Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Marcela Silva

Concurso | Miss Brasil Europa 2014

            
          A candidata Marcela Silva, de 21 anos, está entre as 16 candidatas finalistas no Concurso Miss Brasil Europa 2014, em Portugal. Ela é de Nova Londrina, Estado do Paraná/Brasil. Ela representa o estado do Paraná. 
          A cerimônia e coroação: realizar-se-á no dia 13 de Setembro ás 22h00min no Casino Estoril - no conselho de Cascais - Estoril, Portugal. 
          Marcela é modelo e estudante de Design. Sua carreira de modelo começou aos 19 anos, e aos 15 anos já morava no exterior. Atualmente Marcela reside em Portugal






Marina Silva (biografia)



          Marina Silva é casada com Fábio Vaz de Lima; filhos – Shalom, de 21 anos; Danilo, de 20 anos; Moara, de 12, e Mayara, de 10.

            Com 16 anos fez o curso do Mobral, onde aprendeu a ler e escrever. Completou o 1º e 2º graus fazendo o curso supletivo. De seu primeiro casamento, realizado em 1980, teve dois filhos, Shalon e Danilo. Em 1984, conclui o curso de História na Universidade Federal do Acre. Começa a lecionar História e atuar no sindicato dos professores. Sua vida política teve início nesse mesmo ano, quando fundou junto com o ambientalista Chico Mendes, a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

            Em 1985, separa-se do primeiro marido e no ano seguinte casa-se com o técnico agrícola que assessorava os seringueiros de Xapuri, Fábio Vaz de Lima. Dessa união teve os filhos Moara e Mayara. Nesse mesmo ano filia-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), e se candidata a deputada federal. Em 1988, foi eleita vereadora, ficando no cargo até 1990, quando é eleita deputada estadual. Em 1994, é eleita senadora pelo Acre. Em 1995 ocupa o cargo de Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT.

Dados biográficos da Ministra Marina Silva


            Eleita pela primeira vez para o Senado em 1994, Marina Silva (PT do Acre) foi naquela ocasião, aos 36 anos, a senadora mais jovem da história da República, tendo sido a mais votada entre os candidatos de seu estado. Em 2002 foi reeleita com uma votação quase três vezes superior à anterior. Foi designada Ministra de Estado do Meio Ambiente pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva e tomou posse em 1º de janeiro de 2003.

            Marina nasceu em 8 de fevereiro de 1958, na colocação (espaço explorado  por uma família dentro do território do seringal) Breu Velho, no Seringal  Bagaço, a 70 quilômetros de Rio Branco, capital do estado, para onde foi  aos 16 anos. Seu primeiro emprego foi de empregada doméstica. Nessa época, alfabetizou-se pelo antigo Mobral, fez supletivo e, aos 26 anos, formou-se em História pela Universidade Federal do Acre. No mesmo ano – 1985 – filiou-se ao PT. Participou das Comunidades Eclesiais de Base, de movimentos de bairro e do movimento dos seringueiros.

            Em 1984 foi fundadora da CUT no Acre. Chico Mendes foi o primeiro coordenador da entidade e Marina, a vice-coordenadora.
            Nas eleições municipais de 88 foi a vereadora mais votada em Rio Branco e conquistou a única vaga de esquerda na Câmara Municipal. Em 1990 candidatou-se a deputada estadual, sendo novamente a mais votada. Uma pesquisa da Universidade Federal do Acre mostra que Marina teve a melhor atuação parlamentar naquela legislatura.
            No Senado Federal, é vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais e membro titular da Comissão de Educação. Foi vice-presidente da Comissão Especial do Congresso de Combate à Pobreza, criada por proposta de sua autoria. Foi líder da bancada do PT e Bloco de Oposição no ano de 1999.


            No dia 27 de julho de 2012, a convite do Comitê Olímpico Internacional, na abertura dos Jogos Olímpicos em Londres, Marina Silva desfila carregando a bandeira, com os anéis olímpicos, junto com o secretário geral da ONU, Ban-Ki-moon, o fundista etíope Haile Gebreselassie, o pugilista americano Muham mad Ali, o maestro argentino Daniel Barenboim, e os ativistas dos direitos humanos, Sally Becker, Shami Chakrabarti e Leymah Gbowee.

            Prêmios e homenagens recebidos

• Placa e Título de Sócia Honorária da Fundação Chico Mendes - Xapuri/AC,
2001

• Prêmio Goldmann de Meio Ambiente, como representante das Américas do  Sul e Central - São Francisco/EUA - 1996

• Prêmio Jorge Marskell "Em Defesa das Águas, da Floresta e dos Povos que  Nela Vivem" - Comissão Pastoral da Terra - Manaus/AM, 1999

• Homenagem a "25 Mulheres em Ação no Mundo pela Vida na Terra", do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - ONU, Nova  York/EUA, 1997

• Chave da capital do Estado do Texas - Austin/EUA, 2000

• Medalha Almirante Tamandaré - Marinha do Brasil - Brasília/DF, 1999

• Mulher do Ano - revista "Miss Magazine" - Washington/EUA, 1997

• Prêmio "Jovens de Futuro no Mundo" - revista "TIME" - Nova York/EUA,
1995

• Mulher do Ano - Conselho Nacional das Mulheres do Brasil - Rio de
Janeiro/RJ, 1998

• Prêmio Carlito Maia de Cidadania - revista Imprensa - São Paulo/SP, 2002

• Ordem do Mérito Judiciário - Tribunal Superior do Trabalho - Brasília/DF,
2001

• Prêmio TOP ECO - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do
Brasil - São Paulo/SO, 2001

• Prêmio CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - Rio de
Janeiro/RJ, 2001

• Prêmio FASE "Solidariedade e Educação - FASE - Rio de Janeiro/RJ, 2001

• Homenagem do PT Nacional nos 20 anos do partido - São Paulo/SP, 2000

• Ordem do Mérito Dom Bosco - Tribunal Regional do Trabalho - Brasília/DF,  2000

• Comenda Verde Minas Brasil - Belo Horizonte/MG, 1999

• Instituição do Prêmio Marina Silva para o melhor trabalho referente a Meio Ambiente - Universidade Estadual do Vale do Acaraú - Sobral/CE  (concedido anualmente desde 1998, durante a Semana de Meio Ambiente,  em junho)


 Principais projetos

Durante seu trabalho no Senado, a Ministra Marina Silva apresentou 43 projetos. Dentre eles, destacam-se:


1. Projeto da Lei de Acesso à Biodiversidade. Disciplina o acesso aos recursos da biodiversidade brasileira e ao conhecimento das  populações tradicionais.

2. Projeto do FPE Verde - cria reserva de 2% do Fundo de  Participação dos Estados e do Distrito Federal para os estados que  tenham, em seus territórios, Unidades de Conservação federais e  terras indígenas demarcadas.

3. Projeto do Orçamento Social - dá outra estrutura para o orçamento do país, de maneira a obrigar que as verbas destinadas a gastos  sociais como educação, saúde, assistência social, saneamento,  habitação popular e reforma agrária sejam efetivamente aplicadas  nesses setores.

4. Projeto da Responsabilidade Social - junta ao conceito de  responsabilidade fiscal, já estabelecido em lei, a exigência de que os  governantes também sejam induzidos a cuidar da área social.

Fontes






segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Osmar Soares Fernandes - pós-graduação

Em Nova Londrina/Pr



O Professor Me Cláudio Silva na Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional, ministrou no dia 16.08.2014, na cidade e Comarca de NOVA LONDRINA, Estado do Paraná, a disciplina de METODOLOGIA DA AÇÃO DOCENTE, para a turma de PÓS- GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

"A Palestra atingiu seu objetivo de forma sapiente, tranquila e foi brilhante, pois, renovei meu conhecimento com o Mestre Cláudio Silva. Pude extrair dele uma visão ampla de um mundo melhor, digno, especialmente no que tange a essência do ensino-aprendizagem, e a relação entre seres-humanos". (Prof. Osmar Fernandes).

O evento é uma realização do Instituto RHEMA 












Psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da linguística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina.

A psicopedagogia está intimamente ligada à psicologia educacional, da qual uma parte aplicada à prática. (...)

Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a Educação, o processo de ensino e aprendizagem.