beneficiada chegava ao volume de três milhões de arrobas de algodão em caroço por ano. Por vários anos o algodão representou boa parte do faturamento geral da cooperativa. Durante este período a Copagra chegou a contar com 05 entrepostos no Estado do Mato Grosso do Sul, 01 entrepostos no Estado do de São Paulo e 07 entrepostos no Estado do Paraná.
          Com o agravamento da crise econômica brasileira, a partir da década de 90, graves reflexos sombrearam todo o setor agropecuário nacional. A agricultura mergulhou numa de suas mais sérias e duradouras crises. Repensar os destinos da cooperativa passava por um exercício de extrema sensibilidade administrativa, cuja razão deveria predominar incontestavelmente sobre a emoção da história. Administrar a crise, salvaguardar o patrimônio coletivo e buscar novas alternativas eram as grandes diretrizes do planejamento a ser implantado. Hoje a Copagra retoma o caminho da prosperidade através da modernização do modelo de gestão, investimento no capital humano, planejamento estratégico de atividades e um plano de desenvolvimento econômico sustentado.
          A definição das linhas de negócios da cooperativa contempla a cana de açúcar para produção de álcool anidro, álcool hidratado, álcool industrial e futuramente o açúcar; mandioca, para a produção de fécula e amidos modificados; café, arroz, soja, milho, algodão, leite e laranja. Todas elas alicerçadas pelo fornecimento de insumos agropecuários, assistência técnica, agronômica e veterinária, e, recebimento, e comercialização da produção, tendo como enfoque principal o desenvolvimento sustentável da comunidade cooperativada, cujo fundamento é a pessoa do homem-associado.

Gestores que fizeram história:



Gestão: 1962 a 1965
Presidente - Fioravante José Montanher
Vice-Presidente – Leonardo Spadini
Secretário: Nelson Canhete Postigo



Gestão: 1965 a 1967
Presidente: Octavio de Paoli
Vice-Presidente: Leonardo Spadini
Secretários: Nelson Canhete Postigo, João Soares Fragoso, Waldir Antonio Caresia e Eugênio Schulz.



Gestões: 1967 a 1977
Presidente: Akira Kamitani
Vice-Presidente: Leonardo Spadini, Olivier Grendene, Luiz Paviani e Itio Kondo.
Secretários: Luiz Paviani, Pedro Paulo de Melo e Luiz Renato Libanori.



Gestão: 1977 a 1979
Presidente: Sady Paviani
Vice-Presidente: Alfeu Franco Furtado
Secretário: Pedro Paulo de Melo.



Gestão: 1979 a 1980
Presidente: Alfeu Franco Furtado
Vice-Presidente: Ítalo Calligher
Secretário: José de Ângelo



Gestões: 1980 a 1982/ 1983 a 1985/ 1986 a 1988/ 1989 a 1991/ 1992 a 1995
Presidente: Dr. Olivier Grendene
Vice-Presidentes: José Bolivar Garcia Lellis, Darci Bertasi, Bento Somenzari e Valdir José Veit
Secretários: Jacinto Romão, Salim Zaidan, Bento Somenzari, Darci Bertasi, Valdir José Veit e Manoel Bono Belascuzas.

Dr. Olivier:
Um homem predestinado a liderar, plantar sementes, administrar conflitos e mostrar caminhos. Uma História para ser contada num livro de lições de Vida”.
Repertório Biográfico
História e Vida:

Profissão: Médico; Filósofo; Agropecuarista e Cooperativista.
Escolaridade: Filosofia (1949) e Medicina (1951) – Porto Alegre/RS.
Nascimento: 02 de fevereiro de 1926 – Farroupilha/RS.
Falecimento: 03 de outubro de 2004 – NOVA LONDRINA/PR
Filiação: Antonio Grendene e Albertina Rodrigues Grendene.
Cônjuge: Verônica Ribas Grendene.
Filhos: Silvana, Paulo Antonio; Marco Antonio; Rosana; Paula; Lizandra e Dalva.
Mandatos Eletivos: Vereador gestão 06/01/1960 a 06/01/1964, eleito com 252 votos pelo Partido Social Democrático (PSD); 3º Prefeito de Nova Londrina/PR, gestão 06/01/1964 a 31/01/1969 (5 anos e 25 dias de mandato), eleito com 2.604 votos pelo Partido Democrata Cristão (PDC).
Outros Mandados: Líder Estudantil em 1949 - Porto Alegre/RS; Líder Cooperativista na Cidade e Comarca de Nova Londrina/PR; Diretor Vice-Presidente da Copagra - 1968 a 1973; Diretor Presidente da Copagra (Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense), gestões 1980-1982/ 1983-1985/ 1986-1988/ 1989-1991 e 1992 a 1994.
Filiações Partidárias: Partido Social Democrático (PSD) e Partido Democrata Cristão (PDC).
Atividades Partidárias: Membro efetivo dos partidos PSD e PDC.
Cargos Públicos: Médico do Posto de Higiene no Distrito de Nova Londrina (Nomeado pelo Prefeito de Paranavaí, Dr. José Vaz de Carvalho, gestão: 1952 a 1956), ocupando essa pasta de 1955 a 1983; Vereador e Prefeito do Município de Nova Londrina, Estado do Paraná.
Outras Atividades: Um dos Fundadores da Copagra e do Sicredi.

Em sua homengam: Reserva ambiental da Copagra ganha o seu nome - "Dr. Olivier Grendene".

Colaboração e fonte: Marco Antonio Grendene (Filho)



Gestões: 1995 a 1997 e 1998 a 2000
Presidente: Ivan Chiamulera
Vice-Presidentes: Nelson Bono Maior e Arno Ravache Junior
Secretários: Arno Ravache Junior e Miguel Rubens Tranin



Gestões: 2001 a 2003/ 2004 a 2006 e 2007 a 2010
Presidente: Miguel Rubens Tranin
Vice-Presidente: Arno Ravache Junior
Secretário: Jair São João

A eleição de 11 de março de 2011

          A última sexta-feira, dia 11, foi um dia importante para os municípios de Marilena, Terra Rica, Loanda, Santa Cruz de Monte Castelo, Querência do Norte, Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná e Nova Londrina, com a eleição do novo presidente da Copagra. O advogado Jonas Kondo foi eleito presidente da Cooperativa, com uma diferença de 2 votos. O deputado estadual Teruo Kato acompanhou o processo eleitoral.
          A cooperativa que possui 900 associados diretos e mais de 2.500 indiretos, reuniu aproximadamente 1.000 pessoas para eleição. O Deputado Teruo Kato acompanhou o processo eleitoral da Copagra onde teve a oportunidade de conversar com vários dos associados, ouvir seus anseios e expectativas com relação ao mercado. “É importante que todos participem, aqui as pessoas participam, trazem suas famílias, se envolvem num processo que é de interesse de todos”, disse o parlamentar.
     A chapa vencedora “Novos Rumos” recebeu 287 votos, contra 285 da “COPAGRA Unida”, encabeçada por Miguel Tranin que concorria à reeleição. Votos em branco e nulos somaram 18.

Diretor presidente
Jonas Keiti Kondo - Nova Londrina

Diretor Vice-presidente
Osvaldo Zanqueta - Terra Rica

Diretor Secretário
Ricardo Mendes dos Santos - Nova Londrina

Diretores Conselheiros:

Pascoal Pilotti - Loanda
Valdecir José Pereira - Santa Isabel do Ivaí
Geraldo Fernandes Martins - Santa Cruz de Monte Castelo
Amauri Sposito - Querência do Norte
Wlademir Gomes da Penna - Terra Rica
Ricardo Tadeu Giacobbo - Marilena

Conselho Fiscal:
Efetivos:
 
Sérgio Henrique dos Reis;
Amilcar Woehl;
José Lopes Pires.

Suplentes:

Noêmia de Souza;
Elizio Nunes;
Manoel Fernandes Guedes.


Gestão 2015/2018 (chapa única)

Diretor-presidente, Jonas Keiti Kondo; 
diretor vice-presidente, Osvaldo Zanqueta; 
diretor secretário, Ricardo Mendes dos Santos 

Diretores Conselheiros: Valdecir J. Pereira, Pascoal Pilotti, Jaime Pedersoli, Marcos Favoretto, Juçana A. Farina e Geraldo F. Martins. 

Houve ainda a eleição do Conselho Fiscal para a gestão 2015/2016, também com chapa única, ficaram empossados os seguintes membros: Marcos M. Onishi, Fernando H. dos Santos Guedes, Daniel Benvenutti, Sebastião F. de Andrade, Vilmar K. Leite e João Pomaro.

COPAGRA: Cooperativa reúne cooperados para prestação de contas / Terça, 10 Março 2015 13:08
A Copagra – Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense realizou, na última sexta-feira (06/03), em Nova Londrina, sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) para prestação de contas do exercício de 2014 e eleição do Conselho de Administração para a gestão 2015/2018, além de eleição do Conselho Fiscal para a gestão 2015/2016. Cerca de 400 cooperados participaram da reunião.
Mesa diretora– A AGO também foi prestigiada por algumas autoridades que foram convidadas a compor a mesa diretora, como: o gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema Ocepar, Leonardo Boesche; o presidente da Confepar, Renato Beleze; o gerente de Negócios da Cocamar, Márcio Kloster; o presidente do Sicredi Rio Paraná, Jorge Bezerra Guedes; o vice-presidente de Nova Londrina, Otávio Grendene Bono e o vice-prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Francisco Boni.
Apresentações - O vice-presidente da Copagra, Osvaldo Zanqueta, e o diretor-secretário da Copagra, Ricardo Mendes dos Santos, fizeram a apresentação do relatório de gestão referente ao exercício de 2014. Em seguida, o gerente contábil da Copagra, José Carlos Mioto, apresentou o Balanço Patrimonial e as Demonstrações Contábeis referentes ao exercício de 2014. Dando sequência, o diretor vice-presidente da Copagra fez também a apresentação do Plano de Atividades e da Previsão Orçamentária para o exercício de 2015.
Aprovação unânime- Submetidos à votação, tanto o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e as Demonstrações Contábeis referentes ao exercício de 2014, além do Plano de Atividades e da Previsão Orçamentária para 2015 e os demais itens constantes no Edital de Convocação, foram aprovados por unanimidade pela Assembleia Geral Ordinária.
Eleição - Na ocasião, também foi realizada a eleição do Conselho de Administração para a gestão 2015/2018, por ter sido inscrita apenas uma chapa junto à secretaria da cooperativa, a atual diretoria executiva da Copagra foi reeleita por unanimidade. 
A chapa reeleita ficou composta da seguinte forma: diretor-presidente, Jonas Keiti Kondo; diretor vice-presidente, Osvaldo Zanqueta; diretor secretário, Ricardo Mendes dos Santos – Diretores Conselheiros: Valdecir J. Pereira, Pascoal Pilotti, Jaime Pedersoli, Marcos Favoretto, Juçana A. Farina e Geraldo F. Martins. Houve ainda a eleição do Conselho Fiscal para a gestão 2015/2016, também com chapa única, ficaram empossados os seguintes membros: Marcos M. Onishi, Fernando H. dos Santos Guedes, Daniel Benvenutti, Sebastião F. de Andrade, Vilmar K. Leite e João Pomaro.
Agradecimento - O diretor-presidente da Copagra, Jonas Keiti Kondo, agradeceu a presença de todos e falou sobre os primeiros quatro anos de gestão, entre 2011/2014, onde a cooperativa passou por vários percalços para superar o seu endividamento de vários anos anteriores, endividamento esse que tirava o sono dos cooperados.  Segundo o presidente, para fazer o saneamento das dividas foi necessário proceder a venda da Destilaria de Álcool, mas somente a venda desse ativo não foi suficiente para sanar todas as dívidas da Copagra, várias outras ações tiveram que ser tomadas em conjunto, entre diretoria, cooperados e colaboradores.
Prova - “Muitos diziam que com a venda da Destilaria, a Copagra fatalmente não sobreviveria mas durante essa gestão ficou provado que, mesmo sem a Destilaria, a  cooperativa sobrevive e bem, faturando mais e investindo em torno de R$ 40 milhões no período, o que ficou provado pelos números apresentados, em que em nenhum ano da atual gestão o faturamento foi menor do que o encontrado em 2010, de R$ 139 milhões, mesmo com a venda da destilaria”, afirmou.
Investimentos - “Além disso, foi montada uma nova fecularia, dobrando a sua capacidade de moagem. A indústria de arroz também foi substituída por uma nova, multiplicando em várias vezes a sua produção. Houve a implantação de novos silos, que dobrou também a capacidade de recebimento de grãos. Também foram reformados todos os auto postos e o mesmo vem ocorrendo em relação as unidades de  lojas para venda de insumos. O recebimento de leite, milho e arroz foi multiplicado por três, ou seja, tudo isso ocorreu graças a um milagre divino (já que jamais se imaginava o saneamento em tão pouco tempo de administração), a confiança depositada pelas instituições financeiras, à maior entrega de produção por parte dos cooperados, ao comprometimento dos cooperados e colaboradores com a causa da Copagra”, frisou Jonas Kondo. (Imprensa Copagra)
Fonte: http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/102869-copagra-cooperativa-reune-cooperados-para-prestacao-de-contas

Diário do Noroeste
LIQUIDAÇÃO
Cooperados decidem o destino da Copagra, de Nova Londrina
16/10/18 00:00:00 - Região > Nova Londrina

          Está marcada para 9h de hoje, a Assembleia Geral Extraordinária convocada pela diretoria da Cooperativa Agroindustrial do Noroeste do Paraná (Copagra). Entre as pautas da Assembleia estão a liquidação e dissolução da cooperativa. Durante a Assembleia também deve ser votada a autorização para a alienação de bens e imóveis da cooperativa, além da autorização para alienação ou doação de bens para quitação do pagamento dos demais imóveis pertencentes à Copagra. Caso seja aprovada a liquidação da Cooperativa, também irá para a votação a nomeação de um responsável pela liquidação, de acordo com o Estatuto Social.
          Os cooperados também devem eleger um novo Conselho Fiscal composto por três associados, para acompanhar o processo de liquidação da empresa. Ainda faz parte da ordem do dia da Assembleia a votação para estabelecer os honorários do responsável pela liquidação da Cooperativa e do novo Conselho Fiscal. A Assembleia de hoje será realizada na área de treinamento da cooperativa, que fica anexo à sede administrativa.
Fonte:http://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/regiao/nova-londrina/98498-cooperados-decidem-o-destino-da-copagra--de-nova-londrina
FIM DA COPAGRA
Publicado em 17 de outubro de 2018 (Blog do Taturana)

          Centenas de associados ouviram perplexos, numa assembleia, que deveria ser igual a todas que aconteceram anualmente durante décadas, nesta terça feira, (16) o anúncio, pela diretoria, da a liquidação e diluição da Cooperativa Agropecuária Noroeste Paranaense. As primeiras informações são que a COCAMAR estaria assumindo alguns entrepostos da Copagra, que dentro de um mês completaria 56 anos de existência.

Fonte: http://taturana.blog.br/?p=35336

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