Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sexta-feira, 1 de junho de 2018

A HISTÓRIA DA FAMÍLIA FERALSOLE


PROF. OSMAR SOARES FERNANDES 
Nova Londrina – 2018

A HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS FERNANDES DE ALMEIDA E SOARES LEITE (FERALSOLE)

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A história da família Fernandes de Almeida e Soares Leite [FERALSOLE], iniciou a partir da união matrimonial entre, João Fernandes de Almeida (IN MEMORIAM) e Lêda Soares Feitoza [passou a usar o nome de casada: Lêda Soares de Almeida], oficializada na data de 15 de setembro de 1956, na cidade de Nova Londrina, Estado do Paraná. Ele, nascido em Iara, no Estado do Ceará, aos 19 de fevereiro de 1934, lavrador, filho de José Fernandes de Almeida e Josefa Francisca da Conceição. Ela, nascida em Crato, Estado do Ceará, aos 25 de janeiro de 1940, do lar, filha de Vicente Soares Leite e de Francisca Soares Feitoza. O presente trabalho tem como objetivo resgatar a história da família e registrar a sua memória, identificar o tronco ancestral, o parentesco natural ou civil, colateral ou transversal e o grau de sua genealogia. O método utilizado para o seu desenvolvimento foi o de pesquisa de campo e bibliográfica: a de campo realizou-se com os membros da família via entrevistas presenciais, via caixa de entrada (Inbox) de mensagens facebook, web.whatsapp.com e correio eletrônico via e-mails; a bibliográfica elaborou-se via google acadêmico e sites da internet, livro da Constituição da República Federativa do Brasil (1988) e o livro da Bíblia Sagrada. A coleta de dados efetuou-se durante os anos de 1997 a 2018, período em que se juntou fotografias atuais e antigas; documentos com fé pública: certidão de nascimento; certidão de casamento; certidão de divórcio; certidão de óbito; documentos de identidade ou partes identificando a filiação; certidão de batizado; santinho de falecimento; matérias de jornal e revista, santinho de campanha política e documentos diversos. Na análise das referências incluiu-se publicações produzidas no período entre os anos de 1880 a 2018. Certificou-se, que, contém na estirpe ramificações de vários sobrenomes: Alves; Brito; Cavalcante; Conceição; Correia; Feitoza; Jesus; Kogler; Lima; Primo; Rodrigues; Sampaio e Vieira e outros. O estudo foi concluído até a quinta geração. Por que este legado é importante? Ao final, apurou-se que a parentela é muito grande e passou a se interagir, via internet, a partir da elaboração desta obra (Esta pesquisa uniu parentes próximos e distantes, além de unir familiares que até então eram desconhecidos). Conclui-se, que, dos antepassados à atual geração, a família sempre gozou de notável destaque social, político, econômico, cultural e religioso, o que gerou um espírito de harmonia, respeito e contentamento coletivo.



____________________________
GRADUADO EM HISTÓRIA, LICENCIATURA PLENA (UNIC/MT), PÓS-GRADUADO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL (FATEC/PR). Atuou como Professor EFM, em diversas matérias: 1994 a 1996, na cidade de Várzea Grande/MT, na Rede Pública Estadual de Ensino, pela SEED/MT, nos Colégios Couto Magalhães e Sarita Baracat; e, Professor de História EFM, 2011 a 2017, na Comarca de Nova Londrina/PR (NOVA LONDRINA, MARILENA E ITAÚNA DO SUL), na Rede Pública Estadual de Ensino, pela SEED/PR; é Escritor, Poeta, Historiador e Psicopedagogo; foi Ex-vereador, na cidade de Nova Londrina, 2013 a 2016; Atualmente, exerce a função pública Federal de Secretário Parlamentar. E-mail: osmarescritor@gmail.com


Fotografia 00. Prof. Osmar Fernandes

Fonte: Osmar Soares Fernandes

2018 – “TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL, DE QUALQUER FORMA OU POR QUALQUER MEIO, SALVO AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO DO AUTOR”.

A História das Famílias Fernandes de Almeida e Soares Leite (FERALSOLE), baseada em fatos reais, fotos, documentos, depoimentos de familiares e pesquisa de campo e bibliográfica.
Esta obra foi pesquisada e elaborada pelo Historiador e psicopedagogo – Prof. Osmar Soares Fernandes, entre os anos de 1997 e 2018. Contatos com o autor: osmarescritor@gmail.com / Tel. Cel. (44) 9.9838-6461
           
Fernandes, Osmar Soares
A História das Famílias Fernandes de Almeida e
Soares Leite (FERALSOLE) – Osmar Soares Fernandes
Publicação on-line: http://lingua-bocaberta.blogspot.com/
Blog do Prof. Osmar Fernandes - 2018
200 páginas – textos, imagens e documentos anexos.
Pesquisa iniciada em junho de 1997.


COLABORADORES:

Aldeíde Soares de Pinho;
Antonio Luís Caracas Filho;
Cícera Fabiana Fernandes Primo;
Cosme Soares Leite;
Cleide Fernandes;
Francisca Fernandes Vieira (Chiquinha);
Iêda Soares de Queiroz;
Lais Leite Lira;
Lêda Soares de Almeida;
Maria Fernandes de Lima;
Maria Kogler Leite;
Marinalva Leite Cordeiro Silva (Nalva Leite);
Mêda Soares Feitoza (Preta)
Neda Soares Feitoza Dos Santos;
Porcina Soares Leite (Doninha);
Raimundo Fernandes De Lima;
Valdecina Rodrigues Fernandes;
Valderi Soares Leite;
Wesckley Maroto Fernandes.


DEDICATÓRIA

As Minhas Bisavós, Mainha E Mãezinha:

          Mainha, Irmã Feitoza – era Evangélica da Congregação Cristã no Brasil, Nova Londrina, Estado do Paraná. Era evangelista e por Dom de Deus exercia a piedade. Era poetiza, erudita e gostava de declamar poesias para os netos e bisnetos. Era assídua pregadora da Bíblia para os familiares e boa parte da família hoje, é batizada na Congregação Cristã no Brasil, graças aos seus ensinamentos e devoção.
          Mãezinha, como era carinhosamente chamada por todos – Familiares mais antigos contam que, seu jeito nordestino era muito presente em seu cotidiano, conhecia a vida da família como ninguém. Exímia cozinheira, sua culinária era, predominantemente, nordestina e italiana. Contadora de histórias e estórias e tinha um jeito especial e engraçado de contar os casos e causos. Era protetora e queria todo mundo sempre à sua volta, debaixo de suas “asas”. 

O autor.

     Fotografia 2. Mainha e Mãezinha
    Fonte e acervo: Prof. Osmar Fernandes (neto)


AGRADECIMENTOS

         Ao Senhor Nosso Deus que nos presenteou com uma linhagem sublime, respeitosa, honesta e repleta de luta, esperança e fé, e, por ter me dado saúde, força e dedicação na elaboração desta obra. Aos parentes que nos deixou saudades, sabedoria, amor e exemplo de vida.  Ao meu Avô, Vicente Soares Leite, que foi, é, e será sempre o meu líder, que ilumina essa caminhada familiar de geração em geração. A minha “VÓ DOQUINHA”, de sorriso meigo, fé incondicional, poetisa, declamadora, que criou, educou e amou os seus filhos legítimos, adotivos e de criação e, ainda, sobrava tempo para os netos, bisnetos, amigos e familiares.  Ao meu Avô, José Fernandes de Almeida “VÔ ZECA”, por sua luta e ensinamentos. Um homem de fibra e de educação ilibada. A minha Vó, Josefa Francisca da Conceição “MADINHA DONA”, que se entregou de corpo e alma aos afazeres domésticos. Muitas vezes, deixou de viver a vida para viver a dos filhos; aguerrida, um exemplo de mulher de luta e de valoriza dedicação a Deus. Ao meu pai, João Fernandes de Almeida, meu herói, minha luz, meu mestre. Amigo de todas as horas. Perseverante e lutador; esposo amoroso e pai dedicado; um exemplo de vida; eterno vencedor.  A minha querida mãe, Lêda Soares de Almeida “MAMÃE LÊDA”, linda, altruísta; de Deus é a obra mais prima; é meu presente do céu, estrela que clareia com a luz divina o lar dos filhos e o da família. A minha bisavó, Alexandrina Marcelina do Amor Divino “MÃEZINHA”, pelos seus 96 anos de longevidade e conhecimentos; existência marcada pela força, foco e fé; paixão incondicional pela vida. A minha bisavó, Maria de Lima Sampaio “MAINHA”, fiel a Deus. Tocava pistom e violão – e encantava a todos. Luz que irradia a eternidade e vislumbra a posteridade com seu exemplo de amor ao próximo. A todos os colaboradores que não mediram esforços para que este trabalho se tornasse uma realidade.



A todos, meu muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!