Trabalhando

Trabalhando
Sessão da Câmara Municipal

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O PODER DO VOTO

          
Votar é ter consciência que seu título tem validade no período eleitoral, e, também, durante toda a sua vida cívica. Voto é a manifestação oficial que declara a preferência do eleitor em um processo eleitoral. O futuro do país democrático está na consciência do voto.
Votar consciente é fazer valer a Constituição em toda a sua plenitude. O poder do voto está ao alcance do eleitor (a) de ter o livre-arbítrio de votar e ser votado – se for o caso.
Desde a Constituição Federal de 1988, o Brasil admite o voto universal, ou seja, o direito que todo o cidadão brasileiro (que esteja dentro das normas preestabelecidas) tem de votar e participar das escolhas de interesse da Nação. Também, conhecido como sufrágio, o voto é o mecanismo que define o resultado de uma eleição, representando a opinião soberana do eleitor; o resultado da eleição é definido pelo voto válido.  O voto é obrigatório no Brasil para todos os cidadãos entre os 18 e 70 anos, e facultativo para os indivíduos com 16, 17 e mais de 70.
Por isso, o futuro de sua cidade, do seu Estado e de seu país, está no poder do voto, do voto consciente. Então, vote, e não tenha vergonha de ser eleitor (a). Quando ninguém mais merecer seu voto, candidata-se e leve a sua proposta às multidões, mas não deixe a democracia morrer, jamais!


                                           Por: Prof. Osmar Fernandes.