Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Twitter / Home

Twitter / Home

Resgatando a História

Muitos fatos relevantes da história brasileira encontram-se em museus, casas de culturas, fundações, espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

Apesar do Brasil ser hoje um país emergente, continua pequeno em suas bibliotecas, tacanho e subdesenvolvido no que se refere à publicidade dos seus anais históricos.

Nossa história é linda, gigantesca, digna dos mais elevados documentários. Nossos arquivos são fartos, riquíssimos de material histórico, no entanto, mal explorado "um tesouro nas mãos de poucos a serviço da elite das letras". Fato enigmático, que, insiste em pleno século vinte e um, permear na indústria dos livros.

Por isso, existem lacunas a serem investigadas, preenchidas, que devam servir de concatenação entre o presente e o passado.

Que essa lição nos sirva de exemplo, para que a presente e futuras gerações, não cometam esses mesmos equívocos.

Os fatos históricos têm que ser registrados com lealdade, veracidade e dignidade acima de tudo. Isso é sine qua nom para enriquecer o saber de uma Nação.

Tenho um papel preponderante com a história, seja no campo de pesquisa ou de sua divulgação, pois “O Historiador é uma peça motriz no motor da história”.

Ao ler as pouquíssimas publicações históricas do Município e Comarca de Nova Londrina, Estado do Paraná, minha terra natal, eu constatei erros grotescos e omissões onde se mencionam os fatos de sua história. Isso me despertou a examinar os seus “arquivos-mães”, e concluí que era necessário levar a público a sua verdadeira história através de blogs, sites, e quiçá, num futuro bem próximo, publicá-la em jornais, livros e revistas.

Há muito tempo trabalho na busca desse material histórico, pesquisa de campo, entrevistas, para montar e redigir "Os 60 anos de História de Nova Londrina, Paraná”.

Para isso, contei com a colaboração de pessoas que pensam como eu. Agradeço em especial, o Sr. José João Budel – primeiro presidente da Câmara da minha cidade e segundo prefeito a assumir a nossa Prefeitura Municipal em 1956.

Agradeço proficuamente a colaboração do Sr. Euclides Kerntopf, ex-vereador da minha querida Nova Londrina - 1989, pelas suas idéias fantásticas (o título de 60 anos de história, foi sua sugestão), um exímio defensor da verdadeira história, pesquisador ilibado e amigo do peito.

De antemão, agradeço a todas as pessoas que têm me enviado algum tipo de material histórico, sem essa participação seria praticamente impossível rever a nossa história.

“Quem registra se eterniza!”

Obrigado pela sua visita, volte sempre!

Prof. Osmar Soares Fernandes

Poeta, escritor e historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!