Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

sábado, 10 de novembro de 2018

Fanfarra - a história



Definição do conceito fanfarra, primeiras referências históricas e exemplos de imitações da fanfarra em diferentes obras.

Conceito
O termo fanfarra designa uma pequena composição musical escrita para instrumentos de metal, por vezes acompanhados por instrumentos de percussão. Normalmente, são executadas em alturas festivas, em cerimónias e para marcar o início de acontecimentos públicos.
A palavra também pode ser utilizada para designar uma banda de música de instrumentos de metal. Raramente encontradas fora do território europeu, existe uma grande concentração deste tipo de bandas na Bélgica e na Holanda. Podem também ser encontradas bandas semelhantes na Alemanha, na Suíça, em Portugal, na Lituânia e na Noruega.

Primeiras referências à fanfarra

Apesar da existência de referências literárias antigas sobre fanfarras militares e cerimoniais, o primeiro exemplo musical encontrado data ao século XIV, em tratados de caça franceses. O nível da forma musical era, nesta altura, muito rudimentar, dadas as limitações dos instrumentos.
Em 1600, as fanfarras compiladas pelos trompetistas da corte do rei Cristiano IV da Dinamarca, Magnus Thomsen e Hendrich Lübeck, começaram a exibir características associadas ao género moderno: os ritmos incisivos, a repetição de notas, o uso de uma única tríade.

Imitações de fanfarras

É possível encontrar várias imitações de fanfarras numa grande variedade de músicas. A caccia «Tosto che l’alba» de Ghirardello da Firenze, no século XIV, contém uma referência vocal associada à fanfarra. Os motivos típicos de uma fanfarra são também encontrados no «The Gloria ad modum tubae» de Guillaume Dufay, no século XV.
Já no século XVI existem exemplos similares na música de Clément Janequin, Girolamo Frescobaldi e William Byrd. No século XVIII, o repertório de fanfarras de caça francesas inspirou numerosas composições instrumentais.
Também na ópera é possível encontrar exemplos de fanfarra, por exemplo, em «Fidelio» de Beethoven, «Carmen» de Bizet e «Tristão e Isolda» de Wagner.
No século XX, o compositor norte-americano Aaron Copland compôs a «Fanfare for the common man» e Joan Tower escreveu «Three fanfares for the uncommon woman».

References:

The Editors of Encyclopædia Britannica (nd). Fanfare. Em https://www.britannica.com/art/fanfare-music
Fanfare. Em https://en.wikipedia.org/wiki/Fanfare_orchestra






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu mundo é do tamanho de seu conhecimento... Volte sempre!