Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sábado, 7 de julho de 2018

Dom Frei Wilmar Santin - bispo da prelazia de Itaituba-PA


“Peço a todos que rezem por mim para que eu viva no espírito das Bem Aventuranças e assim ser Sal e Luz no exercício do ministério como Bispo”. (Dom Frei Wilmar Santin).

Bento XVI nomeia carmelita paranaense como novo bispo da prelazia de Itaituba

VATICANO, 09 Dez. 10 / 01:43 pm (ACI).- O Vaticano informou que Bento XVInomeou, nesta quarta-feira, 8, o reverendo frei Wilmar Santin, da Ordem dos Carmelitas, como novo bispo da prelazia de Itaituba (PA). Ele sucederá a Dom frei Capistrano Francisco Heim, que apresentou seu pedido de renúncia e foi aceito pelo pontífice, por atingir o limite de idade, conforme o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico.

Segundo a nota da CNBB, atualmente frei Wilmar é vigário das paróquias São Lázaro e Coração Imaculado de Maria e professor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia, em Manaus (AM). O futuro bispo nasceu em outubro de 1952, em Nova Londrina (PR). Foi aluno da primeira turma do Seminário São João da Cruz, da cidade de Paranavaí (PR). Em 1972 fez o noviciato em Curitiba (PR). Lá cursou Filosofia e Teologia. É mestre e doutor em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Em 2005 foi nomeado Prior do Colégio Internacional Santo Alberto, dos padres Carmelitas, em Roma. No ano de 2008, frei Wilmar Santin retornou ao Brasil, no qual foi designado para a nova comunidade carmelita em Manaus.

Como bispo prelado de Itaituba, uma zona que possui uma área 175,369 Km2 e uma população de 203,700 pessoas, Dom Santin contará com a ajuda de 16 sacerdotes e 26 religiosos para atender os 194,500 católicos que aí vivem.

Fonte: 
https://www.acidigital.com/noticias/bento-xvi-nomeia-carmelita-paranaense-como-novo-bispo-da-prelazia-de-itaituba-30794

 Grande público e emoção marcam a ordenação de Dom Frei Wilmar Santin
Navegantes SC, Domingo, 27 de março de 2011

          Um grande público, uma cerimônia inédita na cidade e muita emoção. Esses foram alguns dos ingredientes que marcaram a ordenação episcopal de Dom Frei Wilmar Santin, o primeiro bispo nascido na Diocese de Paranavaí. O Ginásio de Esportes Noroestão ficou lotado para o evento que contou com a presença de pelo menos quinze bispos e religiosos de todo o país. Ao se dirigir pela primeira vez aos fiéis na condição de bispo, Santin pediu: rezem por mim.

          A cerimônia de ordenação foi presidida pelo bispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto. Também como bispos ordenantes, participaram da celebração Dom Frei Paulo Cordeiro da Silva, de Petrolina – Pernambuco, além do bispo de São Gabriel da Cachoeira – Amazonas, Dom Edson Tascheto Damian.

          Dom Pedro Fedalto presidiu a cerimônia a pedido de Santin, já que foi o bispo com quem trabalhou por mais tempo – cerca de 17 anos. Durante o evento religioso, Fedalto relembrou as funções do episcopado e desejou êxito ao novo bispo. Citou os desafios que virão, já que Santin vai assumir a Prelazia de Itaituba – Pará, uma área de mais de 252 quilômetros quadrados e cerca de 260 mil habitantes.

          Prior Geral da Ordem Carmelitana, Frei Fernando Millán Romeral veio da Alemanha especialmente para participar da ordenação. Ele falou da felicidade de todos os carmelitas com o novo chamado para Dom Wilmar Santin. Fez um breve relato dos trabalhos do religioso e reiterou a confiança na nova empreitada de dirigir a Prelazia de Itaituba.

          Provincial da Província da Alemanha, frei Dieter Lanker destacou o empenho do novo bispo em manter os laços com a irmandade carmelita. Ao desejar felicidade na missão em Itaituba, Maravi fez uma menção aos 50 anos da primeira comunhão de Santin, completados no último sábado, data escolhida para a ordenação.

          Primeiro bispo e atual bispo emérito da Prelazia de Itaituba, Dom Capistrano Hein também participou da cerimônia em Paranavaí. Ele se revelou feliz e afirmou que o povo aguarda o seu novo bispo de braços abertos. Adiantou que se trata de uma comunidade acolhedora. A posse será na Catedral, dia 10 de abril. Dom Capistrano trabalhou em Itaituba por 22anos.

          Mensagem dos fiéis de Paranavaí – Em nome da comunidade paranavaiense falou o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia São Sebastião, Luiz Prando. Ele citou conquistas importantes viabilizadas pelo Frei Wilmar Santin nos anos em que trabalhou na cidade. Apontou a fundação da Pastoral da Criança, que foi a terceira no Brasil.

          Hoje a Pastoral está presente em 30 paróquias e três capelas, atendendo 147 comunidades da região Noroeste. Por fim, lembrou que os novos desafios trazem ansiedade e medo, mas sugeriu força, lembrando que “Deus está contigo e vamos rezar por você”.

          O prefeito Rogério Lorenzetti falou da alegria paranavaiense pela ordenação. Para ele, um reconhecimento ao então Frei Wilmar, que fez uma série incontável de amigos na cidade, além da competência no exercício pastoral. Lorenzetti também lembrou a presença marcante da Igreja em Paranavaí, cuja história se confunde com a história da cidade. Citou obras importantes da Igreja, especialmente na educação. Mais uma vez Wilmar Santin dará a reposta que a Igreja espera, previu, reiterando votos de felicidade neste novo momento.

          Em nome da família falou o irmão do novo bispo, Valter Santin. Ele optou por relembrar a convivência familiar. De forma descontraída, narrou o “embate” entre irmãos mais velhos para convencer os mais jovens a torcer pelos times do coração. Wilmar é o quarto de uma família de nove irmãos. Virou palmeirense.

O pronunciamento do novo Bispo

          No seu primeiro discurso como bispo, Frei Wilmar Santin iniciou homenageando a mãe, dona Ester Maria Santin. Lembrou que ela o colocou no caminho da Igreja, incentivando e ensinando a rezar. Estendeu agradecimentos ao pai Arlindo (já falecido) e a outros familiares também com laços na Igreja.

          Chamado à vocação desde cedo, Santin entrou no seminário com apenas onze anos, onde viveu “uma ótima infância e adolescência”. Já no exercício pastoral, se recorda de quando assumiu a Paróquia São Sebastião, em 1985, substituindo o então Frei Alberto, hoje bispo emérito de Dourados, atualmente hospitalizado na Alemanha com sérios problemas de saúde. O desafio foi enorme, recorda, já que o antecessor deixou uma grande ficha de serviços restados. Aproveitou para fazer um balanço sobre os locais onde trabalhou, destacando a Vila Fani em Curitiba, o período em Roma e as atividades na Amazônia (Manaus).

          Ele antecipou que pretende dar continuidade ao trabalho de dom Capistrano. Como grande desafio, citou a constituição do clero próprio, dos agentes pastorais e fortalecimento das comunidades. Aliás, requisitos para que a Prelazia se torne Diocese (Prelazia é considerada uma Diocese em formação).

          O religioso afirmou que vai para Itaituba sem um projeto, pois pretende aprender com a comunidade e, a partir daí, estabelecer metas. Fomentar a vocação será um dos itens trabalhados, antecipa, já que há falta de padres na região.

          Sobre a nova ordenação, Santin afirmou que não encara como uma promoção. Por isso, mantém que a sua maior emoção foi quando se tornou padre, há 31 anos. “Não subi de cargo, apenas tenho uma nova missão dada pelo Papa Bento 16”, assinala. Ele fez uma série de agradecimentos, incluindo os religiosos que participaram da celebração, bem como os fiéis das diversas paróquias e dioceses. Por fim, um pedido: “Rezem por mim”.

          Além dos bispos ordenantes, também estiveram em Paranavaí, as lideranças: Dom Antonio Muniz Fernandes – arcebispo de Maceió; Dom Anuar Battisti – arbebispo de Maringá; Dom Orlando Brandes – arcebispo de Londrina; Dom Juarez Souza e Silva – bispo de Oeiras no Piauí; Dom Bernardo Johannes Bahlmann – bispo de Óbidos no Pará; Dom Flávio Giovenale – bispo de Abaetetuba no Pará; Dom Celso Antonio Marchioni – bispo de Apucarana; Dom João Mamede Filho – bispo de Umuarama; Dom Sérgio Braschi – Bispo de Ponta Grossa; Dom Mário Antônio da Silva – bispo auxiliar de Manaus; Néri Tondello – bispo de Juíza no Mato Grosso. Também prestigiaram os freis: Christian Koener, vice-prior geral dos Carmelitas, e frei Raúl Maravím conselheiro geral das Américas.

O brasão episcopal

          Trata-se de um emblema utilizado pela Igreja Católica para identificar cada bispo, suas inspirações pessoais, os aspectos de sua espiritualidade em seu modo de evangelizar. Dom Frei Wilmar Santin adotou o lema episcopal “Ser Sal e Luz”, que faz parte no Evangelho de Mateus, do Sermão da Montanha. E finaliza o religioso: “Peço a todos que rezem por mim para que eu viva no espírito das Bem Aventuranças e assim ser Sal e Luz no exercício do ministério como Bispo”.
Fonte: Diário do Noroeste 22/03/2011, página 12.

DOM WILMAR SANTIN RECEBE CARTA DO PAPA FRANCISCO

          O Bispo Prelado de Itaituba, Dom Wilmar Santin, recebeu no último dia 30 de outubro uma correspondência muito especial vinda diretamente de Roma. Trata-se de um texto redigido e assinado pelo Papa Francisco em resposta a outra carta deixada por Dom Wilmar em Roma, no dia 04 de setembro deste ano. Na ocasião, o prelado almoçou conversou com o Santo Padre acerca dos desafios da missão evangelizadora em sua Igreja local, bem como destacou as iniciativas em prol da dignidade humana, sobretudo dos indígenas.

Bispo Frei Wilmar Santin com o Papa Francisco.
          O Santo Padre encerra a carta agradecendo as orações pelo seu ministério e também confiando todos os fiéis da Prelazia de Itaituba à proteção de Nossa Senhora Aparecida.

Confira a carta:

  • História da Prelazia de Itaituba

  •  25 de Agosto de 2015
A prelazia de Itaituba foi erigida pela Bula Pontifícia, do Papa João Paulo II,“De peramplis quidem” em 06 de julho de l988. Na mesma data, o Santo Padre elegeu o franciscano Frei Capistrano Francisco Heim, OFM como seu primeiro Bispo. A Prelazia de Itaituba foi desmembrada do território da Diocese de Santarém, PA.

O TERRITÓRIO

O território da Prelazia de Itaituba abrangia uma área de 175.365 km2, dividO território da Prelazia de Itaitubaida em apenas dois municípios – o enorme município de Itaituba, e o bem menor município de Rurópolis. Posteriormente, em l992, o então município de Itaituba foi dividido em mais três municípios: Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga. Com esta divisão, a Prelazia, desde 1992, abrange cinco municípios: Itaituba, Rurópolis, Novo Progresso, Trairão e Jacareacanga. Por um acordo entre os Bispos Dom Capistrano de Itaituba e Dom Erwin Kräutler da Prelazia do Xingu, o distrito de Castelos de Sonhos – pertencente ao município de Altamira – passou a ser atendido pastoralmente pelos padres de Novo Progresso.
Em fevereiro de 2012, os bispos Dom Erwin da Prelazia do Xingu, e Dom Frei Wilmar Santin firmaram um documento em que Castelo de Sonhos passava oficialmente para Prelazia de Itaituba, inclusive com direito de erigir ali uma paróquia. Quando Castelo de Sonhos se tornar município, se fará a mudança canônica, visto que então haverá uma área bem definida. Assim o território da Prelazia de Itaituba aumentou em relação à data da sua criação.

ESTRUTURA ECLESIAL E RELIGIOSOS/AS

Inicialmente, havia apenas três paróquias na Prelazia: Sant’Ana em Itaituba, Santíssima Trindade em Rurópolis, e São José Operário em Jamanxinzinho. Havia ainda a Missão Indígena São Francisco no rio Cururu, fundada em 1911, mas que apesar de sempre ter tido padres nunca foi erigida como paróquia.
Aos 15 de outubro de 1989, o Bispo Dom Capistrano erigiu a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio na Cidade Alta de Itaituba, com Frei Roberto Mizicko, OFM, como primeiro Pároco.
Os Padres Missionários do Verbo Divino chegaram em julho de 1989 e assumiram a Paróquia de São José Operário, com residência na cidade de Trairão.
No ano seguinte, a Prelazia recebeu o Pe. Silvério Schneider para atender a região de Novo Progresso. Ele era da Diocese de Sinop em Mato Grosso. Aos 15 de dezembro de 1990, Dom Capistrano erigiu a Paróquia de Santa Luzia em Novo Progresso, com Pe. Silvério como Pároco.
Aos 16 de outubro de 1994, Dom Capistrano transferiu a sede da Paróquia de São José Operário de Jamanxinzinho para a sede municipal de Trairão. Em 27 de novembro de 1994, com a saída dos Padres Franciscanos da Paróquia da Santíssima Trindade, em Rurópolis, a Paróquia foi entregue aos cuidados pastorais dos Missionários do Verbo Divino.
Em junho de 1998, vieram somar forças com a Prelazia os Padres das Escolas de Caridade, conhecidos no Brasil como os Padres Cavanis, assumindo a Paróquia de Santa Luzia em Novo Progresso.
A partir de 30 de maio de 1999, os Padres da Congregação da Missão – Lazaristas ou Vicentinos – assumiram a Região Pastoral III, da Transamazônica de Miritituba até o Km. 115.
Em 1o de março, vieram dois Frades Franciscanos jovens, para residir em Jacareacanga e dar assistência pastoral às comunidades ribeirinhas e indígenas do município de Jacareacanga e da Missão São Francisco do Rio Cururu.
Em maio de 2002, vieram os Padres Oblatos de Maria Imaculada para assumir a Região Pastoral Tapajós/Barreiras e ajudar na cidade de Itaituba nos fins-de-semana.
Nestes anos de crescimento, as Irmãs Missionários da Imaculada Conceição da Mãe de Deus voltaram a abrir uma casa em Itaituba. Vieram também as Irmãs de Notre Dame de Namur para Itaituba, as Irmãs de São João Batista e Santa Catarina de Sena (Medéias) para Novo Progresso e as Irmãs da Imaculada Conceição (Irmãs Azuis) para Castelo de Sonhos, na Rodovia Cuiabá/Santarém, extremo Sul. Em setembro de 2012 chegaram as Irmãs Passionistas em Jacareacanga para trabalharem.
Em 8 de dezembro de 2010, o Papa Bento XVI aceitou a renúncia de Dom Frei Capistrano Heim, OFM, e nomeou Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm., como segundo bispo de Prelazia de Itaituba. Dom Frei Wilmar foi ordenado bispo aos 19 de março de 2011 e tomou posse no dia 10 de abril de 2011. Dom Capistrano voltou para sua terra natal, os Estados Unidos da América.

ESTRUTURA ATUAL

Atualmente a Prelazia de Itaituba se divide em seis paróquias, três áreas pastorais e uma missão indígena.
Todas as paróquias desenvolvem as atividades normais paroquiais e atendem um grande número de comunidades rurais, existentes dentro dos seus limites territoriais. Algumas capelas têm o Santíssimo Sacramento reservado, permitindo celebrações dominicais com a Santa Comunhão, distribuída por Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Catequistas leigos(as) desenvolvem o trabalho catequético em todas as comunidades, tanto urbanas como rurais. Nas paróquias há movimentos e pastorais específicas, como: Apostolado da Oração, Pastoral da Criança, ECC (Encontro de Casais com Cristo), RCC (Renovação Carismática Católica), Legião de Maria, OFS (Ordem Franciscana Secular), Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, CPT (Comissão Pastoral da Terra), CIMI (Conselho Indigenista Missionário).
Fonte: http://www.prelaziadeitaituba.com.br/historia-da-prelazia.php
Em Nova Londrina - Estado do Paraná

          Dom Frei Wilmar Santin:
nasceu em 21 de outubro de 1952, em Nova Londrina, registrado em Paranavaí. É filho de Arlindo e de Ester Maria Santin. Em 1972 fez o noviciado carmelitano em Curitiba e emitiu os primeiros votos no dia 2 de fevereiro de 1973. Cursou Filosofia e Teologia, com mestrado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, onde é doutorando também em História da Igreja. Foi ordenado no dia 8 de dezembro de 1979 em Nova Londrina e nomeado bispo pelo Papa Bento 16 no dia 8 de dezembro de 2010.

Fonte: Diário do Noroeste 22/03/2011, página 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!